quinta-feira, 2 de julho de 2009

CALVICE - VERDADES E MITOS

















Os carecas famosos do cinema sempre provocaram grande admiração, enquanto personagens, contando histórias de terceiros. Porém, na vida real, a maioria dos mortais ao contarem suas própriaS histórias, desejariam fazê-lo com uma vasta cabeleira. E embora se tenha inventado a apologia à calvice -" É dos carecas que elas gostam mais"- os homens e mulheres de todos os tempos, consideram a queda de cabelo um problema e desejam livrar-se dela, apelando para diferentes métodos.

Apesar da evolução no tratamento da calvície, ainda hoje existem vários mitos sobre o assunto. Muitos protelam a busca pelo apoio dos especialistas, que por sua vez afirmam que, quanto antes o tratamento contra a queda de cabelo começar, melhores serão os resultados. Segundo dermatologistas renomados brasileiros, especialistas em tricologia (estudo dos cabelos), lavar os cabelos regularmente, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não provoca a queda do cabelo. Sobre os xampus antiqueda, informam que apenas ajudam no tratamento, pois é impossível reverter um quadro de queda só com esses produtos. Mas alegam que são bons para manter o couro cabeludo estável e limpo, especialmente quando se verifica a presença de dermatite seborréica ou caspa. Outro mito muito difundido é o de que a calvície é uma herança materna. Sim e não. Realmente, a alopécia (queda de pelos) tem causas genéticas. Entretanto, ela é o resultado de uma espécie de mix genético do tipo dominante e por isso pode ser herdada de ambos os pais, mesmo que eles não apresentem tendência à queda de cabelos. Segundo eles, a calvice pode ainda estar relacionada a outros familiares, como um tio, um bisavô ou um tataravô.


VERDADES E MITOS
Mulheres não ficam carecas? Este é um mito relacionado à calvice. Para os que pensam que as mulheres estão livres do problema, os mesmos especialistas informam que, existe uma perspectiva de aumento de 10% ao ano no número de casos de diminuição de cabelos em mulheres. Alegam, contudo que, tal fenômeno não deve ser denominado propriamente calvice, mas uma rarefação capilar devido a problemas genéticos ou uma perda progressiva de cabelos. Entre as causas está o estilo de vida moderno: o estresse provoca no corpo alterações, como mudanças hormonais que podem potencializar a perda de cabelos. Assim, o estresse aumenta a produção de estradiol, um hormônio que impede o crescimento dos cabelos. Há ainda outros fatores estressantes que podem causar essa perda, são "fatos drásticos como luto, divórcio ou falência.Tratamento da calvice- uma idéia comum no que se refere ao tratamento da calvície com transplantes é o chamado "aspecto de cabeça de boneca". Sobre isto os especialistas aconselham que para se obter um resultado estético adequado, deve-se esperar passar ao menos seis meses. A solução cirúrgica é indicada nos casos em que outros tratamentos não foram satisfatórios, e é realizada com anestesia local sob sedação , o paciente dorme durante o procedimento, que consiste em retirar de uma porção do couro cabeludo na área da nuca; os fios são separados um a um e inseridos onde há escassez. O tempo de espera para o crescimento é de dois meses. A partir daí, os cabelos crescem um centímetro, que é o chamado- efeito cabeça de boneca, a cada mês.
Remédio para tratamento de calvície causa disfunção erétil- FALSO. Apesar de determinadas remédios apresentarem esse efeito na bula, o fato costuma ser muito raro. Os especialistas afirmam que quando o paciente é bem orientado, raramente sofre o sintoma.

Uma vez iniciada a queda, ela é permanente e irreversível -PARCIALMENTE VERDADEIRO. O cabelo pode voltar a crescer se a queda estiver relacionada ao estresse ou doenças (como câncer e lúpus). Nos casos mais comuns (para homens e mulheres), quanto mais cedo for o tratamento, melhores serão os resultados.

