domingo, 21 de abril de 2013

UFMBPIBGOIÂNIA 2013- HOMENAGEM AO PR. HÉLIO MOREIRA DOS SANTOS


No último dia 16 de abril, a Organização Mulheres Cristãs da PIB em Goiânia  realizou sua programação semanal prestando uma homenagem ao Pr. Hélio Moreira dos Santos e à sua esposa irmã Sebastiana Moreira.

O pastor surdo esteve junto ao Ministério de Evangelização de Deficientes Auditivos da Primeira Igreja Batista em Goiânia  por cerca de vinte anos, sendo que na maior parte do tempo, trabalhou como seu dirigente.

Atuaram como intérpretes durante a homenagem, a irmã Márcia Matias (obreira) e o Pr. Rodrigo Beda, atual responsável pelo Ministério com Surdos da PIB em Goiânia.

 
A abertura da programação foi feita pela irmã Odete Daris, Coordenadora-Geral da Organização feminina local, que leu o Evangelho segundo João 1.1-12 e dirigiu um período para recitação de versículos bíblicos e cânticos. Depois, através do texto de Números 6.24-26, que diz: " O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz", expressou o desejo da UFMBPIBGOIÂNIA ao casal. 

 A dirigente mencionou ainda que, desde os anos 1990 é perceptível a mudança que vem acontecendo na sociedade brasileira com relação à inclusão. E isto, de acordo com ela, possibilita às pessoas com maiores limitações a demonstrarem melhor seu potencial, realizando-se mais plenamente como indivíduos e contribuindo positivamente com a sociedade como um todo.
O SENHOR te abençoe e te guarde;

O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;

O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Números 6:24-26
O SENHOR te abençoe e te guarde;

O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;

O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Números 6:24-26
A irmã Maria Amâncio Gonçalves homenageou o Pr. Hélio Moreira dirigindo-lhe palavras de reconhecimento e admiração. Lembrou que ele foi o primeiro pastor surdo formado por uma instituição teológica no Brasil  e testificou, como sua professora durante os anos de seminário, o aluno aplicado e responsável que era. "Não estamos despedindo o senhor nem do Senhor", afirmou a emocionada a sócia da MCA.

Em seguida a irmã Antônia de Oliveira elogiou a postura de companheira e ajudadora idônea que sempre demonstrou a irmã Sebastiana. E, na sequência,  a sócia Deusemir Santana enfatizou a atuação do casal como missionários, evangelizando e assistindo a muitos irmãos da comunidade surda local.

Depois,  foram feitas orações pelas irmãs  Zedite Cassiano e Eunice Pedrosa pela vida do casal, seguidas por manifestações espontâneas de outras irmãs da MCA, que também desejaram expressar  sua admiração e apreço ao pastor e à sua esposa.
 
 


O Pr. Hélio Moreira chegou à PIB Goiânia no início dos anos 1980. Converteu-se, através dos sermões interpretados na Língua dos Sinais e foi batizado. Já formado em Agrimensura e Edificações pela Escola Técnica Federal de Goiás, desejou dirigir-se ao Seminário Teológico Batista Goiano, onde, contando com o trabalho de dez intérpretes, tornou-se pastor, o primeiro pastor surdo formado por uma instituição teológica no País. 

Tornou-se dirigente do Ministério de Evangelização de Deficientes Auditivos da Primeira Igreja Batista em Goiânia (Dynamis), quando este ainda dava os primeiros passos, tendo sido organizado em 1984, onde atuou nos últimos vinte anos de sua vida vendo alguns de seus sonhos serem realizados.

Em matéria divulgada pelo O Jornal Batista, publicada no início dos anos 2000, o Pr. Hélio Moreira esboçou alguns destes sonhos com relação ao ministério com surdos na PIB em Goiânia.  Sonhava ampliar o ensino e as  oportunidades de trabalho para as pessoas surdas, desejava obter melhores ferramentas teconológicas e instalações físicas mais apropriadas para acomodar os diferentes grupos entre os surdos e planejava ainda expandir o serviço da igreja alcançando outros surdos da comunidade goianiense em escolas, associações e outras entidades onde os mesmos estivessem presentes. 

Entendia que a Palavra de Deus, alcançando os não ouvintes através da Língua Brasileira de Sinais, podia imprimir às suas vidas grandes mudanças. Afirmava que muitos surdos, convertidos, encontrariam forças para libertarem-se de práticas que por vezes adotam até mesmo por falta de alternativas como abuso de drogas e prostituição e desenvolveriam uma vida saudável e produtiva. Afirmava que estes passariam a investir em uma formação profissional e que isto representaria um poderoso trampolim para a conquista da plena dignidade como pessoas. O Pr. Hélio acreditava que Deus abençoaria generosamente a vida dos surdos convertidos ao Senhor e eles passariam a atuar de modo muito mais construtivo, socialmente.

Ao longo de seu ministério, a prática do Pr. Hélio Moreira demonstrou coerência com este pensamento esboçado na referida matéria do Jornal. Ele esforçou-se no sentido de que tais sonhos se concretizassem e vários deles foram realizados. Outros não.  Assim como o é para todos os homens, líderes ou não. Todos chamados a prosseguir, surdos e ouvintes, igualmente.
Imagens: DECOM-UFMBPIBGOIÂNIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!