quarta-feira, 14 de agosto de 2013

SALLE ANN FITE- A VIDA DE UMA MISSIONÁRIA

A missionária Salle Ann Fite nasceu em Lehman, no Texas no dia 21 de fevereiro de 1926, filha de Charles Andrew Taylor e de Delta Christiansen Taylor. Casou-se, no dia 1º. De junho de 1943, nos Estados Unidos, aos 17 anos de idade com Horace Wilson Fite Júnior, então com 21, e teve quatro filhos, sendo eles: Anna, Millie, Julia e Charles.



A Chamada para Missões
“Ao voltar da guerra achou por bem deixar o curso de Engenharia Mecânica e fazer Agronomia; formando em 1949 na Texas Tech University, onde Salle já havia concluído Ciências Contábeis em 1945.

Ainda na Universidade tiveram a oportunidade de ouvir o missionário Blonnye Holmes Foreman que falou do seu campo de trabalho em Corrente Piauí Brasil, onde entre outras necessidades, havia a de um agrônomo, porque a instituição, o Instituto Batista Industrial, possuía muitas terras, gado e lavouras onde um grande número de alunos trabalhava para se manter nos estudos.

Tanto ele como Salle ambos sentiram o toque de Deus chamando-os para a obra missionária, pois além dos serviços do agrônomo como era o caso de Horace que estava concluindo, Salle havia terminado Contabilidade que conforme as palavras do missionário era outra necessidade da instituição.

Procuraram a Junta de Missões Mundiais onde foram informados pela Secretário Geral de que a missão não enviava agrônomos para o campo, o que levou o casal a se matricular no seminário para fazer um ano de preparação como sempre acontecia com outros profissionais que não eram pastores como médicos, pilotos de aviões, enfermeiros e outros. Ao se matricularem no seminário estavam com o firme propósito de virem como missionários para o Brasil, até por conta própria, caso a Junta náo os aceitasse.

Quando estavam terminando o curso foram procurados pelo representante da Junta para saber se eles ainda estavam interessados no campo missionário. Horace, a essa altura havia trabalhado um ano em uma terra do sogro e perdido a lavoura com a geada. Ao receberem a consulta da Junta, entenderam ser a resposta de Deus para a chamada que sentiram e que náo havia apagado de seus corações, antes se tornava mais viva a cada dia que passava.”

Nota: Acima, íntegra de texto publicado no livro: Heróis da Obra Missionária no Brasil, de autoria do Pr. Clóvis Lopes de Sousa, pgs 20 e 21.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________   

OS FITE NO BRASIL
Os Fite chegaram ao Brasil no dia 02 de dezembro de 1950 na cidade de Recife-PE. Em seguida foram a Salvador de onde, por avião foram conhecer o primeiro campo missionário, em Corrente no Estado do Piauí. Alguns anos depois, seguiriam para seu segundo campo, Ceres, no Estado de Goiás.

O trabalho do casal de missionáriso se relaciona primeiramente ao Instituto Batista Industrial (mais tarde, Instituto Batista Correntino) em Corrente no Estado do Piauí. Depois,  à Escola Batista de Ceres ou  "Escola Batista de Horticultura e Granjas B. H. Foreman", no Estado de Goiás, na região do conhecido Vale do São Patrício, onde trabalharam por mais 50 anos, servindo a Deus por meio da prática do bem e do serviço ao próximo, esperando o dia em que seriam chamados à sua verdadeira Pátria, definitivamente.


Corrente (Piauí)
“Ao chegar em Corrente em meados de 1951, Dr. Horace assumiu logo a sua função na agricultura e pecuária do Instituto enquanto D. Salle assumia a Contabilidade da  mesma instituição e vez por outra dava aulas de matemática e inglês na falta de algum professor, enquanto mantinha aulas de datilografia para os alunos que estavam concluindo o 1º. Grau.

Ao Dr. Horace cabia também a missão de administrar as atividades dos trabalhadores na agricultura e pecuária, bem como produzir e providenciar alimentação para mais de duzentas pessoas diariamente.

Com recursos próprios, comprou um Jeep, com o qual viajava pelas fazendas do Instituto, administrando e dando assistência técnica aos colonos que lá trabalhavam, levando alunos para trabalhar nas fazendas mais distantes, prestando socorro às pessoas necessitadas, independente de serem ligadas ao Instituto, Igreja ou não. Vez por outra viajava grandes distâncias a cavalo, em sua caminhada missionária.”

 Nota: Acima, íntegra de texto publicado no livro: Heróis da Obra Missionária no Brasil, de autoria do Pr. Clóvis Lopes de Sousa, pg 24.


