Foi realizada entre os dias 9 e 11 do mês de abril deste ano de 2015, a 71ª Assembleia da Convenção Batista Goiana. O evento, aconteceu no templo da Primeira Igreja Batista em Goiânia e teve boa representatividade do povo batista do Estado de Goiás. Contou com vários mensageiros, estando entre eles o Pr. Sílvio Luiz Rosendo, Presidente da CBG 2014-2015 (CB Goiana); Pr. Rubens da Costa Monteiro (CB Goiana); Pr. Vanderlei Batista Marins, atual Presidente da Convenção Batista Brasileira (CB Fluminense); o Pr. Antônio Nogueira de Carvalho (CB Goiana) e o Pr. Josué Mello Salgado, atual 2o. vice-presidente da CBB (CB Planalto Central).
| Momento de Louvor durante 71a. Assembleia da CBG |
Josimar Bianchi em apresentação musical durante 71a. Assembleia da CBG
Esta edição contou com uma Sessão Especial em Comemoração aos 33 anos do STBG (Seminário Teológico Batista Goiano), a Organização da ASMEGO (Associação dos Músicos Batistas do Estado de Goiás) e a Sexta Sessão, que encerrava o evento, foi uma Celebração Inspirativa de Missões Estaduais.
| Pr. Sílvio Daniel Machado - Gerente de Missões, falando na 71a. Assembleia da CBG |
Celebração Inspirativa de Missões
Estaduais
Com o tema: “ Salvação de Goiás – Nossa missão”, a última noite, uma Celebração Inspirativa de Missões Estaduais, constituiu-se uma introdução para a Campanha de Missões Estaduais Goiás 2015, cujo lançamento ocorre, tradicionalmente, no ACAMBAGO (Acampamento Batista Goiano) na data de 1o. de maio de cada ano.
Em sua fala,
o gerente de Missões no Estado de Goiás, Pr. Sílvio Daniel Machado, dirigiu
suas primeiras palavras aos seus pares, especialmente aos da diretoria da CBG e aos irmãos, funcionários do
escritório da Convenção Estadual no sentido de agradecer pelo apoio ao seu trabalho e à sua pessoa.
Em um segundo momento, já dirigindo-se à congregação, criticou a importância que, segundo ele, alguns da igreja têm dado aos títulos acadêmicos em detrimento da vivência relacionada propriamente à ação missionária. Apelou às igrejas para que se disponham a uma maior cooperação por meio do Plano Cooperativo, afirmando que, atualmente, somente 27% das igrejas batistas do Estado entregam o Plano Cooperativo. Disse ainda que, no Estado de Goiás, são quatro as Congregações batistas fechadas e algumas igrejas morrendo.
Em um segundo momento, já dirigindo-se à congregação, criticou a importância que, segundo ele, alguns da igreja têm dado aos títulos acadêmicos em detrimento da vivência relacionada propriamente à ação missionária. Apelou às igrejas para que se disponham a uma maior cooperação por meio do Plano Cooperativo, afirmando que, atualmente, somente 27% das igrejas batistas do Estado entregam o Plano Cooperativo. Disse ainda que, no Estado de Goiás, são quatro as Congregações batistas fechadas e algumas igrejas morrendo.
Falou também sobre alguns projetos parceiros da Convenção Batista Goiana como o Ministério Pão e Vida, que visa alcançar e evangelizar andarilhos e dependentes químicos; o PEPE (Programa de Educação Pré - escolar, da JMN;
LMC (Loucos, Malucos por Cristo); PEPECI
(Evangelização com Ciganos) que já tem 3 livros da Bíblia traduzidos para sua
língua. O Gerente de Missões mencionou ainda outros projetos, cujas parcerias estão em vias de serem
retomadas. Entre estes, o Projeto CRIS (Centro de Recuperação e Integração Social), na cidade de Itumbiara e Monte
Moriá (recuperação de homens em situação de marginalidade social), na cidade de
Ceres.
