sexta-feira, 14 de outubro de 2011

BATISTAS NO BRASIL HÁ 140 ANOS (Outros Autores)

Batistas reconhecem e celebram os 140 anos de sua presença no Brasil
____________________________________
Othon Ávila Amaral, historiador batista, membro da Igreja Batista Betel de Mesquita, RJ
____________________________________
(Imagem: De O Jornal Batista-Ano CXI-Edição 39, 25/09/2011)

As famílias americanas, que chegaram ao Brasil na década de sessenta do Século XIX, eram mescladas de crentes presbiterianos, metodistas e batistas. Cada grupo de crentes organizou sua igreja. Os batistas organizaram a sua igreja-Primeira Igreja de Santa Bárbara- que, segundo os historiadores eclesiásticos, foi a primeira organizada pelo processo de via de “Imigração” e a Primeira Igreja Batista da Bahia, a primeira organizada pelo processo de via de “Missão”. Foi a maneira como a Convenção Batista Brasileira aprovou o parecer da Comissão nomeada em 2003, em Vitória, que deu seu parecer seis anos depois, em Brasília, em 2009, quanto à data inicial do trabalho batista no Brasil.
Vamos alinhar alguns pontos que marcaram a vida de Primeira Igreja Batista em Santa Bárbara cuja existência eclesiástica não cessou embora a partir de 1910 não tenhamos mais registros nas páginas de nossos jornais sobre sua atuação. Convenhamos que em outras partes do Brasil também existiram igrejas que foram dissolvidas em decorrência do êxodo rural. A história da Primeira Igreja Batista de Santa Bárbara e da Igreja Batista da Estação, filha da Primeira, permaneceram na vida daqueles crentes que por lá passaram e depois foram para outras igrejas. Vejamos a relação de alguns fatos marcantes na história da Primeira Igreja Batista de Santa Bárbara.

1- O missionário William Buck Bagby (1855-1939) recebeu uma comunicação enviada dos Estados Unidos pela senhora Nora Smith Meriwether comunicando o falecimento de seu esposo, Robert Meriwether, no dia 6 de novembro de 1937. “Robert Meriwether influiu grandemente nos batistas do Sul dos Estados Unidos para que estabelecessem trabalho missionário no Brasil. Foi em sua casa na fazenda em Santa Bárbara, São Paulo, que os evangélicos começaram a se reunir, até edificarem templo próprio para culto”.
2- Quatro pastores batistas que vieram com os colonos, americanos trabalharam na Primeira Igreja Batista de Santa Bárbara: Richard Ratcliff (1831-1912); Elias Hoton Quillin (1822-1886); Robert Porter Thomas (1825-1897) e Samuel Milton Pyles (1816-1898).
3- O Pastor Richard Ratcliff organizou e pastoreou a Primeira Igreja Batista em Santa Bárbara de setembro de 1871 a abril de 1878; Elias Hoton Quillin, de abril de 1878 a maior de 1881; Robert Poter Thomas, de agosto de 1882 a agosto de 1888 e de abril de 1889 a maio de 1897.
4- O Pastor Richard Ratcliff ficou viúvo em dezembro de 1876 com o falecimento de sua esposa Eunice Ratcliff, deixando cinco filhos. Ela foi sepultada no Cemitério do Campo. Em maio de 1878 ele regressou aos Estados Unidos e lá trabalhou pela Missão Batista no Brasil, o que veio a acontecer em 1879.
5- O Pastor Elias Hoton Quillin organizou e pastoreou a Igreja Batista da Estação, filha da PIB em Santa Bárbara, de novembro de 1879 a novembro de 1880 a junho de 1881.
6- Depois de Organizada, a Primeira Igreja nomeou uma Comissão para preparar um documento que seria enviado à Junta de Richmond no qual solicitou a possibilidade de envio de missionários para o Brasil. A comissão era constituída dos seguintes líderes batistas: Robert Meriweter, Robert Brodnax e David Davis.
7- Os pastores Elias Hoton Quillin e Robert Porter Thomas, auxiliados por diáconos, examinaram e consagraram ao pastorado o ex-padre Antônio Teixeira de Albuquerque no dia 20 de junho de 1880, data em que também foi batizado pelo Pastor R. P. Thomas, em solenidade na Loja Maçônica George Washington. Salvo prova em contrário, o ex-padre foi o primeiro batista brasileiro e também o primeiro pastor batista brasileiro.
8- Em maio de 1879, a Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos, reunida em Atlanta, capital da Geórgia, reconheceu a PIB de Santa Bárbara como sua Missão no Brasil e o Pastor Elias Hoton Quillin como missionário da Missão reconhecida.
9- Em março de 1886 morreu o Pastor Elias Hoton Quillin,com 86 anos, cujo sepultamento aconteceu também no Cemitério do Campo. Temos, pois, a primeira esposa de pastor e o primeiro pastor sepultados no Cemitério do Campo, respectivamente, Eunice Ratcliff e Elias Hoton Quillin.
10- No dia 16 de janeiro de 2009 a 90ª. Assembléia da Convenção Batista Brasileira finalmente reconheceu a organização da Primeira Igreja Batista em Santa Bárbara, SP, como a primeira igreja batista organizada no Brasil, acatando parecer da Comissão nomeada em 2003 e que teve como relator o Pastor Ebenézer Soares Ferreira.
11- Estamos, pois, no ano em que a Primeira Igreja Batista de Santa Bárbara, SP, está comemorando seu centésimo quadragésimo aniversário de organização. Para data tão expressiva foram realizados três cultos na cidade de Santa Bárbara nos dias 8,9 e 10 de setembro passado (2011), quando em parceria com a municipalidade foi inaugurado um monumento em uma das praças da cidade.
*
Texto publicado originalmente na Revista Compromisso (Edit. JUERP) Ano CV-No.420-4T11
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!