sábado, 23 de junho de 2018

INTEGRAÇÃO DA FAMILIA DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS


De posse de um vasto conhecimento bíblico, grande fidelidade e apego à Palavra de Deus e igualmente franqueza e lucidez, a irmã Dagmar Lustosa Nogueira ministrou o Estudo Bíblico da tarde de 12 de junho de 2018, ao grupo de irmãs da Organização Mulheres Cristão em Missão, da Primeira Igreja Batista em Goiânia.   

A bordo de suas nove décadas de existência e experiência, tendo atuado como líder da área relacionada à Família junto à MCM da igreja local nos últimos anos, ela discorreu sobre Integração e Desintegração da Família, destacando os percalços pelos quais a instituição passou ao longo de toda a narrativa bíblica, desde o Antigo Testamento até depois de Cristo, no Novo Testamento.


Lúcida e franca, desmistificou a noção corrente de que os tempos modernos, sobretudo os pós-modernos, sejam os grandes responsáveis pela desintegração da família. Disse que, a realidade da  família sempre esteve muito distante da calmaria fantasiosa dos contos da Carochinha, onde os personagens fictícios “são felizes para sempre”. Afirmou que a formatação original da instituição foi ferida ainda no Éden, quando, dentro da casa de Adão um irmão consanguíneo assassinou o outro. Segundo a professora, tais elementos de discórdia e desajuste presentes na queda persistem na realidade familiar ao longo de toda a sua história e podem ser traduzidos por pecado ou obstinação  deliberada contra a boa vontade de Deus.

Na conclusão, a palestrante apresentou os recursos citados I Pedro 2.1-10 como antídoto para a desintegração familiar. No trecho, o apóstolo Pedro recomenda a deixar toda a malícia, todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, discorrendo ainda sobre crescimento por  meio do que chamou de “leite racional, não falsificado”.  Falou ainda sobre a necessidade de o povo de Deus, compreendendo que foi alcançado por grande misericórdia, estender tal bondade aos demais homens através da evangelização, justificando que o Senhor é benigno e misericordioso para com todos. Concluiu o estudo com a leitura de uma de suas poesias, intitulada: "Lar Feliz".

Após o estudo, a irmã Sunamita Magalhães observou por um dos grupos de aplicativo de mensagens instantâneas: "Dagmar é uma grande conhecedora da Bíblia".  Uma síntese justíssima, porém bastante sucinta para uma mulher cristã que se tornou um ícone de conhecimento bíblico para muitas e de vida cristã para todas.  








Autora:  Dagmar Lustosa

  * Imagens: MCMPIGOIÂNIA 2018 (Suely Barcelos/ Coordenação Fotografia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!