BORBA
Borba é uma bonita cidade de Portugal. Localiza-se ao Sul do País, na região denominada Alentejo, no Distrito de Évora. Esta região é reconhecida no conjunto das cidades europeias mais antigas, razão porque é também chamada Cidade-Museu. Évora teve no ano de 1986 seu centro histórico declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Évora é um dos maiores municípios de Portugal, sendo subdividido em 14 Concelhos, entre os quais se encontra a Vila Borba, próxima à fronteira espanhola. Borba tem sua atividade econômica voltada, principalmente, para dois importantes produtos: Vinhos e Mármores.
A abundância do mármore na região de Borba dá um ar de nobreza e claridade à pequena Vila, ao mesmo tempo em que a predominância do material concede à arquitetura centenária um traço de charme e requinte. Entre os monumentos dignos de registro em Borba estão a Igreja Matriz do século XV, a Capela do Senhor Jesus dos Aflitos (século XVII), a igreja Paroquial de São Bartolomeu, ou as Capelas de Santo António e a de São Sebastião. Estão ainda entre os mesmos diversas casas senhoriais e apalaçadas que demonstram a importância econômica da cidade desde há séculos, como o Palácio Silveira Meneses, a Casa nobre dos Morgado Cardoso ou Casa de Borba, ou o Palácio da Família Alvarez. A Fonte das Bicas, ou Chafariz de Borba é outro entre os principais monumentos, coroado com o rico mármore da região, numa construção de 1781. Além de outras obras do século XVIII, artisticamente esculpidas em mármore.
Outro produto que caracteriza a Economia de Borba é o vinho. O vinho de Borba está entre os mais famosos no País e já conquista mesmo reputação internacional. A bebida é bem encorpada, com boa cor e de forte paladar, podendo ser devidamente apreciada na Festa do Vinho e da Vinha que se realiza anualmente na primeira quinzena de Novembro, atraindo grande número de visitantes à charmosa vila.
____________________________________________________________________________________________________________
Que bonito amiga, eu não tinha visto ainda!! Vc sabe que essas fotos foram feitas por mim, em sua homenagem, quando estava na fazenda de Estremoz, no Alentejo. Um dia Ruy acordou de manhã e disse: Hoje eu vou te levar num lugar onde vc vai almoçar o melhor borrego da sua vida! Quando lá cheguei e vi esta cidadezinha linda toda feita em mármore disse a ele: Mas esta é a cidade dos antepassados da minha amiga Carmelita, a nossa vizinha lá na viela da 105, em Goiânia. Aí ele disse: Bora, então vamos lá fotografar essa beleza para homenagear a amiga!! Depois do almoço fizemos as fotos e depois ele saiu da cidade e me levou bem lá no alto, só pra eu tentar fotografar a cidade de cima. SAUDADES desse dia!!
ResponderExcluir