quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

OS PRESBITERIANOS- SUA HISTÓRIA E FÉ

As origens históricas mais remotas do presbiterianismo remontam aos primórdios da Reforma Protestante do século XVI. O movimento religioso, que ficou conhecido por Reforma teve início com o questionamento do catolicismo medieval feito pelo monge alemão Martinho Lutero (1483-1546) a partir de 1517, contando com outros expoentes como Huldreich Zwínglio e João Calvino e outros. O presbiterianismo se refere às igrejas cristãs protestantes que aderem à tradição teológica reformada (calvinismo) e cuja forma de organização eclesiástica se caracteriza pelo governo de uma assembleia de presbíteros, ou anciãos.  A Igreja Presbiteriana é uma denominação cristã comprometida com valores éticos e morais, mas que é marcada por algumas distinções traçadas entre fronteiras nacionais e algumas divisões doutrinais ao longo da História, a exemplo da maioria das denominações cristãs mundo afora.

 (Imagem: Sarça ardente, símbolo das igrejas reformadas, no logotipo da Igreja Presbiteriana do Brasil)
 _________________________________________________________________________________________________________

A Igreja Presbiteriana do Brasil-  Historicamente, a Igreja Presbiteriana do Brasil pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos.  A Igreja Presbiteriana do Brasil é a mais antiga denominação reformada do país, tendo sido fundada pelo missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867), que aqui chegou em 1859. Mais tarde, ao longo do século 20, surgiram outras igrejas congêneres que também se consideram herdeiras da tradição calvinista. São as seguintes, por ordem cronológica de organização: Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (1903), com sede em São Paulo; Igreja Presbiteriana Conservadora (1940), com sede em São Paulo; Igreja Presbiteriana Fundamentalista (1956), com sede em Recife; Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (1975), com sede em Arapongas, Paraná, e Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (1978), com sede no Rio de Janeiro. A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja protestante reformada, de orientação calvinista presbiteriana. De acordo com estimativas do ano de 2008, a denominação possui aproximadamente 980.000 membros distibuidos em mais de 6.200 igrejas locais e congregações em todo o Brasil.

A história da Igreja Presbiteriana do Brasil começou com a vinda  do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867). Ele foi  o fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil juntamente com o Rev. José Manoel da Conceição (1822-1873), o primeiro pastor evangélico brasileiro. O Rev. Ashbel Green Simonton  nasceu em West Hanover, na Pensilvânia, sendo o mais novo entre nove irmãos. Obteve formação teológica no Seminário de Princeton. Por meio de um sermão pregado por seu professor, o famoso teólogo Charles Hodge, passou a considerar o trabalho missionário no estrangeiro e em seguida canditou-se perante a Junta de Missões da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, citando o Brasil como campo de sua preferência. Dois meses após a sua ordenação, embarcou para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade.

Atualmente existem no Brasil várias denominações de origem reformada ou calvinista. Entre elas incluem-se a Igreja Presbiteriana Independente, a Igreja Presbiteriana Conservadora e algumas igrejas criadas por imigrantes vindos da Europa continental, tais como suíços, holandeses e húngaros. No entanto, a maior e mais antiga denominação reformada do país é a Igreja Presbiteriana do Brasil. Ao mesmo tempo, convém lembrar que, já nos primeiros séculos da história do Brasil, houve a presença de calvinistas em nosso país.

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Sua atuação no contexto social brasileiro, por exemplo, é marcante, através de instituições de ensino desde o infantil até o superior, que têm alcançado excelência e reconhecimento internacional, como por exemplo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Instituto Presbiteriano Gammon, entre outras.


Os Presbiterianos em Goiás- A história do protestantismo em Goiás começa antes mesmo da chegada de Simonton ao Brasil e das viagens do Rev. John Boyle, o primeiro missionário presbiteriano a pregar o evangelho pelos sertões goianos. pelo interior do nosso país. Começou com as andanças dos colportores que vendiam a Bíblia de vila em vila, fazenda em fazenda e de porta em porta já nos idos de 1850. Também pelo comércio dos tropeiros que transportavam nos lombos dos animais exemplares da Bíblia sagrada levada por encomenda a quem pedisse. Foi assim que um negociante adquiriu na cidade mineira de Paracatu uma Bíblia e alguns hinários sem partitura e os levou para Santa Luzia de Goiás (atual Luziânia-GO) lá pelos fins da década de 1860. Ele leu a Bíblia e evangelizou a sua família.

