segunda-feira, 20 de outubro de 2025

MCMPIBGOIÂNIA 2025 - 27o. RETIRO ANUAL DE ORAÇÃO



Grupo presente ao 27o. Retiro Anual de Oração da MCMPIBGOIÂNIA   

 

A 27a. Edição do Retiro Anual de Oração da MCM da Primeira Igreja Batista em Goiânia foi realizada no dia 26 do último mês de agosto em um espaço de eventos no município de Senador Canedo.

Os cerca de 30 quilômetros de distância do Centro da Capital de Goiás, o caminho sinuoso e o calor característico de agosto no Centro Oeste do Brasil, não foram obstáculos para o grupo com mais de cinquenta pessoas que se deslocou pela manhã para aquele pequeno e extraordinário pedaço de mundo, incrustado entre um brejo e uma beirada de cidade.    

Em 2025 o tema do encontro foi: "Refúgio da alma", baseado no texto bíblico de Salmos 62:7,  teve como hino oficial "Na oração encontro calma" e como palestrante convidado o PR. Rubens Monteiro, pastor titular da Primeira Igreja Batista em Goiânia, desde o dia 15 de novembro do ano 2014.

Às 7h da manhã o grupo já estava reunido junto ao ônibus, com entusiasmo e alegria por mais uma edição do tradicional encontro de oração. O objetivo era o mesmo das outras 26 edições, dar graças a Deus por mais um  ano de vida, por muitas alegrias e também lutas vividas sob a bondade do Senhor, sempre dispensada em proteção, graça e misericórdia.  

No local do evento, o café já estava servido. O grupo aproveitou a ocasião para o congraçamento ao redor das mesas e também para observação do amplo, aconchegante e lindo espaço. Seguiu-se a abertura do Encontro pela Coordenadora de Evangelismo, Missões e Oração, a irmã Vera Lúcia Ferreira Viana que apresentou um devocional com cânticos, leitura bíblica e oração.

Depois, no decorrer da programação, o grupo foi dirigido em momentos intercalados de oração com diversas ênfases, tais como dos pedidos e agradecimentos relacionados no  "Mural da Igreja",  "Amigo Secreto de Oração" e "A sós com Deus".


As atividades variaram entre momentos de descontração, ginástica laboral, gincana bíblica, orações variadas, oração final e agradecimentos. Esta parte foi feita pela irmã Simã Curty, Coordenadora de Eventos do grupo. Assim, o encontro foi encerrado com o grupo em círculo, de mãos dadas, agradecendo a Deus em oração e entoando o Cântico “Oração” - de Ana Luiza Albuquerque. 

Algumas irmãs, mesmo não estando presentes fisicamente a esta edição do Retiro Anual de Oração, se fizeram presentes por meio de oração pelo grupo, a exemplo da irmã Geralda Cruvinel Guimarães. Ela  integra a MCMPIBGOIÂNIA há muitos anos e poucos dias antes desta edição do tradicional retiro deu este depoimento: "Eu me lembro da primeira reunião destas 27.  Foi organizada pela irmã Dona Maria Rita Álvares, na década de 1990, época em que eu estava presente em todas as programações de nossa igreja.  O local foi o Setor Jaó, na casa da Talita (irmã do Pastor Wanderley José Álvares). Que Deus abençoe o Retiro de Oração de número 27! "


________________________________________________________ 

Reflexão bíblica

______________________________________________________  

"ANDAR COM DEUS "

O PR. Rubens Monteiro, Pastor titular da Primeira Igreja Batista em Goiânia, durante entrega da mensagem na 27a. Edição do Retiro Anual de Oração da MCMPIBGOIÂNIA 
 
 
O patriarca bíblico Enoque, nascido aproximadamente 3.380 anos a.C, pertencia à sétima geração da família de Adão, era filho de Jarede, da linhagem de Sete e viveu  365 anos. Enoque ficou conhecido como o homem que "andou com Deus" e foi trasladado ao céu sem passar pela morte.  E, foi sobre este Enoque que o PR. Rubens Monteiro, palestrante convidado para o 27o. Retiro de Oração da MCMPIBGOIÂNIA discorreu durante a apresentação do estudo bíblico. 
 
O texto bíblico em que se baseou foi Gênesis 5:24 que afirma: "Andou Enoque com Deus e já não era". A reflexão foi didaticamente apresentada em 10 tópicos, onde ele demonstrou as principais características de quem "anda com Deus", enumerando alguns atributos do patriarca Enoque, como a fé em Deus em tempos muito difíceis. Ressaltou que, em tempos difíceis é possível andar com Deus se a fé for consistente, se ela for mais do que religiosidade, mais do que "traquejo de crente". Alegou que andar com Deus molda o nosso caráter porque a pessoa "pega o jeito de Deus".    
 
Explicou o que significa a expressão "andar com Deus". Disse que, de acordo com Hebreus 11.5, Enoque agradou a Deus porque tinha um relacionamento íntimo com Ele, uma característica que o tornava agradável ao Senhor e ressaltou que, "não importa o tamanho da vida, mas a profundidade da fé". 
 
Lembrou que Enoque foi um homem comum, mas fez uma passagem serena, tranquila. Ressaltou que a fé em Deus e a esperança fortalecem a preparação para o futuro. Frisou que, quem anda com Deus sabe para onde vai e que, por isso Gênesis capítulo 5, verso 24 descreve que Enoque, que andou com Deus, não apareceu mais porque Deus o tomou para si.  
 
O que coaduna perfeitamente com uma afirmação descrita em Hebreus 11.6, onde o autor afirma: "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam".
 

____________________________________________________________________________________ 

 Oração


Curiosamente, durante a organização e instruções para o primeiro período de oração, a fala das líderes  misturava-se ao canto insistente de uma pardoca. O pequeno passarinho compartilhava o mesmo espaço e, provavelmente as mesmas aflições do grupo de mulheres com relação às suas famílias. 

Ela se desdobrava com todo o fôlego, possivelmente para chamar a atenção com seu pedido de socorro, já que seu filhotinho caíra do ninho.Talvez, como grande parte do grupo de mulheres que clamavam ao Senhor naquele dia, especialmente por seus filhos e netos.   

A presença inusitada do bichinho, o pequeno participante do grupo de oração naquele dia, remetia aos tempos e lugares bíblicos onde os pardais também eram pássaros comuns e por isso mesmo considerados pelo povo hebreu como sem importância. 

No entanto, os passarinhos, incluindo os pardais, são mencionados pelo próprio Jesus Cristo em várias ocasiões para ilustrar o cuidado amoroso de Deus. E, em Salmos 102.7, o salmista, em oração, se compara a eles com relação à vigilância, se expressando assim: "Vigio, sou como um pardal solitário no telhado". 

 





 

 

 

 

 

                                                              

 

 

 




____________________________________________________________________________________

 

 Confraternização  





 


_____________________________________________ _____________________________________

 

Gincana Bíblica e Ginástica Laboral 

 



 




MCMPIBGOIÂNIA 2025 

DECOM  



__________________________________________________________________________________









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!