Ceres (Goiás)
A Ceres, no Estado de Goiás, os Fite chegaram no dia 21 de julho de 1958. O trabalho do casal na localidade esteve diretamente relacionado à implantação e funcionamento de uma Escola Agrícola que recebeu o nome de “Escola Batista de Horticultura e Granjas B. H. Foreman”, inaugurada em 29 de fevereiro de 1960. A fundação desta escola esteve vinculada a uma estratégia de evangelização, apoiada pelo menos em três frentes: receberia o apoio em serviços médicos e hospitalares gratuitos aos alunos por parte do medico e empresário cristão, o Dr. Domingos Mendes; a sustentação espiritual receberia da Primeira Igreja Batista de Ceres, que acolheria os alunos que chegariam de diferentes lugares e diversas crenças; e a Escola, em todo o seu funcionamento complexo,  ficaria sob a incumbência do casal Fite.

Relatos dão conta de que Escola, além de muitas outras atividades de pregação do Evangelho, presenteava com os alunos com Bíblias, promovia cultos evangelísticos com frequência e ministrava aconselhamentos após as pregações e haviam muitas conversões. Deste modo, a Escola Batista exerceu um papel muito importante na região Médio Norte Goiano na vida financeira, moral, educacioanal e espiritual de seu povo, por um longo tempo.

Quanto ao casal Fite, uma das melhores descrições  foi expressa pelo Pr. Edvaldo Alves Batista, ex-aluno e admirador do casal  na Escola Batista de Ceres, transcrita pelo Pr. Clóvis Lopes de Sousa no livro: Heróis da Obra Missionária Batista no Brasil:   “Dr. Horace e Salle Fite, nomes simples de um casal simples, que com alegria cumpriu sua missão recebida do grande Deus. Eles serão missionários para sempre”.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

LEGADO

Salle Ann Fite, foi Presidente da UFMBG em 1960, Secretária Correspondente e Tesoureira, nos anos de 1977 a 1987, Secretária da Igreja Batista de Ceres por vários anos e Líder local e Estadual das Mensageiras do Rei. Mas, a Secretária Emérita da UFMBG compareceu à 69ª. Assembleia da União Feminina Missionária Batista Goiana, realizada na Primeira Igreja Batista de Ceres neste mês de Julho 2013, provavelmente em sua última aparição pública, vestida nas cores lilás e branco  da União Feminina Misssionária, que sempre amou e serviu.

Radicada no Brasil desde 1950, Dona Salle, como era chamada por muitos, nunca expressou desejo de voltar a viver nos Estados Unidos. Certamente porque, tal como afirmou o Pr Clóvis Lopes de Sousa em seu livro Heróis da Obra Missionária no Brasil: “O campo missionário era a sua terra”.


Fontes:
-Heróis da Obra Missionária no Brasil. Clóvis Lopes de Souza, Goiânia. Edit. Kelps, 2007
-Visão Missionária 3T 2003. Ed. UFMBB, Rio de Janeiro-RJ
-Histórico da União Feminina Missionária Batista em Goiás. Já Publicados, 15 Dez 2010. Cristocentrado.
 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

 Comunicado de Falecimento
1926 - 2013
 (Imagem: Capa do livro HERÓIS DA OBRA MISSIONÁRIA NO BRASIL)

Com tristeza, a Convenção Batista Goiana comunica o falecimento da missionária Salle Ann Fite,  que ocorreu hoje de manhã, dia 14 de agosto de 2013.

Agradecemos a Deus pela vida desta valorosa obreira que serviu ao Senhor no Campo Batista Goiano, principalmente na PIB de Ceres, desde o dia 21 de julho de 1958 até a data de hoje. Portanto são 55 anos e 24 dias.

Ela e seu esposo Dr. Horace Fite Júnior, que já está na Glória com Deus, deixam um grande legado para as próximas gerações. A Escola Batista de Horticultura e Granjas B. H. Foreman foi o campo missionário que Deus reservou para eles implantarem e exercerem o grande ministério de formação intelectual, profissional e espiritual de jovens que por ali passaram durante 50 anos ininterruptos.

Seu corpo será velado no templo da Primeira Igreja Batista de Ceres.

Os Cultos em Gratidão a Deus acontecerão no dia 16 (sexta feira) as 09h00min  e às 15h00min. Logo após se dará o sepultamento.

Maiores informações pelo telefone da PIB em Ceres: 62-3323-1612/8447-4141 - Falar com a irmã Alline - Secretária da Igreja.


Pr. Silvio Luiz Rosendo
(Gerente de Missões)

Nota: Comunicação enviada pela Convenção Batista Goiana - por e-mail.

2 comentários:

  1. Seu legado perdurará por gerações. Louvado seja o nosso Deus por sua vida e por tão abnegado trabalho missionário realizado entre o povo brasileiro. Saudades

    ResponderExcluir

  2. Jonathas,

    Obrigada por se expressar aqui.

    Em Cristo,
    Carmelita Graciana.

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!