sábado, 15 de outubro de 2011

BETHOVEN - CONVIVENDO COM UMA LIMITAÇÃO

(Imagem: vivendoemsilencio.wordpress.com)

Acometido de uma surdez progressiva, Ludwig Van Bethoven expressou seu drama por meio de uma carta: "Ó homens que me tende em conta de rancoroso, insociável e misantrôpo, como vos enganais. Não conheceis as razões que me forçam a parecer deste modo". Mais adiante: "Falai mais alto, gritai, pois eu estou surdo". E ainda: "Para mim, já não há encanto na reunião dos homens, nem nas palestras elevadas, nem nos desabafos íntimos. Só a mais estrita necessidade me arrasta à sociedade". Conclui: "E assim vivi este meio ano em que passei no campo. Mas que humilhação quando ao meu lado alguém percebia o som longínquo de uma flauta e eu nada ouvia! Ou escutava o canto de um pastor e eu nada escutava! "


Heilligenstadt, 6 de outubro de 1802.



*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!