quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

UNIÃO MISSIONÁRIA DE HOMENS BATISTAS DO BRASIL - 98 ANOS!

A primeira organização masculina batista do Brasil foi criada em 4 de junho de 1916 na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, com a presença de onze homens. Após isto muitos grupos de homens funcionavam em várias igrejas com diversos nomes: União de Homens, Sociedade Cooperadora de Homens, Departamento Masculino de Evangelização, Gideões, etc. Lembramos com gratidão a Deus pela vida e dedicação dos pioneiros do trabalho batista no Brasil, quando saíam evangelizando pessoalmente, pregando o Evangelho ao ar-livre, distribuindo literatura evangélica de casa em casa, organizando e mantendo pontos de pregação, congregações e novas igrejas. O resultado foi a repetição da história da igreja primitiva: "acrescentavam-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos". Atos 2:47.


Em 15 de janeiro de 1944, Francisco Manoel do Nascimento, Secretário-geral e Tesoureiro da União Geral das Sociedades Cooperadoras de Homens, lançava através da Casa Publicadora Batista, o Pequeno Manual das Sociedades Cooperadoras de Homens com o apoio dos homens das igrejas batistas do Rio de Janeiro, dos pastores José de Miranda Pinto, Dr. António Neves de Mesquita e Nelson Miranda. 
Em 1947, o Departamento Masculino de Atividades Missionárias foi transformado em Divisão Masculina de Atividades Missionárias, sendo chefiado pelo pastor Edson José Machado.
 

Em 1963, os homens adultos sonhavam com uma organização missionária e com a ampliação do trabalho masculino. Foi então oficializada a Sociedade Cooperadora de Homens e preparada a primeira edição do Guia do Cooperador pelos pastores William Alvin Hatton e Edson José Machado, contendo orientação para as SCH. Foi-lhe dado o nome de MANUAL DAS SOCIEDADES COOPERADORAS DE HOMENS.
 

Em 1970, quando na Convenção em Salvador-BA, foi realiza¬da a I Assembleia de Homens Batistas do Brasil, marco histórico do inicio de nosso trabalho, sob a direção do irmão Alcides Cunha, hoje pastor.
Em junho de 1977, o pastor José dos Reis Pereira, referindo-se à provável criação da União Masculina Missionária pela CBB, declarava: "Nós precisamos de paz e harmonia no Brasil batista para a vitória completa da Campanha Nacional de Evangelização e vitória para a década do Centenário. Nos homens organizados teremos elementos preciosíssimos para tais vitórias. É tempo de deixarmos de tecnicismo e idéias de reestruturação para aperfeiçoar ou racionalizar nosso trabalho. A obra do Senhor tem outras leis que transcendem nossos cálculos e esquemas humanos". Palavras proféticas e abençoadas até que...
Em 23 de janeiro de 1978, a 60a Assembléia da Convenção Batista Brasileira, reunida em Recife-PE, criou a UMMBB, cujo primeiro presidente foi o Dr. Ophir Pereira de Barros e Secretário-Geral, o irmão Dirceu Amaro. 

Com a criação da União Masculina Missionária Batista do Bra¬sil, atendeu-se ao desejo dos homens batistas de ter uma organiza¬ção com uma estrutura própria que pudesse, sob a égide da Con¬venção Batista Brasileira, realizar um trabalho dinâmico e que con-gregasse de fato, todos os homens batistas do Brasil. Com isso as organizaçãos; Embaixadores do Rei (que estava sob a responsabilidade da JUERP) e o Grupo de Ação  Missionária (que na época pertencia e  coordenadoria de educação religiosa da CBB) passaram a fazer parte da UMMBB. A UMMBB tem comprovado, ao longo de sua história, não ser apenas mais uma organização no cenário batista brasileiro. 

De norte a sul e de leste a oeste, os homens têm se colocado ao dispor de Deus para cumprir os desígnios reservados por Ele para as Sociedades Masculinas Missionárias, empenhando-se por manter a tradicional posição de sustentáculos das igrejas do Brasil.
Em 20 de janeiro de 1998, na Assembléia Anual da UMMBB, realizado na cidade de Goiânia – GO, foi aprovada a mudança do nome de União Masculina Missionária Batista do Brasil para União de Homens Batista do Brasil, afim de seguir a nomenclatura de União Homens Batistas Latino-Americanos (UHBLA).

Fonte: http://www.umhbb.com.br/i/historico-do-inicio-do-trabalho-de-homem-batistas-no-brasil?c=7

3 comentários:

  1. Muito bom o trabalho realizado neste blog. Que Deus abençoa muito a irmã.

    Rodrigo Xavier - Igreja Batista Vida e Paz

    ResponderExcluir
  2. Tenho a honra em dizer que grande parte do que aprendi na minha vida cristã Foi na organização da UMHB. E hoje lendo este artigo me encheu de alegria recordando tão bela historia, que ressoa ainda hoje.

    ResponderExcluir
  3. Uma busca real dos fatos, remonta os primeiros trabalhos em nivel nacional dos homens batistas. parabens pelo estudo, servirá para fortalecer esta organização e resgatar valores de homens de honra que nos possibilitaram estar vivendo este tempo com estes encaminhamentos e estruturas ja concretizadas.
    azamor lucena, presidente da UMHBRO gestao 2017-2021.

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!