terça-feira, 12 de maio de 2015

CONVENÇÃO BATISTA GOIANA REALIZA SUA 71a. ASSEMBLEIA


Foi realizada entre os dias 9 e 11 do mês de abril deste ano de 2015, a 71ª Assembleia da Convenção Batista Goiana. O evento, aconteceu no templo da Primeira Igreja Batista em Goiânia e teve boa representatividade do povo batista do Estado de Goiás. Contou  com vários mensageiros, estando entre eles o Pr. Sílvio Luiz Rosendo, Presidente da CBG 2014-2015 (CB Goiana); Pr. Rubens da Costa Monteiro (CB Goiana); Pr. Vanderlei Batista Marins, atual Presidente da Convenção Batista Brasileira (CB Fluminense); o Pr. Antônio Nogueira de Carvalho (CB Goiana) e o Pr. Josué Mello Salgado, atual 2o. vice-presidente da CBB (CB Planalto Central). 
 Momento de Louvor durante 71a. Assembleia da CBG


 
  Josimar Bianchi em apresentação musical durante 71a. Assembleia da CBG

Esta edição contou com uma Sessão Especial em Comemoração aos 33 anos do STBG (Seminário Teológico Batista Goiano),  a Organização da ASMEGO (Associação dos Músicos Batistas do Estado de Goiás) e a Sexta Sessão, que encerrava o evento, foi uma Celebração Inspirativa de Missões Estaduais.
Pr. Sílvio Rosendo, então Presidente da CBG e Pr. Silvio Daniel Machado durante cerimônia

Pr. Sílvio Daniel Machado - Gerente de Missões,  falando na 71a. Assembleia da CBG
Celebração Inspirativa de Missões Estaduais

Com o tema: “ Salvação de Goiás – Nossa missão”, a última noite, uma Celebração Inspirativa de Missões Estaduais, constituiu-se uma introdução para a Campanha de Missões Estaduais Goiás 2015, cujo lançamento ocorre, tradicionalmente,  no ACAMBAGO (Acampamento Batista Goiano) na data de 1o. de maio de cada ano.

Em sua fala, o gerente de Missões no Estado de Goiás, Pr. Sílvio Daniel Machado, dirigiu suas primeiras palavras aos seus pares, especialmente aos da diretoria da CBG e aos irmãos, funcionários do escritório da Convenção Estadual no sentido de agradecer pelo apoio ao seu trabalho e à sua  pessoa. 

Em um segundo momento, já dirigindo-se à congregação, criticou a importância que, segundo ele, alguns da igreja têm dado aos títulos acadêmicos em detrimento da vivência relacionada propriamente à ação missionária. Apelou às igrejas para que se disponham a uma maior cooperação por meio do Plano Cooperativo, afirmando que, atualmente, somente 27% das igrejas batistas do Estado entregam o Plano Cooperativo. Disse ainda que, no Estado de Goiás, são quatro as  Congregações  batistas fechadas e algumas igrejas morrendo.

Falou também sobre alguns projetos parceiros da Convenção Batista Goiana como o Ministério Pão e Vida, que visa alcançar e evangelizar  andarilhos e dependentes químicos; o PEPE (Programa de Educação Pré - escolar, da JMN; LMC (Loucos, Malucos por Cristo); PEPECI (Evangelização com Ciganos) que já tem 3 livros da Bíblia traduzidos para sua língua. O Gerente de Missões mencionou ainda outros projetos, cujas parcerias estão em vias de serem retomadas. Entre estes, o  Projeto CRIS (Centro de Recuperação e Integração Social), na cidade de Itumbiara e Monte Moriá (recuperação de homens em situação de marginalidade social), na cidade de Ceres.

O gerente de Missões concluiu com um incisivo apelo ao povo batista goiano no sentido de que o mesmo abrace a ação missionária e alcance o Estado de Goiás para Cristo. Terminou com um convite para a Cerimônia de Lançamento da Campanha de Missões Estaduais 2015, no ACAMBAGO, no dia 1o. de maio. 

