segunda-feira, 19 de agosto de 2013

UFMBPIBGOIÂNIA 2013- "AÇÕES POSITIVAS"


Bem ao centro dos catálogos dos produtos de beleza e decoração, ao lado dos livros classificados como de Religião, Romance, Culinária e outros, costumam aparecer os anúncios de vendas de livros de Autoajuda. Nesta categoria figuram propostas de emagrecimento, receitas para enriquecer e mesmo curiosos aconselhamentos para usar a introversão e a timidez como ferramentas para o sucesso.

Considerações gerais
As muitas e variadas promessas, algumas úteis, outras bastante fantasiosas e ainda um terceiro grupo que beira a desonestidade existem, porque se entende que o indivíduo precisa fazer algo em prol de si mesmo em busca do bem viver. E o mercado literário também tem um segmento trabalhando para satisfazer a este nicho comprador. Concebe produtos para vender atendendo à lógica da sociedade capitalista, mais voltada para o esvaziamento das prateleiras do que propriamente pela averiguação da qualidade das vitrines.

O certo é que, se de uma ponta está o produto de autoajuda colocado, correspondendo ou não às promessas do anúncio, na outra ponta está o consumidor, em algum grau vulnerável e suscetível à enganosa ideia de que a felicidade está do lado de fora do homem, quando verdadeiramente ela deve ser compreendida sob o prisma pelo qual se observa as conjunturas, coisas e pessoas.

Possível razão porque se prega o otimismo para prevenir e amenizar o sofrimento, já que este é inerente à realidade da vida na terra, extensivo mesmo aos animais e à natureza como afirma o texto sagrado em Romanos 8.22, dizendo: "Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora". A Bíblia demonstra que nem mesmo ícones da fé como Jó, Isaque, Ana, Davi e Paulo foram imunes a períodos de profunda tristeza.

A Depressão
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados recentemente, a depressão  já é a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo. Ainda, de acordo com projeções da mesma Organização, em 2030 ela será o mal mais prevalecente do planeta, à frente do câncer e de algumas doenças infecciosas. O episódio depressivo maior é uma preocupação significativa para a saúde pública em todas as regiões do mundo, especialmente no Brasil, que, de acordo com alguns estudos, lidera entre os países em desenvolvimento  o ranking mundial de prevalência da depressão. A depressão é um distúrbio sério e recorrente, ligado a morbidades médicas, à mortalidade e à diminuição da qualidade de vida”, alertam os especialistas que colaboraram nas pesquisas da OMS.

Alcini (ao centro) durante abertura  da programação-Odávia à esquerda e Delba à direita
Por outro lado, a Bíblia afirma em Provérbios 15.13 que "o coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate", o que ninguém contesta. Mas a pergunta decorrente é:  Como se obter um coração alegre? Resposta que a irmã Alcini Souza tinha pronta ao apresentar sua Caixa de Oração na abertura da programação, enquanto definia que coração alegre é coração seguro em Deus.

Seguiu incentivando as sócias a continuarem depositando seus pedidos aos pés do Senhor e  franqueou a palavra àquelas que desejavam dar seus testemunhos pessoais relacionados a orações respondidas. Várias presentes se manifestaram compartilhando o conforto de corações agradecidos em resposta a seus pleitos.

Passou à leitura do Salmo 78, com reflexão especialmente sobre o trecho: ”Coisas que temos ouvido e sabido e que nossos pais nos contaram”. A irmã alertou sobre a importância que se deve dar à transmissão da Palavra de Deus, passando a palavra à palestrante da tarde, irmã Odete Daris, para apresentação de seu tema:  AÇÕES POSITIVAS.
Odete Daris durante palestra AÇÕES POSITIVAS
“Nós somos os destinatários de todos os nossos esforços”

A palestrante introduziu o tema indagando se entre as presentes no auditório havia alguma com planos para serem realizados cinco anos à frente, depois quatro, três, dois e um ano, induzindo uma reflexão sobre as expectativas e esperança com relação ao futuro.  Em seguida, procedeu a leitura em Lucas 13.10 a 16, trecho que fala sobre uma enfermidade de uma mulher conhecida como Mulher Encurvada e lembrou que que tal postura é o símbolo do pessimismo, dizendo: "pois o encurvado, olha para baixo".

Falou ainda:  "Precisamos promover o aprendizado para coisas boas porque as ruins não precisam ser ensinadas, ficam por conta da natureza adâmica" e passou a mencionar algumas atitudes, que segundo ela, contribuem para o ambiente relacional saudável. Disse que a gentileza e a educação devem ser trazidas para a vivência e para a convivência. Assim como se deve ter atenção para com o corpo e com a mente, cultivando pensamentos bons, conversas boas e leituras boas. Tal conselho coaduna com o de Paulo aos filipenses em Fil. 4.8: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai".  

A palestrante recomendou ainda a diversão, a participação em encontros sociais e a prática de alongamentos como parte da boa para qualidade de vida. Alegou que cuidados  com a organização, a disciplina, o planejamento, o bom emprego dos dons e talentos, o hábito de interessar-se por outras pessoas e a expressão de emoções positivas e sinceras também ajudam a viver melhor.  Recomendou ainda a evitar julgamentos apressados e a colocar-se no lugar dos outros, a pronunciar  palavras boas, a assumir erros cometidos e perdoar as fraquezas das outras pessoas, porque segundo ela, ninguém concentra todas as qualidades. Justificou assim, a necessidade de conceder perdão: "Perdoar, perdoar e perdoar, porque perdoar traz paz". Finalmente, conclamou cada irmã a viver concentrando-se no hoje, porque segundo ela, o presente é dádiva de Deus.

Assim,  a Organização  Mulheres Cristãs em Ação da PIB em Goiânia promoveu mais uma de suas reuniões semanais na tarde do dia 13 de agosto 2013. Pensou sobre este tema relevante do ponto de cada pessoa em particular e igualmente decisivo na vida social como um todo, já que a sociedade se faz do conjunto dos indivíduos, felizes ou infelizes, altivos ou encurvados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!