segunda-feira, 20 de junho de 2016

" BÍBLIA - A PALAVRA DE DEUS " - MCAPIBGOIÂNIA 2016

Imagem : httpwww.scrapsdinamicos.com.brreligioesbiblia-sagrada 

A Bíblia, também conhecida como Escrituras Sagradas e Palavra de Deus, é o livro mais vendido no mundo, onde já ultrapassou a cifra de seis bilhões de cópias. O Cristianismo, professado por um terço dos habitantes do planeta, é a maior entre as cerca de 2.000 religiões da Terra e adota a Bíblia como seu Livro -Texto. A produção do Livro Sagrado se deu em um período aproximado de 1.600 anos e teve a participação de 40 escritores.  Inteira ou em parte, a Bíblia já foi publicada em cerca de 2.600 línguas e está disponível para mais de 90% da população mundial. Em média, mais de 1 milhão de Bíblias são distribuídas em todo o mundo por semana. 

Muitas outras informações sobre a Bíblia foram prestadas pela irmã Dagmar Lustosa, durante reunião da MCAPIBGOIÂNIA no último dia 14 de junho deste 2016. Ela trouxe à memória do grupo, o que chamou de  informações elementares, estas são imprescindíveis ao povo evangélico batista, que professa a Bíblia Sagrada como sua regra de fé e prática. Durante a exposição, a professora falou sobre as duas subdivisões do livro, o Antigo e o Novo Testamentos. Lembrou  que a Bíblia Evangélica tem 66 livros, sendo que 39 destes compõem o AT e 27 deles fazem o NT. Explicou ainda a importância dos 10 mandamentos para a fé cristã; o papel dos patriarcas na História do povo de Israel e citou alguns dos profetas mais conhecidos, relatando fatos de suas biografias e seu legado. 
Dagmar Lustosa durante apresentação de Estudo  "BÍBLIA - A  PALAVRA DE DEUS"
 
Irmãs da MCAPIBGOIÂNIA em Grupo para  Oração na abertura do encontro
 
 
Odete Daris e Dagmar Lustosa após palestra

Grupo de irmãs MCAPIBGOIÂNIA, após o Estudo Bíblico
Mais importante do que saber que a Bíblia é o livro mais vendido no mundo, seria que o mesmo fosse o livro mundialmente mais lido.  Mas não é o se pode deduzir a partir da simples observação da baixa frequência às classes de Escola Bíblica Dominical em nossos dias. Como se não bastasse, grande parte dos alunos que comparecem à EBD não estudam as lições que são elaboradas a partir dos textos bíblicos.   
  
O sintoma da falta de leitura bíblica pode ainda ser percebido através de outro comportamento, a elevada adesão de  pessoas que professam o cristianismo a grupos que se autodenominam cristãos, porém baseiam-se em doutrinas questionáveis ou antagônicas à Bíblia. Tais seguidores são levadas a "todo vento de doutrina" e não raro, tornam-se suscetíveis à manipulação e controle por parte de gente inescrupulosa que engana e explora em nome de Deus. A negligência em relação à leitura e estudo da Bíblia gera, em última instância, um crescente contingente de cristãos nominais, desprovidos de  qualquer convicção, incapazes de justificarem sua fé ou de defenderem a razão da mesma.  

Ideias criativas deveriam ser implementadas no sentido de se incentivar as pessoas a que lessem mais a Bíblia. Poderiam ser realizadas por exemplo, feiras bíblicas, onde cada departamento da igreja ficasse responsável por um stand que apresentaria a Bíblia de forma diferente. Assim, por exemplo, as crianças apresentariam a bíblia ilustrada, os adolescentes, a Bíblia com mapas, etc.  Poderiam, ainda, ser realizadas gincanas bíblicas, atividades ao ar livre, representações teatrais ou festivais musicais. Estes, por exemplo, poderiam promover e lançar novos cânticos, reforçando as doutrinas assertivas da Bíblia, visando edificar a igreja de hoje e do futuro. 
 
O livro, que é regra de fé e prática dos batistas, precisa sair do criado - mudo e sacudir a poeira. Com um pouco de imaginação e muito de boa vontade, será possível resgatar a prática do estudo da Bíblia. É necessário dedicar à Bíblia, mais do que o segundo domingo de Dezembro, sob pena de vivenciarmos um cristianismo oco e insosso, incapaz de cumprir de suas principais tarefas, iluminar e salgar.  Lembrando que o próprio Jesus Cristo alertou que, se o sal não salgar, só serve para ser pisado pelos homens
 
Imagem 1 : httpwww.scrapsdinamicos.com.brreligioesbiblia-sagrada 
Imagens: Maria Tereza Ventura e Adalva Franco (Colaboradoras/Fotografia UFMBPIBGOIÂNIA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!