terça-feira, 24 de maio de 2016

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

(Imagem: httpcentrumvitaminas.com.ptnutricaoalimentacao-equilibrada)
   
É bem conhecido o ditado que afirma: “O peixe morre pela boca”. Semelhante princípio pode ser aplicado à relação do ser humano com a comida. Estudiosos da Nutrição ou Alimentação Saudável, afirmam que a vida pode ser melhorada, piorada ou mesmo interrompida, dependendo da dieta adotada. Este foi o tema de uma palestra feita pela irmã Maria Aparecida de Souza Garcia à MCAPIBGOIÂNIA na tarde do dia 10 de maio de 2016, quando discorreu sobre a importância de uma dieta equilibrada.

A palestrante explicou que uma dieta saudável é composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. É uma dieta variada, possui todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Essa dieta também constitui na variação dos tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos. Abordou, assim, a importância da variedade dos alimentos, a atenção para com a hidratação do corpo, a priorização dos alimentos menos processados e desaconselhou a ingestão de alimentos que contenham ingredientes nocivos à saúde, citando como exemplo, as chamadas gorduras Trans, ou gorduras transformadas em laboratório.

Durante sua apresentação, a palestrante mencionou a onda de “dietas milagrosas”, informando que muitas delas poderiam estar classificadas como “dietas perigosas”. Discorreu ainda sobre alguns mitos relacionados à alimentação, sobre as  alergias alimentares, recomendou a leitura dos rótulos dos alimentos para conhecer sua composição. Informou sobre a importância da exposição ao Sol, desde que observados os horários adequados. Por fim, ressaltou a importância dos exercícios físicos, explicou os dois tipos de colesterol e discorreu sobre a atuação dos hormônios em nosso corpo. Disse que o hormônio do crescimento, por exemplo, que é produzido durante a noite, promove pequenos reparos em nosso corpo durante a vida toda. Concluiu, frisando que os excessos fazem mal à saúde e afirmando que uma alimentação equilibrada é um dos quesitos imprescindíveis à boa qualidade de vida de uma pessoa.

                                                                                                         





Ao final da reunião, o grupo confraternizou-se com com a irmã Odete Daris, pela passagem de seu aniversário.




Imagens: UFMBPIBGOIÂNIA (Suely Barcelos e Maria Tereza Ventura/ Fotografia )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!