sexta-feira, 21 de novembro de 2025

MCMPIBGOIÂNIA 2025 - Grupo Mulher Plena - Agosto


 

 Estudos

 "A música e o nosso relacionamento com Deus"  

 
A musicista Marília Álvares, palestrante junto ao Grupo Mulher Plena da MCMPIBGOIÂNIA 2025 do dia 05 de agosto último, iniciou sua fala trazendo algumas memórias. Mencionou o trabalho de uma moça, egressa da Escola Batista, então denominada IBER (RJ), chamada Enedina. De acordo ela, a missionária, que trabalhou junto à Igreja Batista em Iporá (GO) durante anos de sua infância, influenciou-a musicalmente e a inspirou em sua escolha profissional e ministerial, à qual ela se dedica há 33 anos. 
  
A palestrante prosseguiu explicando alguns conceitos importantes à compreensão daquilo que ela viria a trazer a respeito do tema daquela tarde: "A música e o nosso relacionamento com Deus".  Entre tais conceitos, ela trouxe "música de câmara", que é a música erudita  composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes, que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio. Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos.  
 
Ela ia intercalando explicações a respeito de música com cânticos conhecidos do público tais como: "A Jesus Cristo Contarei Tudo", do Hinário para o Culto Cristão, de número 350. Desenvolveu sua fala ressaltando três pontos especialmente importantes para a compreensão da música no relacionamento do homem, enquanto criatura, com Deus, o seu criador. 
 
Segundo ela, Deus é criador de tudo, da música e de todas as artes. "Deus é criador de tudo, até da criatividade", frisou.  Afirmou que Deus é o alvo ou objeto do louvor e adoração, definindo adoração como entrega pessoal e profunda a Deus, em várias formas, no louvor e em atitudes. Lembrou que adoração requer verdade, envolvimento pessoal, convicção. "O louvor é nossa resposta ou expressão mediante à compreensão que temos dos incontáveis e imensuráveis atributos de Deus", afirmou. 
 
Outra característica que ela levantou sobre o louvor e a adoração a Deus foi o fato de o louvor ser libertador, terapêutico para quem o promove, de acordo o demonstram muitos estudos e pesquisas ao longo dos tempos.  
 
Ela lembrou Paulo e Silas cantando hinos a Deus na prisão, registrado em Atos 16.25, resultando em libertação literal. Citou também o Cantoterapia, que é uma terapia que utiliza o canto e a música como ferramentas para promover bem-estar físico, emocional e espiritual, que funciona através de exercícios vocais, ritmos, melodias e pausas para ajudar a tratar problemas como estresse, ansiedade, depressão, traumas e distúrbios vocais e respiratórios. 
 
Informou que a música produz vibrações que atingem o nosso corpo. Que a mesma aciona os dois lados do cérebro, o da razão e o da emoção, da sensibilidade. Que a música ainda aciona os estímulos de recompensa do cérebro e que, no Alzheimer, por exemplo, muitos acometidos que perderam a memória, retêm as músicas. 
 
Falou ainda sobre a "Teoria dos Afetos", ou "Doutrina dos Afetos", tradução do termo alemão "Affektenlehre". Esta teoria musical, amplamente utilizada por compositores como Bach e Handel, foi abraçada por musicólogos no século XX, que também defendiam que a música pode expressar "falar", quase como com palavras, expressando emoções (ou "afetos") específicas através de elementos musicais padronizados. 
 
Baseados nesta teoria, compositores usavam técnicas como ritmos, melodias e harmonias para evocar sentimentos universais como alegria, tristeza, amor e ódio, no ouvinte. A teoria associa modos e tonalidades a estados de espírito. Por exemplo: Ré menor: devoto, calmo, fluente. Sol maior: lamentoso, respeitável e sereno. Mi menorpensamentos pesados, aflitos e tristes. Dó maior: rude e atrevido. 

