quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

OS BATISTAS NO BRASIL (OUTROS AUTORES)



A PIB da Bahia (1882): 130 anos da expansão do cristianismo batista no Brasil


Os membros da Igreja Batista em Santa Bárbara (1871), na Província de São Paulo, clamaram aos patrícios nos Estados Unidos para enviarem obreiros para pregar o Evangelho de Cristo neste país continental. O clamor foi atendido com a chegada ao Brasil dos casais Anna Luther e William Buck Bagby (1881) e Kate e Zacarias Clay Taylor (1882). Em Santa Bárbara, tornaram-se membros da Igreja Batista de Santa Bárbara (1871), e passaram a estudar a língua portuguesa com o pastor Antonio Teixeira de Albuquerque, que era membro da Igreja Batista da Estação (1879).

Olhando o mapa do Brasil, os casais Bagby e Taylor oraram e escolheram a cidade de Salvador (BA), para iniciar a semeadura do Evangelho, para início da obra da proclamação do Evangelho de Cristo, para onde se deslocaram em junho de 1882, acompanhados do brasileiro Antonio Teixeira de Albuquerque e da sua família (Betty Antunes de Oliveira - Centelha em restolho seco).

Alugaram um edifício antigo, que servira de prisão religiosa (ALJUBE), situado na parte alta da cidade de Salvador, o qual foi reformado para servir-lhes de residência e de um local para os cultos, acomodando no salão principal duzentas pessoas. Iniciaram a divulgação do Evangelho debaixo de perseguição e agressões.

Estabelecidos no local, os missionários resolveram organizar a Primeira Igreja Batista da Bahia, hoje denominada Primeira Igreja Batista do Brasil, na cidade de Salvador, Província da Bahia, em 15 de outubro de 1882, no lugar denominado Canela, tendo como membros os missionários norte-americanos Zachary Clay Taylor, Catharina Taylor, William Buck Bagby, Anna Luther Bagby, e o brasileiro Antônio Teixeira de Albuquerque, os quatro primeiros com cartas de transferência da IB Santa Barbara e o último com carta da IB Estação. A ata do evento, lavrada por Teixeira, descreve o acontecimento histórico nos seguintes termos: “Ata de organização da Primeira Igreja Batista da Bahia. No dia 15 de outubro de 1882 da Era cristã, estando nesta cidade da Bahia, no lugar denominado Canela, às 10:00 horas de manhã, os abaixo assinados, membros da Igreja Batista de Santa Bárbara, na província de São Paulo, tendo-se retirado daquela província para esta, uniram à igreja batista, fazendo a sua instalação legalmente. São os seguintes: Sr. Antônio Teixeira de Albuquerque, Sr. Zachary Clay Taylor, Da. Catharina Taylor, Sr. William Buck Bagby, Da. Anna Luther Bagby. (…)

Depois de instalada a igreja, com os cinco membros supramencionados, adotamos unanimemente a Confissão de fé, chama-se “The New Hampshire”, confissão de fé como praticada geralmente pelas igrejas batistas missionárias. Adotamos o seguinte pacto: o Sr. Bagby foi eleito por unanimidade de votos – moderador – o Sr. Antônio Teixeira de Albuquerque – idem – secretário. O nome foi intitulado: 1ª Igreja Batista na Bahia. Por unanimidade de votos foi designado o 2º domingo de cada mês para Ceia do Senhor, depois da pregação às 11:00 horas da manhã. Foi designado que haveria reunião da igreja para oração e negócios da igreja. Encerrada a sessão, tem em seguida: o culto, pregação do evangelho e celebração da Ceia do Senhor. Eu secretário a escrevi e assino-me. Antônio Teixeira de Albuquerque. Bahia, 10 de maio de 1883” (REILY, Duncan A. História documental do protestantismo no Brasil. São Paulo: ASTE, 2003).

Organizada a base do trabalho na Bahia, inclusive com penetração no interior do Estado, os missionários voltaram os olhos para outros pontos da pátria brasileira. Dois grandes centros lhes chamam a atenção. O Rio de Janeiro, sede do Governo Imperial, com sua grande massa populacional e Pernambuco, que com sua capital Recife, um grande centro comercial e cultural por excelência, desde a Capitania de Duarte Coelho. A partir dessa base na Bahia, o trabalho dos batistas, na divulgação do cristianismo evangélico, se expande para o Rio de Janeiro, para Alagoas e para Pernambuco. Na PIB da Bahia serão consagrados os primeiros obreiros nacionais: “(...) Foram ali [no Casarão do ALJUBE] consagrados os missionários nacionais. O primeiro deles, um verdadeiro apóstolo e mártir, João Gualberto Batista, que hoje descansa na mansão dos justos, consagrado ao ministério em 1883, e o velho Antonio Marques, que ainda está entre nós. (...)” (BARRETO, Archiminia. Os primeiros batistas na Bahia. OJB, 23.06.1921, p. 9).

Consolidada Igreja, Bagby entendeu ser tempo de expandir a obra, mudando para o Distrito Federal, a Capital do Brasil (1884), onde encontrou uma senhora membro do Tabernáculo Batista, de Londres. Organizou a PIB do Rio de Janeiro (DF), em 24 de agosto de 1884, tendo como membros o casal William Buck Bagby e Anne Luther Bagby, Mary O´Rourke e Elizabeth Williams. Surgia a quarta igreja batista no Brasil.

Na mesma época Antonio Teixeira de Albuquerque desejou levar mensagem do Evangelho de Cristo a família e aos amigos de Rio Largo e de Maceió, partiu para a província. Enviou, antes, alguns textos de sua autoria, a respeito da sua concepção do Evangelho e um dando as razões porque deixara o sacerdócio católico romano – “Três razões porque deixei a Igreja de Roma”, os quais causam grande impressão naqueles que os leram. O missionário Zacarias Taylor e o pastor Antônio Teixeira de Albuquerque organizaram, em 17 de maio de 1885, a Igreja Batista de Maceió, com dez membros.


Nota: Trabalho do Pr. Francisco Bonato Pereira ( Membro do IAHGP - Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano); publicado (Texto e imagem) em O JORNAL BATISTA- Ano CXII-Edição 44- Domingo, 28.10.2012-http://ojornalbatista.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!