segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FILMES INFANTIS CLÁSSICOS - ANOS 80 E 90

 (Imagem: Reprodução)
A ‘telona’ como também é conhecido o cinema, sempre encantou a adultos e a crianças. São atraídos principalmente para os grandes lançamentos da sétima arte.

Há, contudo, entre os lançamentos um grupo seleto de obras que passam a figurar como clássicos e são vistos por muitas gerações e apreciados como relíquias por todas elas.  Estão nesta categoria, lançados nas décadas de 1980 e 1990, os seguintes:

"ET" (1982) - Quando estreou nos cinemas, o mundo inteiro se apaixonou pelo adorável extraterrestre baixinho do pescoço comprido que se torna grande amigo de um grupo de crianças. O problema é que ele precisa voltar para o seu planeta de origem. Possivelmente, o  momento mais emocionante deste filme seja quando o protagonista , um menino chamado Elliot, está sendo perseguido pela polícia com seus amigos e são salvos pelo amigo ET que faz com que suas bicicletas voem.  ET é um grande fenômeno do cinema!

"A HISTÓRIA SEM FIM" (1984) – O menino Bastian,  protagonista, tem uma vida sem graça e é perseguido por meninos encrenqueiros da escola. Ao fugir entra em uma livraria, encontra um livro antigo e é transportado para outro mundo cheio de aventuras entre criaturas fantásticas que garantem à sua vida muita adrenalina.

"GREMLINS" (1984) - Billy ganha de seus pais uma criaturinha meiga e fofa, o Gizmo, um gremlin. Mas deve ficar atento a três regras importantes para criá-lo. Nunca expô-lo à luz, pois isso o machucará. Nunca molhá-lo, pois isso fará com que se multiplique. E, nunca, nunca mesmo, alimentá-lo depois da meia-noite, pois isso fará com que se transforme em um...MONSTRO! Acidentes acontecem é os fofinhos gremlins se transformam nos monstrengos caçadores de confusão, aí  o "bicho vai pegar".

"Os GOONIES" (1985) - Um grupo de amigos que se identifica como os "Goonies" encontra um mapa do tesouro escondido dentro de um espelho. Eles, então, saem em busca das riquezas a que ele pode levar. O mapa pertenceu a um pirata. Uma aventura cheia de armadilhas, pistas escondidas e inimigos.

"WILLOW" (1988) - Em uma terra distante, o reinado de maldade da feiticeira Bavmorda está ameaçado pelo nascimento de uma criança, único ser capaz de derrotá-la. A menos que a bruxa possa destruir o bebê primeiro. Willow, um fazendeiro que sonha em se tornar feiticeiro se torna guardião do bebê por acaso e terá que protegê-lo para que a paz volte a reinar.

"UMA CILADA PARA ROGER RABBIT" (1988) - Roger Rabbit foi um coelho bem famoso na década de 80. Nesse filme, ele é acusado de um crime e, por isso, um detetive particular - que particularmente detesta desenhos animados - vai investigar a história e acaba até se apaixonando por Jessica Rabbit, que é esposa do coelho. O filme mistura ação, comédia, aventura e um pouco de romance também.

"QUERIDA, ENCOLHI AS CRIANÇAS" (1989) - O atrapalhado cientista Wayne Szalinski inventa uma máquina capaz de reduzir coisas. Por acidente, os filhos dele e os do vizinho é que são diminuídos e acabam perdidos na grama do jardim. Muitos perigos os aguardam: os insetos são verdadeiros gigantes, uma simples gota de água é uma terrível inundação. Seguiram a este filme duas continuações, "Querida, Estiquei o Bebê" e "Querida, Encolhi a Gente", porém nenhuma delas provocou a mesma sedução  que a primeira história.

