Acontece hoje no Rio de Janeiro, no Aterro do Flamengo, um dos maiores eventos de música gospel do País, o Festival Promessas 2011. O festival, apoiado pela Rede Globo, fará parte das atrações de fim de ano da emissora, que transmitirá o evento para os telespectadores em de 18 de dezembro. Atuará na apresentação, o global Serginho Groisman. Subirão ao palco nove cantores consagrados do gênero e alguns pastores evangélicos midiáticos confirmaram presença prestigiando o acontecimento. O público esperado, de cerca de 200 mil pessoas, acompanhará os shows realizados em um palco em formato de templo com direito a vitrais e tudo. (Imagem: reprodução)
Reações- Depois da entrada da Globo no mercado de músicas gospel, o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, também dono da Rede Record de Televisão e da gravadora Line Records, que perde terreno para a Som Livre, de propriedade da Globo, teria chamado os cantores gospel de endemoniados.
No último novembro, o Papa Bento XVI, líder máximo do Catolicismo no mundo, manifestou sua preocupação pelo crescimento das igrejas evangélicas na América Latina e África. Ele afirmou que as igrejas evangélicas estão crescendo porque expõem uma mensagem aparentemente compreensiva e uma liturgia participativa que, na realidade, consiste no “sincretismo de religiões.
Também a SEPAL (Missão Internacional Servindo aos Pastores e Líderes), através de um estudo realizado no ano passado, baseado nos dados do Censo do IBGE de 2000 e em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em março de 2007, encontrou que em 2020 a população evangélica representará mais de 50% da população brasileira.
Dados dão conta que, em 1950, os católicos totalizavam cerca de 93% da população brasileira. Mas, de acordo com os últimos números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), os evangélicos constituem o grupo religioso que mais cresce no Brasil. Segundo o Instituto, a população evangélica no país dobrou entre 1990 e 2000 e projeções de crescimento apontam que, a igreja evangélica no Brasil alcançará 50% da população no ano de 2045.
Há variações consideráveis relacionadas aos números, especialmente com relação às projeções. Mas não paira qualquer dúvida sobre o avanço do segmento religioso no Brasil para os próximos anos. Onde se lê: segmento religioso, leia-se: mercado consumidor. Pelo menos o é, na ótica da maioria dos protagonistas no esforço por uma fatia. E isso é o que leva o gospel a virar global.
das agências de notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por ter vindo!