domingo, 8 de agosto de 2010

JUVENTUDE

O termo juventude tem origem no latim Juventus e é definido pelo dicionário como: qualidade ou condição de jovem, fase da vida que começa na adolescência e termina na idade adulta. Tal fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis: físico, mental e social. Re presenta para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.

Os termos "adolescência" e "juventude" são por vezes usados como sinônimos e por vezes tratados como duas fases distintas, mas que se sobrepõem. Para uns estudiosos, a adolescência se estende aproximadamente dos 11 aos 21 anos de vida. A Organização das Nações Unidas (ONU) define juventude como a fase entre 15 e 24 anos de idade e a Organização Mundial da Saúde define adolescente como o indivíduo que se encontra entre os 10 e 20 anos de idade. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece ainda outra faixa etária, o jovem entre os 11 os 18 anos de idade.

O importante é saber que, juventude é um termo utilizado em um contexto científico com relação ao processo de desenvolvimento bio-psico-social. O fim desta fase não é marcado por mudanças de ordem fisiológica, mas, sobretudo de ordem sócio-cultural. O grave é que, existem pessoas que embora tenham ultrapassado todas as idade iniciais, não avançam rumo às etapas seguintes, insistindo nos comportamentos próprios da infância. A estes, o apóstolo Paulo, um dos maiores teólogos do Cristianismo, recomenda em I Coríntios 14:20: “Não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!