"Um jovem morreu. E como ele nunca fora um bom moço, muito pelo contrário, ninguém encontrava qualquer palavra a respeito do mesmo para falar junto ao caixão. Finalmente alguém arriscou algo à memória do delinquente, agora defunto: - " Assoviava tão bem!"
Contando este causo, a irmã Dagmar Lustosa iniciou sua palestra à MCA da Primeira Igreja Batista em Goiânia, no dia 28 de maio último.
Contando este causo, a irmã Dagmar Lustosa iniciou sua palestra à MCA da Primeira Igreja Batista em Goiânia, no dia 28 de maio último.
"Todos desejamos ter algo bom para lembrar sobre as pessoas e também deixar algo bom para ser lembrado pelos outros. Porém, as chances de sermos úteis socialmente e felizes como pessoas estão atreladas ao esforço, ao investimento e à dedicação a nós dispensados. O ser humano, enquanto ser social, é um ser em permanente construção e o melhor lugar para que seja burilado é o lar e o melhor grupo para servir-lhe de referência é o familiar". Disse a palestrante, introduzindo ao tema sobre o qual falaria naquela tarde: "LAR E FAMÍLIA NO PRISMA CRISTÃO".
A sócia Ieda Franco declamou o Salmo 127, conhecido como Salmo da Família e apresentou um solo vocal |
A palestrante começou lembrando que Maio é o mês da Família. Passou, em seguida a explicar os diversos conceitos de família, desde
aquela considerada por vínculos de sangue (genética), passando pelas com
relações jurídicas àquelas por consideração e afetividade.
Fé, amor e comunicação
Depois afirmou que há pelo menos três elementos imprescindíveis à família, a fé, o amor e a comunicação. Para ela, a família precisa empunhar a fé, chamada na Bíblia de "escudo" para resistir com vínculos fortes. Disse que devemos
desejar coisas boas e qualidades físicas e intelectuais para nossos
filhos, mas sobretudo, devemos desejar atributos de fé e temor a Deus. Definiu a fé como a capacidade de compreender nossa debilidade e esperar no Senhor e afirmou que, pela fé vem o amparo permanente de Deus que faz frente às
investidas de Satanás ao mesmo tempo em que é dispensado ao crente a força, a luz e a vitória.
Defendeu que o amor é indispensável porque, segundo ela, o mesmo é a base de tudo. " Até o trabalho sem amor, torna-se fadiga", observou. Alertou também sobre a qualidade dos relacionamentos interpessoais.
Disse que é necessário, sobretudo dentro da família, que as pessoas
sejam mais atentas às qualidades das outras, "ao contrário do que normalmente fazemos", pontuou.
Discorreu ainda sobre a importância da comunicação, alegando que quando a mesma ocorre de modo precário no seio da família, esta enfraquece como grupo e fica mais suscetível a derrotas. A "troca,
possibilitada pelo diálogo na família é algo fundamental, a bem da
própria existência e sobrevivência da família", afirmou.
Famílias na "Galeria da Fé"
Citando o texto de Hebreus 11 e 12, conhecido por Galeria da Fé, a palestrante enfatizou que o investimento na infância é imprescindível para a construção de famílias felizes. E, em seguida, passou a citar, nominalmente, cada pessoa inscrita na Galeria da fé e seus atributos espirituais.
Primeiro falou sobre Abraão. Elogiou, entre outras coisas, sua disposição em obedecer as ordens de Deus sem fazer qualquer pergunta. Lembrou outros nomes da referida galeria, como Sara, Jacó, José, Joquebede, Moisés, Josué, Raabe, Gideão e Baraque. Mencionou também Davi, de acordo com a Bíblia "homem segundo o coração de Deus", lembrando que o mesmo preparou todo o material para a construção do magnífico templo em Jerusalém, em valor que atualizado, seria equivalente a 18 bilhões de dólares. Citou ainda Salomão, que construiu o templo planejado por seu pai Davi.
Mencionou Daniel e seus três amigos. Ester e Eliseu, o homem que, segundo ela, fez mais milagres depois de Jesus Cristo. Depois falou sobre João Batista, lembrando que o mesmo ficou marcado pelo enfrentamento ao rei adúltero que lhe custou a cabeça. Disse ainda que figuram na Galeria da fé, pelo menos quatro pescadores de homens, uma mulher samaritana, que foi evangelizadora e a primeira missionária do Cristianismo. Depois lembrou Timóteo, o jovem seguidor de Cristo, que tornou-se pastor.
Em seguida, falou sobre Paulo, dizendo que este foi o maior pregador do Evangelho e autor de 13 ou 14 livros bíblicos na categoria das cartas ou epístolas; Maria de Nazaré, mãe de Jesus Cristo que se declarou 'a escrava do Senhor', reconhecendo que se submetia a um salvador; e ainda João, o evangelista, por cujo intermédio, Deus escreveu também o último livro da Bíblia, o Apocalipse.
Finalmente, conclamou a todas as irmãs a inscrever os membros de suas famílias na Galeria da fé. Reforçou que cada uma deve deixar um marcante e definitivo legado moral e de conduta, mas aconselhou-as, sobretudo, a marcarem seus entes queridos com a oportunidade da Salvação em Jesus Cristo. "Porque esta produzirá uma profunda mudança em suas vidas terrenas com projeção para a eternidade", declarou.
A Palestrante da tarde concluiu sua participação declamando um soneto de sua autoria, publicado originalmente no Boletim Informativo da PIB Goiânia, edição 26 de Maio de 2013-Boletim 2102:
LAR FELIZ
Feliz é a família que unida espera, Em oração as bênçãos do Senhor
Nem só de bens materiais prospera
Também será rica de paz e amor.
Os filhos são herança do Senhor,
E do ventre materno o galardão,
Disciplinados pelas leis do amor,
Felicidade e Paz eles terão.
O lar que é presidido por Jesus,
Sua estrutura jamais se abalará
Com a Bíblia no caminho como luz,
Salvação e vida eterna alcançará.
Ergamos nossas mãos ao Pai celestial,
Em oração louvor e gratidão,
Pelos lares e famílias contra o mal,
E, assim, Cristo reinará em cada coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por ter vindo!