sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

BATISTAS GOIANOS - MEMÓRIAS

Daniel Frank Crosland

Primeiro pastor da Primeira Igreja Batista em Goiânia, o Missionário Daniel Frank Crosland era natural de Orangesburg, Carolina do Sul, Estados Unidos da América do Norte, onde nasceu aos 22 de setembro de 1871. Divorciado, casou-se com D. Myrtice Virgínia Drey Crosland, com a qual encerrou seus dias em terras brasileiras. Veio ao Brasil em 1904 e sua atuação no Brasil, teve início em 15 de maio de 1905. 

Fora enviado pela Junta Batista de Richmond, atual Junta de Missões Estrangeiras (Foreign Mission Board), para trabalhar como missionário e evangelista em Niterói. Não chegou a fixar residência em Niterói, mas gastou cerca de seis anos no Campo Fluminense, de onde organizou o trabalho no território mineiro, para onde se transferiu no ano de 1911 e atuou, tanto fortalecendo trabalhos já iniciados como abrindo novas frentes, vindo a tornar-se um grande desbravador do Campo Mineiro.

Por volta de 1930, o Campo Goiano, que estivera afeto ao de São Paulo, após a morte do missionário pioneiro Salomão Ginsburg, passou à jurisdição da Convenção Batista do Estado de Minas Gerais, formando o Campo Mineiro-Goiano. Neste período, mais precisamente no ano de 1934, chegou a Goiás o Missionário Daniel Frank Crosland. O pioneiro da obra Batista no Brasil, filiado à Convenção mineira, assumiu o pastorado da Primeira Igreja Batista em Ipameri no dia oito de julho de 1934.  Três anos depois se exonerou e transferiu sua residência para Goiânia, de onde passou a dar assistência ao trabalho Batista do Estado, região centro- Sul.

E, no dia 30 de janeiro do ano de 1938, um grupo de 21 irmãos sob a liderança do Pr. Daniel Frank Crosland, em sua própria residência, no Bairro Popular, região central da nova capital do Estado, organizava o terceiro trabalho batista goiano, considerando os dois sobreviventes do período, Catalão e Ipameri. Estava organizada a Primeira Igreja Batista em Goiânia.



Outros registros sobre o Missionário Daniel Frank Crosland

“Em 1911 transferiu sua residência para Belo-Horizonte e no mês de março de 1912 organizou a atual Primeira Igreja Batiata em Belo Horizonte. Foi pioneiro em três Estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Gastou quase nove anos em Goiás, mas no pp. voltou a Minas, fixando residência em Belo Horizounte”.(O Batista Mineiro edição de janeiro/fevereiro de 1944, número 21/22, última página).

“Reverendo Daniel Frank Crosland, velho e consagrado obreiro batista no Brasil, que trabalho antes, e por muitos anos, como missionário da Junta de Richmond, faleceu em Belo Horizonte, no dia 28 de Dezembro de 1947”. (O Jornal Batista, edição no. 3 do dia 15 de janeiro de 1948, página três).

               Conta o Pr. José da Cunha Bastos Júnior em seu livro Lineamentos da História dos Batistas em Goiás, edição do autor, 1988, que o pastor Daniel Frank Crosland, de quem foi companheiro de trabalho por mais de três anos nos primórdios da obra batista no Estado de Goiás, que o missionário, como Jacó, manquejava. Diz que o defeito físico era sequela de um tombo de cavalo, tendo o animal arrancado antes que ele concluísse a montagem, provavelmente numa de suas inumeráveis viagens evangelísticas realizadas no sertão goiano, à época. O referido autor conta ainda, na mesma obra já citada que, tendo Daniel Frank Crosland ido aos Estados Unidos rever a família, visita que fez terminar antes do previsto, tomara a decisão irredutível de se despojar da cidadania norte americana e de adotar, em definitivo, a cidadania brasileira. “Assim pensou, assim resolveu e assim agiu”, registrou o escritor.


Imagem: Arquivo Histórico da PIB Goiânia





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!