O gerente de
Missões concluiu com um incisivo apelo ao povo batista goiano no sentido de que o mesmo abrace a ação missionária e alcance o Estado de Goiás para Cristo. Terminou com um convite para a Cerimônia de Lançamento da Campanha de
Missões Estaduais 2015, no ACAMBAGO, no dia 1o. de maio.
Ministério Casa Nova apresentando o tema musical de Missões Estaduais 2015
Pr. Josué Mello Salgado durante entrega da mensagem na última Sessão da 71a. Assembleia CBG
Mensagem
Desenvolvendo o tema “Integralmente Submissos a Cristo”, escolhido pela Convenção Batista Brasileira para o ano de 2015, o Pr. Josué Mello Salgado baseou sua fala na Carta aos Efésios 4. 1-4. No trecho, o apóstolo Paulo (emissor) dirige se aos emissários, grupo da igreja cristã em Éfeso, com uma apresentação pessoal na qual declara ser prisioneiro do Senhor. O mensageiro fez uma analogia entre o teor das expressões "prisioneiro do Senhor", utilizada pelo apóstolo aos Efésios, com "integralmente submissos a Cristo", adotado pelos batistas brasileiros para este ano. Depois, afirmou que, na primeira parte do texto, o apóstolo tratava a parte teórica e na segunda, falava sobre a prática da igreja.
Por último, discorreu sobre o que denominou de quatro desafios, presentes no texto lido, alegando que "Eu,
prisioneiro do Senhor", equivale a admitir o senhorio de Jesus Cristo e que, "Digno", seria viver nos eixos da vocação. Disse ainda que, a igreja se caracteriza por ser a "unidade na diversidade", sendo necessário assim, respeitar as diferenças. Por fim, explicou o conceito "seguir a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" e aconselhou: "devemos rejeitar o padrão do mundo, lembrando sempre que santidade e amor são a marca do cristão", enfatizou.
Pr. Josué Mello Salgado durante mensagem na última Sessão da 71a. Assembleia da CBG
| Pr. Sílvio Luiz Rosendo agradecendo aos que se cooperaram com sua gestão frente à CBG |
O Pr. Sílvio Luiz Rosendo agradeceu à própria família pelas constantes ausências, assim como à sua igreja (Bairro Goiá, em
Goiânia), pela compreensão e colaboração e aos colegas de ministério. Desabafou, alegando que, em determinados momentos um
presidente é tentado a desistir e manifestou seu desejo de que a nova diretoria seja bem sucedida. Manifestou ainda sua prontidão e disposição para colaborar com a mesma e, ao concluir, chamou ao povo
batista goiano a um maior envolvimento
com sua Convenção Estadual, no sentido de que a mesma, cumpra mais a contento o seu papel, dizendo: “Igreja sou eu e você, portanto, Convenção
também, é você e sou eu."
Nova Diretoria - Posse
Com uma oração de gratidão pelo Pr. Robert Hensley, que atuou junto à CBG por mais de 30 anos como seu Secretário Executivo, a nova Diretoria da CBG tomou posse.
Pr. Sérgio Vaz falando como novo presidente da CBG |
O Pr. Sergio Vaz, novo Presidente da Convenção Batista Goiana, começou por descrever sua trajetória como pastor batista e afirmou que sentia-se muito grato a Deus por ter 53 anos de vida, dos quais 27 foram dedicados ao ministério pastoral. Lembrou que esta é a segunda vez que fora conduzido à Presidência da entidade e conclamou o povo batista goiano à cooperação, "no esforço de alcançar, pelo trabalho batista, os municípios ainda não alcançados no Estado de Goiás", disse.
Imagens: Cristocentradoimagens
Nota : Permitida a utilização destas imagens somente com atribuição de créditos.

Bom ver o povo Batista Goiano unido trazendo tantas verdades e exemplos de trabalho cristão, tendo em vista tantas pseudoigrejas e grupos heréticos neocristãos invadindo um espaço construído com tanto trabalho e suor dos Baistas.
ResponderExcluir