segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GOIÂNIA - 77 ANOS

De acordo com um diário da capital mineira, no ano de 1942, a capital de Goiás tinha 01 templo católico e dez templos evangélicos, distribuídos entre os seus sete bairros.

O Jornal Batista, edição de 29-01 e 5-02 de 1942, publicou um artigo sobre o trabalho batista realizado na capital goiana. O trabalho exibia fotografias do, então, novo templo da Primeira Igreja Batista em Goiânia com o prédio do colégio que funcionava ao lado da Casa de Culto.

Relata o artigo que o projeto do prédio da PIB foi desenvolvido e orientado pelo próprio Pr. Mc Nealy, um dos mais jovens pastores norte-americanos que se encontravam no Brasil à época, informando que  havia dois anos e meio que o missionário saíra da terra natal e que tinha que fácil domínio do nosso idioma e que houvera requerido licença especial para orientar a construção do templo, alegando os conhecimentos que tinha sobre edificações.

De acordo com OJB, o Pr. Walter. B. Mc Nealy tinha a meta de plantar em cada bairro de Goiânia uma congregação batista, e levando-se em conta que a Casa de Cultos da Igreja Batista de Campinas já estava construída assim como a da congregação de Vila Nova, faltava a construção de mais quatro prédios para que cada bairro da capital  tivesse uma Casa de Culto. Este pastor planejava ainda que, junto a cada um das novas igrejas ou congregações, fosse organizado um colégio.

Assim descreve o texto do jornal acima mencionado sobre o 1º templo da PIB, na edição citada: “A fachada do prédio estende-se por vinte e cinco metros. Vinte e sete portas e cinquenta e duas janelas cuidadosamente distribuídas garantem o acesso fácil às diversas dependências e ventilação conveniente. Doze metros de altura interna (pé direito) e as galerias dão ao interior um aspecto verdadeiramente grandioso. 

O batistério, que fica no segundo andar, tem a beleza grandemente realçada pela ótima pintura de uma paisagem do Jordão, de água corrente, obra de um pintor do Rio de Janeiro. Todo o material empregado foi adquirido em São Paulo, inclusive o madeiramento das portas, janelas e o mobiliário, de jacarandá. As obras foram custeadas pela própria igreja, auxiliada, naturalmente, por algumas ofertas, vindas da América do Norte”.

Ainda, de acordo o artigo, a Primeira Igreja Batista em Goiânia, no ano de em 1942, era composta por 90 membros e mantinha cinco pontos de pregação espalhados pela cidade, com reuniões semanais regulares. Os trabalhos da igreja eram a Escola Bíblica Dominical, a União da Mocidade e a Sociedade Infantil. Esta reunia cerca de 150 crianças.

Que, nas dependências da Primeira Igreja Batista em Goiânia, encontrava-se ainda o Colégio Batista Americano de Goiânia, com Curso Primário e de Admissão. O mesmo era dirigido pela irmã Amália Mohn, que também era professora ali e que mais tarde, tornou-se a primeira Promotora de Justiça do Brasil.

De acordo com o artigo de O Jornal Batista, acima mencionado, a entrada para o colégio era feita pela porta central do edifício do templo, sobre o que afirmou ao jornal o jovem pastor Mc Nealy: “Nenhum aluno, mesmo incrédulo, poderá ir à aula sem entrar no templo”.



Imagens: Arquivo Pessoal/ Messias Sousa Costa- gentilmente cedidas ao Cristocentradoarquivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!