terça-feira, 16 de maio de 2017

MISSÕES - INDO POR TODO O MUNDO

 

Na tarde do dia 02 de maio último, após a abertura pela irmã Coordenadora local da Organização Mulher Cristã em Missão e apresentação do palestrante da tarde pela irmão Sunamita Magalhães, Coordenadora do Grupo Evangelismo e Missões, o Pr. Leandro Tinoco, atual Gerente de Missões da Convenção Batista Goiana, fez sua exposição sobre o tema Missões. 
  
Dividida em três partes, sua fala apresentou como  introdução um claro teor de exortação. Ele lembrou às presentes que a responsabilidade pela formação da geração jovem é da geração veterana, enquanto seus pais e avós e aconselhou, enfaticamente: “- irmãs  digam o que tem que ser dito aos pastores, seus filhos e netos, vocês são referenciais para eles”.


Parte 1

Calebe manteve o sonho por causa de sua fé

Na primeira parte, lendo o texto bíblico que se encontra em Josué capítulo 14 do Antigo Testamento,  ele trouxe à tona um personagem bíblico bem conhecido, Calebe. Disse que este homem, mesmo não sendo judeu, já que era descendente de Jetro (sogro de Moisés), era fiel a Deus. Informou que ele chefiava um povo pequeno no enfrentamento de grandes nações, povos grandes e poderosos. Entre todos estava a região de Hebron, que segundo ele, representava o maior desafio, não só porque habitava em seu território um povo gigante, mas sobretudo porque lá se encontrava o maior e o mais temido de todos eles. Porém, ressaltou que Calebe, por meio de sua fé em Deus, acreditou por 45 anos que não há inimigos imbatíveis. Disse ainda que,  por causa da firme convicção gerada na certeza de que Deus o ordenou,  Calebre manteve o seu sonho vivo.

 


Lembou ainda que, Calebe, ao contrário de Pedro ao vacilar andando sobre as águas, teve perseverança em seu sonho e afirmou que só Deus pode manter os sonhos ativos. Reforçou que há sempre tarefas e há sempre sonhos e concluiu esta parte  afirmando que Deus tem um sonho para realizar em todas as fases da vida de uma pessoa e que,  mesmo em idade avançada, podemos executar tarefas importantíssimas com relação ao Reino de Deus, citando como exemplos, a prática da oração, o aconselhamento aos mais jovens e o ensino da Bíblia.




Parte 2

China, um  vasto e longínquo campo missionário 

Na segunda parte, o palestrante falou sobre a China, país onde atuou com a família por vários anos pela Junta de Missões Mundiais e com o qual ainda mantêm contatos com finalidade missionária. Informou que, naquele país, com vasto território e população numerosa, incluindo o Tibbet, há cerca de 550 povos, cada qual com seu dialeto. Disse que alguns deles habitam em regiões remotas e que manifestam resistência e hostilidade a pessoas estranhas, incluindo regiões onde não se fala o mandarim. Na contrapartida, disse que atualmente há cerca de 60 missionários na China e que com o auxílio destes missionários, agências missionárias são criadas e mantidas pela própria igreja cristã chinesa. 


 
 


Parte 3

Goiás, um campo missionário próximo

A fala sobre missões no Campo Goiano, começou por dizer que a necessidade de evangelização no Estado não é menor do que na China.  Começou pela exibição de um vídeo no qual apareciam e davam seus depoimentos, alguns dos missionários mantidos pela Convenção Batista Goiana que atuam em regiões diferentes com ministérios diversos.



Falou ainda sobre os desafios missionários no Estado de Goiás, dizendo que ao todo são 112 municípios sem trabalho batista e 342 localidades  sem a presença da denominação. Informou ainda que, elencados nesta lista de carência estão ainda: 3 comunidades ciganas, 28 comunidades quilombolas, imigrantes, citando como exemplo,  cerca de 60 famílias  de haitianos só no entorno de Goiânia; falou sobre o PEPE (Programa para evangelização de crianças) informando que Goiás é o Estado onde há maior número de PEPEs no Brasil.



Por fim, convidou o grupo a participar do PAM (Programa de Adoção Missionária) no Estado de Goiás e lançou um convite para a Cerimônia anual de Lançamento de Missões Estaduais, que neste ano de 2017 seria realizada entre os dias 5 e 6 do mês de maio. 


 
 



 






 
* Imagens: MCMPIBGOIÂNIA 2017 (Suely Barcelos/Coordenação Fotografia) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!