Homens calvos são menos viris-FALSO. A origem da crença se relaciona a Sansão, o personagem bíblico que teve sua virilidade questionada depois que Dalila lhe cortou os cabelos. Além disso, homens de sucesso, fortes e poderosos, continuam a ser representados por meio de modelos com belos cabelos. Entretanto, não existem evidências científicas que comprovem uma relação entre calvície e virilidade. O que existe é uma menor satisfação com a imagem corporal e a convicção de que aparentam ser mais velhos.

Homens calvos são mais potentes-FALSO. Queda de cabelo nos homens não tem relação com a produção de testosterona, mas com uma sensibilidade genética a uma espécie de testosterona modificada no organismo, a dihidrotestosterona (DHT).

O tipo de penteado pode causar queda-VERDADEIRO. Coques e rabos com o amarrado muito forte, especialmente nos casos de pessoas afro-descendentes, pode causar uma espécie de queda de cabelo denominada alopécia de tração.

A queda acontece de forma aleatória no couro cabeludo-FALSO. Normalmente ocorre no topo da cabeça e, em geral, começa na região da coroa ou frontal (pode ser nas duas ao mesmo tempo). Essa região frontal é também conhecida como região das entradas.

Não há nada que se possa fazer em relação à calvície-FALSO. Atualmente existem vários tratamentos disponíveis, incluindo medicamentos e procedimentos cirúrgicos.

Cortar ou raspar o cabelo afeta crescimento e textura dos fiosFALSO. Nada do que se faça no fio e que não interfira no couro cabeludo causará mudanças na raiz. Logo, cortar e raspar pouco influenciam.

Para se ter bom cabelo é preciso comer proteína-VERDADEIRO. De 60% a 90% da composição capilar é aminoácido. Portanto, uma alimentação rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixar os cabelos mais fortes.

É normal perder 100 fios de cabelos todos os dias-PARCIALMENTE VERDADEIRO. É considerado normal perder 100 fios se eles estiverem sendo repostos. Se há perda de 300 e reposição de 300, há um equilíbrio que não evolui para calvície ou rarefação capilar. Porém, se a pessoa estiver perdendo 30 e repondo 20, o balanço negativo se estabelece e a falta de cabelo começará a aparecer.

O número de folículos pode ser aumentado com tratamento ou medicamentos-PARCIALMENTE VERDADEIRO. O número de folículos é determinado na formação do indivíduo, quando na fase de feto, no útero materno. Esse número não poderá ser aumentado com tratamentos, exceção feita à terapia com células tronco que permita a proliferação dos folículos. A partir daí, poderiam ser implantados, aumentando os folículos do indivíduo em vida.

No outono os cabelos caem mais-VERDADEIRO. A explicação para esse fato é que existem em nossa pele sensores de luminosidade, que recebem mais estímulos no verão, fazendo com que os cabelos cresçam mais e caiam menos nessa estação. Com a chegada do outono, os fios que não caíram começam a cair e dão a impressão de uma queda mais intensa.

Secador e chapinha causam queda-PARCIALMENTE VERDADEIRO. Chapinha e secador aquecem os cabelos e, se não aplicados corretamente, podem danificar a haste capilar. Entretanto, uma frequência máxima compreendendo dia sim, dia não, pode ser aceita.

Cosméticos como tintura, gel, mousse, e produtos sem enxágue podem causar calvície-FALSO. Esses produtos podem ressecar ou diminuir o brilho dos fios, mas não interferem na queda de cabelos. Saber a origem, a marca e quem é o fabricante, é importante para saber quem consultar sobre a qualidade e conteúdo dos produtos em caso de acidentes.

Anabolizantes e vitaminas causam queda-VERDADEIRO. Esteroides podem causar queda de cabelo nas pessoas geneticamente predispostas. Em relação às vitaminas, em geral elas não ajudam e, em excesso, podem causar queda.
*