terça-feira, 19 de maio de 2015

BATISTAS GOIANOS - LANÇAMENTO MISSÕES ESTADUAIS GOIÁS 2015



No último dia 1º. de maio foi realizada no ACAMBAGO (Acampamento Batista Goiano) a tradicional Cerimônia de Lançamento da Campanha anual de Missões Estaduais em Goiás. O evento foi dirigido pelo Pastor Silvio Daniel Machado, que há exatamente um ano naquele mesmo lugar, assumiu como Gerente de Missões da Convenção Batista Goiana. 

A cerimônia cúltica, realizada na capela, começou com música e uma palavra de boas vindas por parte do dirigente, depois de convidar para uma oração o pastor mais antigo do Campo goiano, assim como os demais pastores presentes, para ocuparem as cadeiras postas dos dois lados do púlpito, diante congregação.

Pastor mais antigo do Campo Goiano orando durante o evento

A Campanha 

O Pr. Sílvio Daniel Machado, Gerente de Missões da CBG, apresentou a camiseta em quatro opções de cor, criada para a Campanha neste ano de 2015. Em seguida, explicou didaticamente como se desenvolverá a Campanha de Missões Estaduais neste ano, junto às igrejas e Organizações, descrevendo e demonstrando o material. 

Fez um apelo aos batistas goianos, através desta igrejas e Organizações para que incentivem o PAM (Programa de Adoção Missionária). Divulgou um concurso que, segundo ele, será levado a efeito no decorrer deste ano visando atingir a todas as faixas etárias, especialmente os juniores, adolescentes e jovens, que concorrerão a smartphones,  por participação.

Comunicou ainda que o ano de 2015  será um ano de muita ação missionária na JUBEG (juventude Batista do Estado de Goiás) e que as igrejas concorrerão a um Data Show (de qualidade) pela apresentação da Música tema de Missões cantada pela congregação. As concorrentes participarão, segundo ele, com o envio de um vídeo gravado pelo promotor local de missões.

Por fim, o dirigente anunciou que, no mês de novembro deste ano, será realizado pela Convenção Batista Goiana um culto denominado de Culto da Vitória, marcando o fechamento da Campanha deflagrada no 1o. de maio.

 
 Música Ministério Casa Nova




O Pr. Sérgio Vaz, atual Presidente Convenção Batista Goiana, falou sobre a responsabilidade de todos os crentes batistas do Estado. Enfatizou que o Encontro anual do 1o. de maio não é só para os batistas de Goiânia, mas que o propósito do mesmo alcança a todos os crentes batistas em todas as igrejas e congregações espalhadas nos municípios goianos. 

“Todos somos chamados e a igreja não pode se omitir. O chamado de Jesus que não é somente para plantar igrejas, mas também cuidar das que estão passando por dificuldades, são 30 igrejas e congregações em Goiás, sem pastor",  lembrou. 



 


O Pr. Genivaldo Félix da Silva (1º. Vice - Presidente CBG), leu primeiramente o texto em I Coríntios 15.58, que diz: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. Depois afirmou que a data de 1º. de maio para os batistas goianos é, ao mesmo tempo simbólica e significativa, pensamento que explicou em seguida, desenvolvendo três conceitos, o senso de pertença ou pertencimento, o senso de representatividade e o senso de oportunidade.



Disse que o primeiro, o de pertença, ressaltaria o sentimento de ser povo, afastando eventuais concepções egoístas ou individualistas. O senso de representatividade, estaria no fato de que, na cerimônia do 1º. de maio,  todos os batistas do Estado se fazem representar através dos que podem comparecer. E, por último, disse que o senso de oportunidade estaria em que os batistas goianos se reúnem mais uma vez em prol de Missões Estaduais.

O Pastor Genivaldo Félix concluiu sua reflexão, estabelecendo uma interessante analogia. Informou que na segunda metade dos anos 40, os batistas em Goiás, segundo ele, poucos obreiros, formados no Sul do país e dispondo de pouquíssima estrutura, reunidos em algum ponto do Estado, indagavam: "Goiás para Cristo: Podemos realizar este projeto?" E, em 2015, com diferentes desafios, afirmam: "Salvação de Goiás: Nossa Missão", observou.



   
 Pr. Eli Machado Diniz (2o. Vice-Presidente da CBG) falando durante evento

Pastor Samoel Martim  (orador) durante entrega da mensagem



“Precisamos rever conceitos de eclesiologia. Precisamos ser igreja interligada, deixando de sermos individuais e locais.  Somos uma força fragmentada”



Apresentado como um homem de grande ardor missionário, o Pr. Samoel Martim, ex-Secretário Executivo da CBG por 11 anos, foi o orador do evento. Com uma mensagem contundente e autocrítica, visivelmente focada na liderança, começou tecendo algumas considerações e manifestando agradecimento ao povo batista goiano por ter recolhido as contribuições devidas, que permitiram que ele viesse a gozar agora, da aposentadoria. 



