quinta-feira, 9 de novembro de 2017

A FAMÍLIA E OS VALORES MORAIS





“Ao receber uma criança, diante dos grandes desafios da educação e formação, os pais costumam alegar: `Não vem com manual`.  Mas, neste ponto, eles se esquecem de que a Bíblia Sagrada é o manual eficiente que toda família deve observar ao instruir uma criança. A Bíblia sim, é o manual para se criar filhos”. 


Com esta afirmação, a Professora Geralda Cruvinel Guimarães iniciou sua reflexão da tarde de 29 de agosto de 2017 ao grupo de senhoras da MCM da Primeira Igreja Batista em Goiânia, quando falou sobre Família e demonstrou que esta instituição é a principal responsável pela transmissão de valores morais às novas gerações.



A palestrante defendeu que o lar é o berço das regras morais, éticas e valores e citou a recomendação do apóstolo Paulo aos romanos em Rm 12.2: "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Justificou que tal observância, não seria apenas uma questão de fé religiosa mas de inteligência, já que quase tudo na vida depende de escolhas ou decisões. Assim, a fé racional levaria o sujeito a experimentar a vontade de Deus, e, como a mesma é boa, agradável e perfeita, aquele que a experimentasse viveria numa atmosfera positiva e feliz.


Observando que o período da infância  está cada vez mais curto, alertou que é preciso ser ligeiro e hábil na tarefe de “ensinar o menino” como recomenda a Bíblia. Mesmo porque, segundo ela, eles aprendem de outras fontes cada vez mais precocemente, não raro aquilo que não ensinaríamos porque não concordamos.

Citando Gênesis 6.5: “Viu o Senhor que a maldade havia se multiplicado na Terra”,  a professora observou que  a família foi marcada  por tragédias, degeneração, imoralidade, violência pela presença do pecado em sua realidade, desde o início, citando os atuais meios de comunicação como propagadores eficientes de muitas distorções morais.

Concluiu, afirmando que o segredo é viver uma vida de fé e renúncia tal como o descreve o texto de Tito 2.12: "Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente". Reiterou que a Bíblia é fonte dos valores morais para a família tais como o amor, a bondade, o perdão, a misericórdia, a lealdade, a honestidade, humildade, obediência e o respeito. E, defendeu que a mesma deve ensinar por todos os instrumentos de que dispõe, ressaltando que a prática destes valores entre as quatro paredes, será seguramente o instrumento mais efetivo.


  








 Imagens: UFMBPIBGOIÂNIA Arquivos (Suely Barcelos/ Maria Tereza Ventura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!