Ministério Casa Nova apresentando o tema musical de Missões Estaduais 2015


 Pr. Josué Mello Salgado durante entrega da mensagem na última Sessão da 71a. Assembleia CBG

Mensagem
Desenvolvendo o tema  “Integralmente Submissos a Cristo”, escolhido pela Convenção Batista Brasileira para o ano de 2015, o Pr. Josué Mello Salgado baseou sua fala na Carta aos Efésios 4. 1-4. No trecho, o apóstolo Paulo (emissor) dirige se aos emissários, grupo da igreja cristã em Éfeso, com uma apresentação pessoal na qual declara ser prisioneiro do Senhor. O mensageiro fez uma analogia entre o teor das expressões "prisioneiro do Senhor", utilizada pelo apóstolo aos Efésios,  com "integralmente submissos a Cristo", adotado pelos batistas brasileiros para este ano. Depois, afirmou que, na primeira parte do texto,  o apóstolo tratava a parte teórica e na segunda, falava sobre a prática da igreja.

Por último, discorreu sobre o que denominou de quatro desafios, presentes no texto lido, alegando que "Eu, prisioneiro do Senhor", equivale a admitir o senhorio de Jesus Cristo e que, "Digno", seria viver nos eixos da vocação. Disse ainda que, a igreja se caracteriza por ser a "unidade na diversidade", sendo necessário assim, respeitar as diferenças. Por fim, explicou o conceito "seguir a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" e aconselhou: "devemos rejeitar o padrão do mundo, lembrando sempre que santidade e amor são a marca do cristão", enfatizou.

 Pr. Josué Mello Salgado durante mensagem na última Sessão da 71a. Assembleia da CBG


Pr. Sílvio  Luiz Rosendo agradecendo aos que se cooperaram com sua gestão frente à CBG 
O Pr. Sílvio Luiz Rosendo agradeceu à própria família pelas constantes ausências, assim como à sua  igreja (Bairro Goiá, em Goiânia), pela compreensão e colaboração e aos colegas de ministério. Desabafou, alegando que, em determinados momentos um presidente é tentado a desistir e manifestou seu desejo de que a nova diretoria seja bem sucedida. Manifestou ainda sua prontidão e disposição para colaborar com a mesma e, ao concluir chamou ao povo batista goiano a um maior  envolvimento com  sua Convenção Estadual, no sentido de que a mesma, cumpra mais a contento o seu papel, dizendo: “Igreja sou eu e você, portanto, Convenção também,  é você  e sou eu."


Nova Diretoria - Posse

Com uma oração de gratidão pelo Pr. Robert Hensley, que atuou junto à CBG por mais de 30 anos como seu Secretário Executivo, a nova Diretoria da CBG tomou posse. 

Nova Diretoria CBG


Pr. Sérgio Vaz falando como novo presidente da CBG

O Pr. Sergio Vaz, novo Presidente da Convenção Batista Goiana, começou por descrever sua trajetória como pastor batista e afirmou que sentia-se muito grato a Deus por ter  53 anos de vida, dos quais 27 foram dedicados ao ministério pastoral. Lembrou que esta é a segunda vez que fora conduzido à Presidência da entidade e conclamou o povo batista goiano à cooperação, "no esforço de alcançar, pelo trabalho batista, os municípios ainda não alcançados no Estado de Goiás", disse.

Imagens: Cristocentradoimagens

Nota : Permitida a utilização  destas imagens somente com atribuição de créditos.

Um comentário:

  1. Bom ver o povo Batista Goiano unido trazendo tantas verdades e exemplos de trabalho cristão, tendo em vista tantas pseudoigrejas e grupos heréticos neocristãos invadindo um espaço construído com tanto trabalho e suor dos Baistas.

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!