"ESQUECERAM DE MIM" - Por acidente, Kevin é deixado para trás pela família que viaja para a França em uma viagem de Natal. Eles só percebem que Kevin foi esquecido ao chegar ao destino. Enquanto isso, o garoto de apenas oito anos tem que defender a casa de ladrões atrapalhados, que querem assaltá-la. As armadilhas que Kevin arma na casa para pegar os ladrões são verdadeiras engenhocas
e vão fazer os invasores sofrerem bastante. O filme teve mais três continuações, mas apenas o primeiro “Esqueceram de Mim” e o segundo filme "Esqueceram de Mim - Perdido em Nova York", encantaram o público.

"MEU PRIMEIRO AMOR" (1991) - Aos 11 anos, a garota Vada e seu amigo Thomas são inseparáveis. Ela se sente sozinha, pois a mãe morreu de parto no dia em que ela nasceu.  O pai, que teve que criá-la sozinha, é dono de uma funerária e não entende muito bem a garota. As coisas ficam complicadas quando ele arranja uma namorada e a filha quase morre de ciúmes. A amizade entre Vada e Thomas vai passar por momentos difíceis, quando um ataque de abelhas cruza o caminho dos dois.

"A FAMÍLIA ADDAMS" (1991) - Os Addams são ricos e bem esquisitos. Essa família macabra tem até uma mãozinha como empregada. Em uma mansão mal assombrada, eles lamentam a ausência de Fester, irmão de Gomez, o patriarca da família. Fester foi embora depois que os dois brigaram. A busca pelo familiar perdido vai dar o que falar e muita gente vai tentar se aproveitar da situação. O filme teve uma continuação em 1993 também muito engraçada, "A Família Addams 2". 

"HOOK, A VOLTA DO CAPITÃO GANCHO" (1991) - O personagem Peter Pan é conhecido por nunca crescer e ser para sempre uma criança. Mas nesse filme ele cresceu, deixou a Terra do Nunca, e hoje é um homem ocupado que mal tem tempo para a família. Mas o temível Capitão Gancho vem até o mundo real, sequestra os filhos de Peter Pan e ele terá que voltar à Terra do Nunca para resgatá-los. Na busca pelas crianças, Peter reencontrará a magia, a imaginação, a amizade de muitas crianças. Porém terá de enfrentar também a fúria do capitão.

"BEETHOVEN" (1992) - Depois de um assalto a uma loja de animais, um filhotinho de São Bernardo vaga pelas ruas até que encontra a família Newton. Logo de cara, as crianças se apaixonam por ele, mas o pai, George, não quer o cachorro de jeito nenhum. No fim, não há como negar às crianças que o cachorro fique. Depois disso, um veterinário tentará tirar o grandão da família. Ele tem plano obscuros para o cachorro. Mas Beethoven já conquistou os Newton, que lutarão para protegê-lo.

"FREE WILLY" (1993) - A amizade entre uma baleia orca imensa, Willy, e um garoto de 12 anos, Jesse, é o tema desse filme. Willy se perdeu de sua família por culpa de pescadores e acaba presa em um aquário, onde convive com Jesse, que é um garoto rebelde. O legal desse filme são os momentos em que os dois interagem e brincam juntos e, claro, tudo o que o Jesse vai fazer para que Willy seja libertada e volte a ter a vida normal de uma baleia, livre no mar. 

"O JARDIM SECRETO" (1993) - Depois de perder os pais na Índia, a garota Marie Lennox volta para a Inglaterra para viver no castelo de seu tio, que é triste e solitário. O que parecia uma estadia condenada à tristeza muda quando Marie encontra, por trás de um portão, um jardim escondido. Nesse jardim, amizades florescem, tristezas deixam de existir e tudo pode melhorar.

"JURASSIC PARK - O PARQUE DOS DINOSSAUROS" (1993) - "Jurassic Park" traz os dinossauros à vida em um filme que prende a atenção de quem assiste do começo ao fim. Dinossauros em tamanho real, paisagens incríveis e uma história que, no fundo, a gente gostaria que fosse verdade, mas fica aliviado de não ser. Pra quem é fascinado pelos dinos, é diversão na certa. Alguns podem até ficar com medo porque os grandalhões do filme são realmente assustadores. Parecem de verdade!  O filme já tem 2 sequências e deve ganhar mais 1 nos próximos anos. Tal foi o sucesso que obteve.