_________________________________________________________________________________   


 "O fruto que nos torna mais parecidas com Jesus" 

A coerência do trabalho do apóstolo Paulo é perceptível ao longo de toda a sua obra. Especialmente quando se estabelece o paralelo entre duas de suas 13 cartas incluídas no Novo Testamento. Em ambas cartas pastorais enviadas aos novos cristãos das novas igrejas do primeiro Século, ele utiliza os termos "fruto e frutos" como metáforas para atitudes humanas. Aos efésios, em Efésios 5.11, ele adverte a não participarem  das "obras infrutuosas das trevas". E, aos gálatas, em Galátas 5.16,  ele explica ou distingue "as obras da carne" e "o fruto do Espírito". 

E, a palestra do dia 12 de agosto último foi o desenvolvimento desta explicação bíblica, imprescindível à vida cristã em todos os tempos, incluindo os atuais. O estudo publicado pela Revista Visão Missionária para o terceiro trimestre de 2025, editado pela UFMBB, foi apresentado pela Professora Odete Daris Cordeiro, professora, ex Coordenadora Geral da MCMPIBGOIÂNIA por muitos anos e membro da Primeira Igreja Batista em Goiânia desde sua mocidade.    

A professora lembrou, logo na introdução, que a Palavra de Deus é a cartilha do cristão e que Jesus Cristo é o grande pedagogo. Segundo ela, Paulo, ao falar sobre obras da carne e frutos do Espírito aos gálatas e aos efésios, deixa claro que a carne e o espírito se contrapõem. E, que ele ainda esclarece que, os que são de Cristo, crucificaram as obras da carne. De acordo com ela, Paulo compreendia que precisaria explicar que estavam postas duas alternativas: escolher a Lei ou a Cristo. "E, atualmente, temos visto de modo ampliado, ao vivo e em cores, a proliferação e a normatização das obras da carne", observou a palestrante. 

Afirmou que Jesus foi o exemplo de maior amor. E, que Fruto do Espírito é um conjunto de virtudes como amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, descritas pelo apóstolo Paulo em Gálatas 5:22-23 como o resultado do trabalho do Espírito Santo na vida de um cristão, com a finalidade de lhe moldar o caráter para assemelhar-se ao de Cristo.

Ao concluir, disse: "Estamos aqui para demonstrar a bondade e o amor de Deus às outras pessoas. Façamos o bem a todos e oremos pelos nossos inimigos, são mandamentos de Jesus Cristo. Deste modo, de acordo com o mesmo Paulo, em Filipenses 4.7, "a paz de Deus, que excede todo o entendimento, inundará os nossos corações", arrematou.     

 ___________________________________________________________________________________

"O que você precisa saber sobre saúde íntima feminina" 

 


O estudo da tarde, acompanhado atento pelo Grupo Plena da MCMPIBGOIÂNIA daquele dia 22 de agosto era baseado em um artigo da Edição do terceiro trimestre da Revista Visão Missionária. Foi apresentado pela médica ginecologista e obstetra Mariana Chistino de Melo Soares, que é também a autora do artigo da VM. 

Ela começou por lembrar que, ao longo da vida, a mulher passa por várias e diferentes fases, afetadas por hormônios, especialmente o estrogênio, indo da Menarca (primeira menstruação de uma menina) à Menopausa (última menstruação de uma mulher). 

Informou ainda que, neste ínterim, o microbioma vaginal pode variar bastante, já que existem 6 tipos de biomas, o que requer atenção e cuidados especiais em cada fase com relação tanto à higiene quanto à saúde desta mulher. 

A palestrante informou que as fases de gestação, puerpério e aleitamento  são marcadas por  excesso do hormônio estrogênio, enquanto as fases da menopausa e pós menopausa são registrados um acentuado declínio ou escassez de produção do mesmo.  

Informou que, por volta dos 40 anos já se percebe uma queda na produção do estrogênio e que junto, há a  necessidade de atenção e cuidados para com os efeitos disso. "Não se deve pôr tudo na conta do envelhecimento. Mas, é fato que 70% das mulheres nesta fase da vida não procuram ajuda médica. E é verdadeiro que, envelhecimento e desidratação caminham juntos", disse. 

Por fim, discorreu sobre as várias opções de tratamento para resolver ou amenizar os sintomas da deficiência de hormônios nesta fase da vida, durante e após a menopausa. Com relação à reposição hormonal, aconselhou o acompanhamento por um ginecologista, que também deverá avaliar outros  procedimentos e cuidados, tais como aplicação local de hormônio (estrogênio), testosterona vulvar, laserterapia, radioterapia, fisioterapia pélvica.

