terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PIB EM GOIÂNIA EMPOSSA SEU NOVO PASTOR - MEMÓRIAS

Era grande a emoção da igreja cantando, à capela, o hino 137 do Cantor Cristão Batista: “Enquanto, ó Salvador, teu livro eu ler, meus olhos vem abrir, pois quero ver...”. O hino foi sugerido pelo Pr. Josué Mello Salgado, durante a entrega da mensagem como preletor no Culto de Posse do Pr. Rubens da Costa Monteiro, como Pastor Titular da Primeira Igreja Batista em Goiânia, no último dia 15 de novembro, no bonito templo batista, no Centro da capital goiana.

Em solenidade bastante concorrida com o templo lotado e um programa alegre, desenvolvido com a participação conjunta entre a PIB em Goiânia e a Igreja Memorial Batista em Brasília, a professora Adenícia Custódia, presidente da igreja, procedeu à abertura da Sessão Solene que empossou o Pr. Rubens da Costa Monteiro como pastor Titular da PIB em Goiânia.

O Pr. Luiz Cláudio Peixoto, pastor interino da igreja,  saudou os presentes e fez uma oração, dando prosseguimento à cerimônia cúltica.  Seguiu-se uma alternância de cânticos tradicionais com música atual e inspiradora, pelo coral jovem misto IBMB e PIB e o período foi concluído pela oração de posse, pelo Pr. Emérito da igreja local, Pr. Wanderley José Álvares, com imposição de mãos pelos demais pastores do campo goiano.


Pr. Josué Mello Salgado durante mensagem no Culto de Posse do Pr. Rubens Monteiro

“O Ministério não é uma incumbência solitária, mas uma missão solidária”

( Pr. Josué Mello Salgado)
Apresentado pelo Pr. Interino da PIB, Pr. Luiz Cláudio Peixoto, o Pr. Josué Mello Salgado, Titular da Igreja Memorial Batista de Brasília, trouxe uma mensagem contundente, baseada em dois diferentes trechos bíblicos do livro de Isaías, entre os capítulos  43 e 46.

Primeiramente, informou o contexto, dizendo que Isaías remete ao século VIII, depois passou a discorrer sobre a condenação do partidarismo na igreja, baseando-se também na Primeira Carta aos Coríntios. Disse que os Coríntios conviviam com uma divisão na liderança, razão pela qual o apóstolo afirmou: “Há contendas entre vós, uns dizem: Eu sou de Paulo e eu de Apolo”. Eram “criancinhas, carnais”, lembrou, citando dois dos termos utilizados por Paulo para descrever os coríntios divididos. E reforçou que Paulo advertiu também que cada despenseiro seja encontrado fiel, enfatizando: “O Ministério não é uma incumbência solitária, mas uma missão solidária”.

Afirmou que os pastores devem rever o ministério, dizendo que tempo de ministério novo é também tempo de avaliação. "Pode ser um novo ministério”, frisou. Disse ainda: "Os homens devem nos considerar  realmente como ministros de Cristo. O pastor é servo de Cristo, não é servo de homens, nem da própria igreja. Pastores são despenseiros ou administradores dos mistérios de Deus, o que equivale a gerente da casa. Pastores são administradores da Casa do Senhor".

Depois de mencionar os bereanos, elogiados por Paulo por examinarem a pregação à luz da Palavra de Deus, ressaltou o dever de se pregar no púlpito unicamente a Palavra de Deus. Disse que, em uma igreja, há coisas para esquecer e coisas para se lembrar.  Segundo ele, esquecer, por exemplo, os laços de família fortes e determinantes. E, lembrar de voltar-se sempre para Deus como referencial. Ressaltou que é preciso lembrar de fugir dos desvios doutrinários do ministério pastoral, justificando com uma recomendação de Paulo ao jovem pastor Timóteo:  “Lembra-te do Senhor teu Deus”.

Neste bloco, enumerou três coisas específicas para se lembrar, afirmando que são perguntas respectivamente: teológica, funcional e motivacional. Quem te trouxe para cá? Que estás fazendo aqui? E, o que tens aqui? Por fim, deu conselhos ao novo pastor da PIB em Goiânia, demonstrando a familiaridade e consideração com que o trata. Disse: “Rubens, esconda-se atrás da cruz de Cristo”. E, concluiu: “Que este ministério novo, seja também um novo ministério. Para a glória do Senhor, amém!"




 


Pastor Rubens da Costa Monteiro durante cerimônia de Posse PIB Goiânia
Como último ato, já empossado como Pr. Titular da Primeira Igreja Batista em Goiânia,  o Pr. Rubens da Costa Monteiro, apresentou três versos bíblicos como síntese de seu ministério. Falou sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer (recomendado em Lucas 18.1). Em segundo lugar, mencionou a necessidade de pregar a Palavra, a tempo e fora de tempo, fugindo das fábulas (recomendação presente em II Timóteo 4). E, em terceiro lugar, fez menção a Êxodo 14.15b, quando o Senhor disse a Moisés: "...Dize aos filhos de Israel que marchem!"

Ressaltou que algumas coisas nunca mudam, mas que outras devem mudar, afirmando que será sempre a Bíblia a que ensinará sobre isto. Lembrou que o período que se iniciava, representava um novo tempo com novos desafios, mas que sua disposição em obedecer ao Senhor era a mesma.  E, concluiu,  impetrando a Bênção Apostólica.

¶ Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

2 Timóteo 4:1-2
¶ Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

2 Timóteo 4:

 

Imagens: Cristocentradoimagens

4 comentários:

  1. Parabéns à PIB e ao Pr. Rubens e família.
    Nossa oração para que o Senhor os abençoe e os use abundantemente!
    Desde o Haiti, família Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Sejam bem Vindos, pr. Rubéns e família.
    Parabéns para PIB!
    SEJAM BEM VINDOS A GRANDE FAMÍLIA GOIANA.
    QUE O GRANDE "EU SOU" O "EL SHADAI" DEUS TODO PODEROSO VOS ABENÇOE.
    PIB-URUAÇU

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!