Quando o Rev. John Boyle chegou, oriundo de Bagagem (atual Estrela do Sul-MG) pregando o evangelho em várias vilas e “patrimônios” chegando a Santa Luzia em 1884, já encontrou esta família sem freqüentar as missas há quatorze anos, mas liam a Bíblia em casa e cantavam hinos com músicas adaptadas por eles mesmos, tentando servir a Cristo como na Bíblia estava escrito. Pregou o evangelho, batizou famílias e organizou a igreja. Depois disso visitou o campo em 1886, 1888 e 1889.

Em1888, Boyle fez uma longa viagem por Goiás, passando por além de Santa Luzia, Catalão, Caldas (hoje Caldas Novas), Morrinhos, Formosa, Jaraguá, Entre Rios, Curralinhos e Goiás, a capital da província. No ano seguinte abriu a terceira estação missionária da igreja Presbiteriana do Sul (PCUS), que abrangia os estados de Minas e Goiás, refazendo o mesmo percurso missionário acompanhado do Rev. Frank A. Cowan. Era seu desejo evangelizar também o vale do Rio Tocantins, aonde não chegou a ir como  disse certa vez: “Meu coração está no sertão e no sertão hei de ficar”, pois morreu em 1892.  No ano seguinte, 1893,  os Revs. Álvaro Reis e Caetano Nogueira reorganizam a igreja, mas visitando-a muito exporadicamente.

Com a cisão da Igreja Presbiteriana do Brasil em 1903 a Igreja de Santa Luzia ficou com os independentes e a expansão da IPB em Goiás foi interrompida. Em 1905, o Rev. Robert Gamble See ao assumir a liderança no campo de Minas Gerais queixou-se: “não há sequer um ministro no vasto território de Goiás”. Mas somente por volta de 1915 o trabalho em Goiás foi retomado, com a fundação do trabalho presbiteriano em Pouso Alto (atual Piracanjuba-GO) por Teodomiro Emerique.

A partir de 1926, a Missão Oeste do Brasil assumiu o campo de Goiás, estabelecendo a Igreja de Araguari-MG como campo central. Partindo de Araguari, até 1957, o campo de Goiás se expandiria, seguindo os trilhos da estrada de ferro, para as cidades de Anápolis (1927), Goiandira, Pires do Rio, Cachoeira, Ipameri, Catalão e finalmente em Goiânia em 1935 com a fundação da Primeira Igreja (organizada em 1948). Em 1939, O Rev. James R. Woodson fixou residência em Goiânia para conduzir nas décadas de 40 e 50 a implantação do presbiterianismo pelos caminhos da BR 153 (Belém-Brasília) fundando as igrejas de Uruana, Ceres, Goianésia, Uruaçu, Porangatu e cidades vizinhas indo até o atual estado do Tocantins; e na direção do rio Araguaia, partindo de Uruana, Mata Azul (Morro Agudo de Goiás), Rubiataba, Betel e Xixá, atual Itapuranga.

Além dos já mencionados, inesquecíveis são para o presbiterianismo goiano os nomes dos irmãos: Revs. Alva Hardie, David Lee Willianson, Richardt Taylor, Robert Cammenish, Joseph Woody, Etelbert Garthrell, Divino José de Oliveira, Wilson de Castro Ferreira e Aristeu O. Pires; Ev. Waldemar Rose, Miss. Martha Little dentre tantos outros. Nomes que se juntam a milhares de outros,  pioneiros e contemporâneos, construindo a História da Igreja Presbiteriana do Brasil que já passa de  150 anos.

FONTES:
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Presbiterianismo
 -http://revhelio.blogspot.com.br/2010/12/breve-historia-do-presbiterianismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!