domingo, 24 de fevereiro de 2019

ABIGAIL - A BELEZA QUE FAZ DIFERENÇA

Diferentemente do que se defende na atualidade, a palestrante da tarde do dia 19 de fevereiro de 2019 falou sobre humildade nos relacionamentos intrafamiliares ao grupo da MCMPIBGOIÂNIA. A irmã Adma Lúcia, da Igreja local, começou compartilhando um episódio pessoal sobre sua preferência por comer o feijão refogado inteiro, mas informando que abriu mão desta preferência durante 38 anos porque seu esposo preferia o prato ao estilo batido.  Na sequência trouxe à memória do grupo a biografia de uma das mulheres da Bíblia que passou para a história por sua beleza física descrita pelo texto sagrado como “formosa à vista” e seu amor a Deus. Porém, com relação à Abigail, tão ou mais marcantes eram traços de seu caráter como a inteligência, a sabedoria, a generosidade e sua índole apaziguadora.



A estratégia

Abigail era uma mulher muito bonita, inteligente e corajosa e era casada com um homem chamado Nabal, da casa de Calebe. Este homem era rico, mas igualmente tolo, intolerante e maligno. Certa vez, nas imediações do Monte Carmelo, Davi enviou dez emissários a Nabal para pedir ajuda com relação a provisões entendendo que isso seria justo uma vez que dispensara proteção aos seus pastores. Nabal se negou ceder as provisões, mostrou-se muito hostil e insultou a Davi  gritando com seus emissários, pelo que Davi encheu-se de ira e planejava um massacre contra a casa de  Nabal.  



Abigail era amada pelos muitos serviçais e foi avisada por um servo fiel que lhe contou como Nabal insultou e desonrou Davi e informou-a do perigo que agora enfrentavam já que Davi irado planejou uma vingança que levaria ao completo extermínio da casa de Nabal. Abigail articulou um plano para aplacar a ira de Davi e em cuja execução contou com a ajuda de seus muitos servos, tanto homens como mulheres. Aproximou-se de Davi e, com grande diplomacia, ofereceu-lhe humildemente uma “oferta de paz”. Providenciou carregamentos e liderou ela própria a caravana de entrega farta dos víveres requisitados por Davi para alimentar a ele próprio e a seus quatrocentos homens e suas ações rápidas salvaram sua casa do desastre e impediram que Davi e seus homens derramassem sangue desnecessariamente.



A estratégia foi bem sucedida e no dia seguinte ela relatou tudo a Nabal seu esposo. Porém, cerca de dez dias após este episódio Nabal foi ferido de uma morte súbita deixando Abigail viúva. Sabendo que era morto o esposo, Davi enviou emissária a Abigail pedindo-a em casamento ao que ela aceitou.



Aprendendo com Abigail

Adma ressaltou que o diferencial de Abigail estava relacionado a traços de seu caráter. Era generosa, estrategista e sábia. E encerrou sua fala conclamando as presentes: “Sejamos humildes, submissas e caridosas. A Bíblia diz que devemos dar a primazia ao outro”, frisou. Sua fala confirmava uma das recomendações de Paulo feita ainda no primeiro século, em Filipenses 2.3: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”.




                       








*Texto e imagens: MCMPIBGOIÂNIA 2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!