O Dia das Mães é comemorado entre muitos dos povos da Terra. Cada qual ao seu modo e em sua data escolhida. As primeiras comemorações remetem à Grécia Antiga quando honravam a Rhea, mulher de Cronos, considerada mãe dos deuses. Já em Roma, as homenagens, que começaram por volta de 250a.C,eram dedicadas a Cybele, a mãe dos deuses romanos.
(Imagem:httpwww.wikiflores.comimagescravos-rosa.jpg )
(Imagem:httpwww.wikiflores.comimagescravos-rosa.jpg )
Durante o século XVII, a Inglaterra, com a finalidade de homenagear as mães inglesas, celebrava no 4º Domingo de Quaresma, um dia chamado “Domingo da Mãe”. Neste período, grande parcela dos trabalhadores ingleses pertencentes à base da pirâmide social, trabalhavam longe de casa, vivendo com os patrões. No Domingo da Mãe, os mesmos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar à casa e passar esse dia com a sua mãe.
Mais tarde, à medida que o Cristianismo se espalhava pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe”. Depois, a festa da Igreja confundiu-se com a celebração do Domingo da Mãe. Com o passar do tempo e a mudança do significado social da religião no continente, o Domingo da Mãe passou a reportar unicamente à mulher que traz filhos ao mundo.
Um dia especial-A idéia da criação de um dia especial dedicado exclusivamente às mães, teria sido da norte americana Anna Jarvis. Em 1904, após a morte de sua mãe, ela teria chamado a atenção na igreja de Grafton para a criação de um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton. Estavam presentes somente família e amigos. Já naquela ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. A sra. Jarvis e seus apoiantes empreenderam uma campanha em prol de se estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional. A campanha foi bem sucedida e, em 1911 era celebrado em praticamente todos os Estados, o Dia das Mães. O passo seguinte foi em 1914, quando o Presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson declarou o 2º. Domingo de Maio como o Dia da Mãe nos Estados Unidos. O Brasil adotou a data e teve sua primeira comemoração em 12 de maio de 1918. A comemoração tornou-se oficial graças a um decreto do Governo Provisório de Getúlio Vargas, assinado em 5 de maio de 1932. A data foi assimilada pela sociedade brasileira como uma de suas mais importantes comemorações no ano.
Mãe...São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito
As desse nome bendito:
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito
Para louvar a nossa mãe,
Todo bem que se disser
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer
Todo bem que se disser
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer
Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do CÉU
E apenas menor que Deus!
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do CÉU
E apenas menor que Deus!
Mário Quintana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por ter vindo!