Em seguida, leu um texto bíblico em uma das cartas a Timóteo sobre o desejo de Deus de que todos os homens cheguem ao pleno conhecimento da verdade e afirmou que há muitos batistas reclamando, mas fora da dinâmica da igreja batista goiana. Disse ainda que, outros estão dentro, mas permanecem confusos e reticentes quanto à forma correta de se pregar o evangelho em Goiás. "Discipular e fazer Missões Estaduais, é todo dia”, afirmou enfaticamente.



Segundo ele, houve uma notável e crescente degradação na imagem do pastor evangélico. “Nos anos 1970, os pastores eram considerados autoridade, hoje passaram a ser, muitas vezes, figuras de vergonha", disse. Criticou ainda, o que denominou de falta de sacerdócio dos chefes de família e a mudança dos valores: "Os tempos mudaram trazendo valores morais bastante relativos e tais mudanças estão tentando relativizar também a verdade do evangelho. Se, no século passado ser crente era ser protestante (diferente), neste século XXI, a igreja  tende a amoldar-se à realidade e aos valores atuais", afirmou.


Disse ainda, visivelmente emocionado: “Houve um tempo em que a igreja era perseguida pelos de fora, hoje não. As pedras caíam em cima do templo. Hoje a perseguição vem de dentro. Os plantadores de igreja hoje estão preocupados em agradar aos filhos e à esposa, antes de agradar a Deus".


Mencionando a proliferação de seitas heréticas, disse: “Deixaram de pregar o evangelho da cruz e passaram a atingir metas, onde igrejas se transformam em vitrines, shoppings e números, sem arrependimento e sem pregação de transformação de vidas".



Também criticou o que chamou de Terceirização da obra missionária que, segundo ele,  há 100 anos demonstra fracasso. "Não estamos multiplicando, nem abrindo novas frentes de trabalho. Não temos feito, a contento, capacitação de missionários  nas igrejas para que sejam ganhadores de almas. Precisamos ser uma igreja que não seja vergonha. Precisamos atrair gente, sendo animados, alegres. A imagem da igreja construída pelos próprios crentes, é um péssimo testemunho “, disse.



Por fim, manifestou claramente seu pensamento com relação a alguns aspectos: “Precisamos rever conceitos de eclesiologia. Precisamos ser igreja interligada, deixando de sermos individuais e locais.  Somos uma força fragmentada”.   E, ao concluir, propôs: “Precisamos como Isaías, ver a glória de Deus e deduzirmos também como ele: 'Estou perdido!' Precisamos ser purificados como Isaías, que teve os lábios queimados, antes de exclamar verdadeiramente: Eis-me aqui. Envia-me a mim”.

______________________________________________________________________________ ---------___________________________________________________

Ministério CASA NOVA  durante apresentação do Tema Musical 2015






 



Concluindo a cerimônia cúltica, o gerente de Missões Pr. Sílvio Daniel Machado, mencionou que o alvo de R$ 250.000,00 para o ano, não é muito arrojado. Em seguida, traçou um perfil da atual crise vivida pelo mundo, centrando especialmente na proliferação e no avanço de grupos religiosos radicais. Lembrou que o Brasil também está imerso em grave crise política, econômica e de credibilidade, especialmente por causa da corrupção que atinge graus inimagináveis. E, que  e o Estado de Goiás também convive com crise de autoridade representativa, mergulhado em graves problemas como violência, deturpação de valores familiares e avanço de seitas heréticas. 


Mas o gerente de Missões da CBG, adotou também um discurso de autocrítica, sobretudo no momento em que apontou para os dois  banners de divulgação da campanha, colocados cada um de um lado do púlpito e leu em voz alta as duas contundentes afirmações da campanha 2015: “Um Estado que precisa mudar seu estado”“Não se permita a um estado de omissão”. O apelo, repetido depois em coro pela congregação, soava como reação à simples e constrangedora pergunta, já levantada pela letra da música adotada como tema musical deste ano: "Está fazendo sentido? " cujo refrão, certamente,  fará eco no coração dos batistas goianos, por não pouco tempo!





Imagens: Cristocentradoimagens
Nota: Permitida a utilização destas imagens somente com atribuição de créditos

Um comentário:

  1. O 1° de maio o ACAMBAGO é o Dia do Batista Goiano definitivamente. O evento que reúne a maior representatividade das igrejas do Estado, com o foco na obra missionária. A CBG está de parabéns em dar continuidade a essa reunião que mostra o quanto os batistas goianos amam a obra de missões!

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!