segunda-feira, 13 de agosto de 2012

OLIMPÍADAS 2012- ENCERRAMENTO E MEDALHAS

Aconteceu neste domingo (12) na cidade de Londres, capital da Inglaterra, a cerimônia de encerramento dos Jogos  Olímpicos edição  2012. O evento, que ocorre desde o dia  27 de julho, também conhecido como “o maior espetáculo da terra”, teve a participação de cerca de 10 mil atletas, representando grande parte das nações do mundo.

(Imagem: Reuters)

A delegação do Brasil, que contou com 259 atletas, trouxe 17 medalhas, sendo 03 de ouro, 05 de prata e 09 de bronze, contra 15, sendo três de ouro, quatro de prata e oito de bronze, que conquistou em Pequim na edição dos Jogos Olímpicos 2008. Em Londres, o Brasil ficou  classificado na 22ª. posição. Os analistas e matemáticos internacionais estavam até mais otimistas que o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em relação à expectativas de medalhas do Brasil. Estes, previam pelo Brasil mais de 20 medalhas ao todo, esperando cerca de seis, de ouro. A expectativa do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) era a de que Londres fosse o grande salto na área esportiva para o País se consolidar entre os dez melhores do mundo. Mas infelizmente tal expectativa, pelo resultado conquistado em Londres, não se consolidou. Ao invés de vitorioso, o Brasil saiu de Londres com uma grande sensação de derrota.

Londres se despediu com muito estilo no espetáculo de encerramento desta edição dos Jogos Olímpicos. Ao contrário, o Brasil, despediu-se  com a nítida certeza de que seus atletas  tiveram uma performance aquém do que era esperado e por esta razão, um resultado frustrante, especialmente no futebol, quando perdeu para a seleção do México, ficando apenas com a  prata. 


O gosto olímpico da prata na boca do “País do futebol” deve levar a reflexões mais maduras a respeito do destino do País. A estratégica comercial, voltada à "fabricação de  heróis",  precisa ser repensada e revista. Uma nação não poderá ir muito longe ancorada apenas em ícones midiáticos.

Para continuar sua escalada rumo ao crescimento, entendido aqui em todas as esferas, é preciso investir em cérebros, em inteligência multidisciplinar, inclusive nos bastidores do esporte brasileiro, onde os holofotes raramente chegam. E o caminho passará, necessariamente, por uma reestruturação em áreas prioritárias como a Educação, que deverá ser protagonizada pelo setor público. O que não tem acontecido, entre tantos outros motivos, porque o setor tem estado nos últimos tempos, bastante  ocupado com "causas próprias", por mais paradoxal que tal possa parecer.

Se a postura adotada até agora não for revista, o país e o mundo continuarão a assistir o surgimento meteórico dos "mitos brasileiros", defrontando-se com as imagens dos meninos do Brasil deitados nos cantos das quadras, nos cantos das ruas e nos cantos dos becos. Retrato humilhante de uma nação, que precisava já ter crescido!




Quadro de Medalhas
País
Ouro
Prata
Bronze
Total
Estados Unidos
46
29
29
104
China
38
27
23
88
Reino Unido
29
17
19
65
Rússia
24
26
32
82
Coreia do Sul
13
8
7
28
Alemanha
11
19
14
44
França
11
11
12
34
Itália
8
9
11
28
Hungria
8
4
5
17
10º Austrália
7
16
12
35
22º Brasil
3
5
9
17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!