segunda-feira, 12 de agosto de 2013

MENSAGEIRAS DO REI GOIÁS 2013 - ACAMPAMENTO ANUAL REALIZADO!

Grupo das acampantes  durante o Acampamento MRGO 2013
Foi realizado entre os dias 25 e 28 de julho último, a edição 2013 do Acampamento das Mensageiras do Rei do Estado de Goiás. Cerca de 200 meninas compareceram ao ACAMBAGO (Acampamento Batista Goiano) para este tradicional encontro durante as férias escolares. 

O tema deste ano “GERAÇÃO ELEITA PARA  RESPLANDECER A LUZ DE CRISTO”, ”com divisa em I Pedro 2.9, que diz: “Mas vós sois a geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”, visou trabalhar as questões práticas da vida feminina na faixa etária compreendida entre os 9  e 16 anos de idade.  

O Encontro teve como oradora oficial, Marisol Del Valle Rodrigues Gonzalez, uma jovem venezuelana cristã e jornalista,  missionária formada em Missões pelo CIEM (Centro Integrado em Educação e Missões), radicada no Brasil  há alguns anos e em Goiás há poucos meses.

Atuou também como preletor, relatando seu testemunho missionário, o jovem Pedro Paulo Rodrigues, brasileiro e goiano que trabalhou no país africano Mali durante dois anos e meio, através do Programa Radical África, pela JMM (Junta de Missões Mundiais).

Durante gincana bíblica

Na edição 2013 do Acampamento das Mensageiras em Goiás teve artesanato, brincadeiras, comida gostosa, noites temáticas, esporte, gincanas bíblicas, atividades múltiplas. Outro elemento observado foi a distribuição a cada inscrita de uma ficha bem completa com perguntas sobre a qualidade dos itens oferecidos no Acampamento como oficinas, gincanas, social, alimentação e acomodações. Na ficha havia espaço para avaliar até mesmo preletores. A idéia é identificar eventuais falhas para corrigi-las, com vistas a aprimorar as próximas edições do Acampamento Estadual.  



Os estudos, didáticos e concisos, dirigidos pela oradora oficial, foram apresentados em linguagem própria à faixa etária de forma criativa. A missionária utilizou recursos como performances teatrais para expor um profundo conteúdo doutrinário que vincula o lado real e prático da vida e as convicções teológicas de uma pessoa. Procurou demonstrar que nas coisas triviais, relacionadas ao dia a dia desta faixa etária, pode estar muito da autenticidade da vida cristã e do Sacerdócio Real.

A preletora disse ainda que a fé em Cristo não pode estar dissociada da solidariedade e da cooperação e que tais condutas começam em casa, como na limpeza e organização dos ambientes domésticos. Afirmou que vida cristã pressupõe compartilhamento, inclusive relacionado às tarefas mais pesadas enfrentadas pelos pequenos grupos como a família. E foi taxativa ao garantir: "É impossível praticar o Sacerdócio Real, esquivando-se das tarefas mais árduas e explorando outras pessoas como se elas fossem nossas escravas".
______________________________________________________________________________________________________


Karolina Duarte Junqueira (Coordenadora Estadual MR) após fazer uso da palavra apresentou o 1o. Vice-presidente da Convenção Batista Goiana, Pr. Sílvio Luis Rosendo, que se dirigiu às jovens acampantes, dizendo: “Todos somos úteis ao Reino de Deus e Ele  está contando com vocês”.
 
Pr. Sílvio Rosendo durante participação no Acampamento Estadual de Mensageiras do Rei Goiás 2013
___________________________________________________________________________________________________

Mensageiras do Rei é uma Organização missionária para meninas de 9 a 16 anos. É aberta, ou seja, não se exige da menina que seja convertida ou batizada para tornar-se sócia.