A exortação de Paulo em I Coríntios 6.20b "glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus", ganhava uma conotação mais rica a partir daquela tarde. Estava claro que os cuidados com a saúde física incluindo alimentação adequada, exercícios, descanso suficiente e atenção à higiene e saúde íntima e pessoal, promovem um corpo mais saudável. E um corpo mais saudável tem mais disposição para servir a Deus!

 ______________________________________________________________________________

 27o. Retiro de Oração MCMPIBGOIÂNIA  


A 27a. Edição do Retiro Anual de Oração da MCM da Primeira Igreja Batista em Goiânia foi realizada no dia 26 do último mês de agosto em um espaço de eventos no município de Senador Canedo.

Os cerca de 30 quilômetros de distância do Centro da Capital de Goiás, o caminho sinuoso e o calor característico de agosto no Centro Oeste do Brasil, não foram obstáculos para o grupo com mais de cinquenta pessoas que se deslocou pela manhã para aquele pequeno e extraordinário pedaço de mundo, incrustado entre um brejo e uma beirada de cidade.    

Em 2025 o tema do encontro foi: "Refúgio da alma", baseado no texto bíblico de Salmos 62:7,  teve como hino oficial "Na oração encontro calma" e como palestrante convidado o PR. Rubens Monteiro, pastor titular da Primeira Igreja Batista em Goiânia, desde o dia 15 de novembro do ano 2014.

Às 7h o grupo já estava reunido junto ao ônibus, com entusiasmo e alegria por mais uma edição do tradicional encontro de oração. O objetivo era o mesmo das outras 26 edições, dar graças a Deus por mais um  ano de vida, por muitas alegrias e também lutas vividas sob a bondade do Senhor, sempre dispensada em proteção, graça e misericórdia.  

No local do evento, o café já estava servido. O grupo aproveitou a ocasião para o congraçamento ao redor das mesas e também para observação do amplo, aconchegante e lindo espaço. Seguiu-se a abertura do Encontro pela Coordenadora de Evangelismo, Missões e Oração, a irmã Vera Lúcia Ferreira Viana que apresentou um devocional com cânticos, leitura bíblica e oração.

Depois, no decorrer da programação, o grupo foi dirigido em momentos intercalados de oração com diversas ênfases, tais como dos pedidos e agradecimentos relacionados no  "Mural da Igreja",  "Amigo Secreto de Oração" e "A sós com Deus".


As atividades variaram entre momentos de descontração, ginástica laboral, gincana bíblica, orações variadas, oração final e agradecimentos. Esta parte foi feita pela irmã Simã Curty, Coordenadora de Eventos do grupo. Assim, o encontro foi encerrado com o grupo em círculo, de mãos dadas, agradecendo a Deus em oração e entoando o Cântico “Oração” - de Ana Luiza Albuquerque. 

Algumas irmãs, mesmo não estando presentes fisicamente a esta edição do Retiro Anual de Oração, se fizeram presentes por meio de oração pelo grupo, a exemplo da irmã Geralda Cruvinel Guimarães. Ela  integra a MCMPIBGOIÂNIA há muitos anos e poucos dias antes desta edição do tradicional retiro deu este depoimento: "Eu me lembro da primeira reunião destas 27.  Foi organizada pela irmã Dona Maria Rita Álvares, na década de 1990, época em que eu estava presente em todas as programações de nossa igreja.  O local foi o Setor Jaó, na casa da Talita (irmã do Pastor Wanderley José Álvares). Que Deus abençoe o Retiro de Oração de número 27! "

__________________________________________________________

Inspiração Musical - agosto

 

Apresentação: PR. Carlos Pereira de Souza 

  

 

Apresentação:  Anna Beatriz

 

 

Apresentação: Marilia Álvares e Grupo Plena

 

 

______________________________________________________

Momento Dynamis- agosto 

Com Michelle Aires

  


_________________________________________________________ 

 

 MCMPIBGOIÂNIA 2025

DECOM 

 _______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!