"DENIS, O PIMENTINHA" (1993) - Famoso nas histórias em quadrinhos, Denis foi parar no cinema e, também nas telas, continuou atormentando o pobre do Sr. Wilson! Nesse filme, o pestinha fica com o casal Wilson enquanto seus pais viajam. Travessuras é o resumo da história.

"UMA BABÁ QUASE PERFEITA" (1993) - Depois de se separar da esposa, Daniel Hillard, um ator desempregado, precisa arranjar um jeito de ficar perto dos filhos. Quando sua ex-mulher anuncia uma vaga para babá das crianças, Daniel se transforma na senhora Doubtfire. O difícil será guardar esse segredo. Mas no meio tempo, a babá será perfeita. O único (e importante!) detalhe é que é só um disfarce.

"OS BATUTINHAS" (1994) - Os meninos do "Clube de Machos Anti Mulheres" estão se preparando para uma corrida de kart emocionante no bairro. Mas o garoto escolhido para ser o piloto da turma, Alfafa, está apaixonado por uma garota chamada Darla e põe em risco a união da turma. Além disso, dois valentões da vizinhança roubam "The Blur", o kart dos garotos e vão fazer de tudo pra estragar a competição.

"OS FLINTSTONES" (1994) - Na Idade da Pedra, na cidade de Bedrock, não há ninguém mais famoso do que Fred Flintstone! Já conhecidíssimos no mundo dos desenhos animados, na década de 90 os Flintstones foram parar na telona do cinema em uma história em que Fred consegue o emprego dos sonhos, mas terá que pagar um preço por isso.

"O MÁSCARA" (1994) - Stanley, um rapaz bonzinho e até meio bobão se transforma quando encontra uma máscara antiga e misteriosa. Com ela, Stanley vira O Máscara, um cara com a cabeça verde e que vive atrás de aventuras e confusão. Facilmente é o centro das atenções e nunca passa despercebido. O filme tem muito efeitos especiais divertidos.

"A CHAVE MÁGICA (1995) "- Omri, um garoto de 9 anos dá vida a um índio de brinquedo chamado Pequeno Urso, que tem pouco mais de 7 centímetros de altura. Tudo isso com uma chave mágica e um pequeno armário de madeira. Muita imaginação!

"JUMANJI" (1995) - Jumanji é um dos jogos mais antigos que existem no mundo. É único, perigoso e suas jogadas são muito intensas. Cada vez que os dados são lançados, uma nova surpresa acontece. Aranhas gigantes, macacos malucos, estouro de manada de animais selvagens, crocodilo da boca enorme são apenas algumas coisas que acontecem nesse jogo que tem um grande detalhe: toda partida tem que ser jogada até o final.

"CASPER - GASPARZINHO, O FANTASMINHA CAMARADA" (1995) - James, um terapeuta de fantasmas, e sua filha Kat se mudam para a velha mansão Whipstaff. A dona do lugar pretende faturar milhões com a propriedade e quer que James exorcise a casa onde vive Gasparzinho e seu 3 tios amalucados. Uma grande amizade entre o fantasminha camarada e Kat surge, mas sempre com muita confusão envolvida.

"BABE, O PORQUINHO ATRAPALHADO" (1995) - Na fazenda de Hoggett, vive um porquinho meigo e educado, que é o pastor de ovelhas. Porco pastor de ovelhas? Isso não é trabalho para cachorros? Sim, mas Babe foi adotado por uma família de cães pastores e deu seu jeitinho pra conseguir domar as ovelhas. A fazenda está cheia de animais falantes e engraçados. Curiosidade: o porquinho Babe foi interpretado por mais de 40 porquinhos iguais que se revesaram em cena.

"SPACE JAM - O JOGO DO SÉCULO" (1996) - - Michael Jordan, um grande atleta do basquete, entra no time de Pernalonga e sua turma para enfrentar monstros alienígenas grandalhões em um jogo do século. As trapalhadas são de matar de rir e a música do filme é muito empolgante.
*

2 comentários:

Obrigada por ter vindo!