Proposta Educacional- Por ter um caráter missionário, primeiramente, a organização se propõe a oferecer condições para que suas sócias cresçam no conhecimento de missões, orem por missões, contribuam para missões e assumam sua responsabilidade de testemunhar de Jesus Cristo. Além disso, oferece educação cristã, treinamento e oportunidades de serviço social cristão, tendo em vista o desenvolvimento da personalidade total da menina e sua integração nas atividades da igreja e da denominação. Na Organização, a sócia encontra várias oportunidades de se desenvolver socialmente, fazendo novas amizades e aprendendo a trabalhar em equipe com as meninas de sua idade. Sua vida é ricamente abençoada enquanto segue o sistema de graduação Aventura Real. Além disso, tem a oportunidade de participar de acampamentos, congressos, intercâmbios e muitas outras atividades próprias para a sua idade.

Entrada e saída da Organização- Na igreja, pode haver dois grupos: um para as meninas de 9 a 11 anos (pré-adolescentes) e outro para as de 12 a 16 anos (adolescentes). As idades de 9 e 16 anos (para ingresso e saída da organização respectivamente) devem ser consideradas flexíveis. Isto porque pode ocorrer de uma menina de 7 ou 8 anos já estar apta a ingressar na organização, enquanto que outra de 17 e até de 18 anos pode se mostrar interessada em nela permanecer, especialmente se ainda não concluiu o sistema de graduação. Cada caso, no entanto, deve ser tratado de modo individual. Não é exigido da menina que seja convertida ou batizada para fazer parte da organização, uma vez que esta se constitui num meio de levá-la a ter uma genuína experiência de conversão ao lado de Cristo.

Aventura Real- Aventura Real é o nome do sistema de graduação das Mensageiras do Rei. Consiste em um plano de estudos e atividades individuais, com quatro etapas. O sistema de graduação oferece à menina de 9 a 16 anos educação missionária e cristã, treinamento, orientação e oportunidades de serviço social cristão, tendo em vista o desenvolvimento de sua personalidade total e sua integração nas atividades da igreja e da denominação. As líderes de MR encontrarão orientação completa sobre o sistema de graduação no fascículo “Aventura Real”, da Série Orientação.

Nota: Texto publicado no  Blog Mensageiras do Rei (UFMBB) - http://ufmbb.org.br/mr/
 _____________________________________________________________________________________________


CONSELHEIRAS
A abrangência e importância de seu trabalho


Na diretoria das Mensageiras do Rei, o pastor da igreja e a conselheira são considerados membros ex-officio. O pastor merece consideração e respeito da parte das mensageiras. Ele precisa estar a par do movimento interno e externo da organização. Por exemplo, ele deve ser consultado cada vez que as mensageiras planejarem sair para uma atividade externa, ou quando pretenderem convidar preletores que não sejam membros de sua igreja. Ele também deve ser consultado quando forem planejar calendário de atividades da organização, a fim de se evitarem coincidências com datas de atividades já previstas no calendário da igreja.

A conselheira pode ser uma jovem ou uma senhora. É eleita pela União Feminina Missionária, com aprovação da Igreja. O mesmo acontece com as auxiliares da conselheira. A conselheira e suas auxiliares devem apoiar as mensageiras em todas as suas atividades. Elas tem a responsabilidade de orientá-las no desempenho de suas tarefas dentro da Organização, tendo em vista o bom andamento dos trabalhos. A presidente tem o dever de avisar a conselheira antes de convocar reunião na diretoria.

___________________________________________________________________________________

 DEPOIMENTO DE CONSELHEIRA DURANTE O ACAMPAMENTO MRGO/2013



EQUIPE DE TRABALHO ACAMPAMENTO MRGO/2013
  
Coordenação: Tiana, Karolina, Priscila e Thassia
Música: Léa, Leila, Alexandre e Carlos
Social: Thailla, Dayse e Luiza.
Esportes: Márcia, Débora, Isadora, Poliane, Jordana e João Vitor
Oficinas: Priscila Macedo e Hellen Marinho
Preletores: Marisol Del Valle Rodrigues  e Pedro Paulo Rodrigues
________________________________________________________________________________________

Durante Estudos na capela do ACAMBAGO

DEPOIMENTO ORADORA  OFICIAL ACAMPAMENTO MRGO/2013


Nota: Imagens: André Freitas /Boletim Semanal  No. 2112 da  Primeira Igreja Batista em Goiânia e CRISTOCENTRADOIMAGENS  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!