sexta-feira, 27 de julho de 2012

JOGOS OLÍMPICOS - LONDRES 2012

Aconteceu, nesta sexta-feira (27), em Londres, a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas 2012. Os Jogos Olímpicos também são conhecidos como “o maior espetáculo da Terra”. 

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, oficialmente conhecidos como Jogos da XXX Olimpíada, em 2012  serão realizados na cidade de Londres, de 27 de Julho a 12 de Agosto, seguidos pelos Jogos Paraolímpicos de Verão, que se realizarão entre 29 de Agosto e 9 de Setembro. 

É a terceira vez que Londres sedia os Jogos Olímpicos da Era Moderna, já que os recebeu também em 1908 e em 1948.

(Imagem:  httpesportes.terra.com.br)
___________________________________________________________________________________________________________
A Cerimônia de Abertura dos Jogos, com duração de três horas, foi acompanhada no Estádio Olímpico por cerca de cem chefes de Estado, entre eles a presidente Dilma Rousseff, atualmente considerada um dos expoentes do cenário  político-econômico internacional. O evento contou com a presença da rainha Elizabeth,  teve a participação do cantor  Paul McCartney e apresentações baseadas em peças de William Shakespeare, entre outras atrações que ressaltam a cultura local, especialmente as relacionadas à música Pop.

As competições, que ocorrerão em 17 dias, envolverão cerca de 10 mil atletas, de mais de 200 países. O evento  custará aos cofres ingleses 9 bilhões de libras esterlinas, que projetam um retorno igual ou superior a 16 milhões.  Esta edição dos  Jogos Olímpicos terá uma  audiência em torno de  4,8 bilhões de espectadores ao redor do mundo, o equivalente a mais da metade da população do planeta, atualmente ultrapassando a cifra dos sete bilhões de pessoas.

Nesta edição dos Jogos Olímpicos, pela primeira vez na história, as mulheres participam disputando todas as modalidades olímpicas. Compareceram ao evento, mesmo duas atletas da Arábia Saudita, uma no atletismo e outra no judô, um fato inédito para a delegaçào do país machista e  a delegação dos EUA, também de forma inédita, levou aos jogos 2012 uma maioria feminina, com 268 mulheres e 261 homens. Tais fatos foram comentados por Annie Surgier, porta-voz da Liga Internacional dos Direitos das Mulheres, que afirmou: "Os Jogos têm um papel decisivo na formação de um mundo melhor, é muito mais do que uma competição esportiva. É um dos únicos eventos do mundo em que não existem barreiras e que uma só lei vale para todos. É uma oportunidade de para mudar a sociedade”. Mas lembrou também:  “Ainda existe discriminação de sexo nas Olimpíadas".  A Liga Internacional dos Direitos das Mulheres apresentou, nesta semana, uma lista de reivindicações que inclui número igual de eventos para os dois gêneros e a reserva de 50% dos postos de comando das entidades esportivas reservados para mulheres. Além disso, o órgão formulou  um pedido para reforçar o caráter de neutralidade do esporte, banindo símbolos políticos ou religiosos.

A delegação do Brasil conta com 259 atletas e mantém a expectativa de ao menos igualar a quantidade de medalhas de Pequim 2008: 15, sendo três de ouro, quatro de prata e oito de bronze.  A expectativa do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) é que Londres seja o grande salto na área esportiva para o País se consolidar entre os dez melhores do mundo, visando a edição dos Jogos do Rio de Janeiro em 2016.  Os atletas brasileiros ficaram alojados no elegante Crystal Palace para treinamentos exclusivos, tendo à sua disposiçào restaurante com "arroz e feijão". Enfim, a equipe recebe um apoio multidisciplinar nunca visto. Não é atoa que analistas e matemáticos internacionais estão até mais otimistas que o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em relação a expectativas de medalhas do Brasil. Estes, prevêem pelo Brasil mais de 20 medalhas ao todo, esperando cerca de seis, de ouro.

Medalhas são importantes, especialmente para o Brasil, que sediará o evento em 2016. Porém, o mais importante é resgatar a visão do principal idealizador dos Jogos Olímpicos Modernos, o educador francês Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin, sobre tais competições.  Coubertin, motivado pelo ideal da educação através do esporte, propagava a realização das competições como um instrumento de aproximação entre os povos, em benefício da paz. E tinha como lema: "O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade." Que isto seja observado, em Londres e em todas as competições esportivas do Planeta. E, nas não esportivas também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!