segunda-feira, 4 de novembro de 2013

UFMBPIBGOIÂNIA 2013- A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO DE EQUIPE

Os círculos formados  espontaneamente  no salão ao término da programação, eram compostos por semblantes alegres e risonhos. Era visível entre as sócias da MCA local da PIB em Goiânia a descontração, após duas dinâmicas pedagógicas desenvolvidas pelo Grupo Vida Física,  dirigidas pela  irmã Alcini Sousa, Coordenadora do grupo, na tarde do último dia 22 de outubro. 

Depois de leitura bíblica, cânticos e período de oração, dirigidos pela irmã Odete Dáris,  a líder concedeu a palavra à irmã Noemia Carvalho (Coordenadora Estadual de Amigos de Missões), que lembrou ao grupo sobre o Encontro de líderes da Organização, que seria realizado nas dependências da PIB naquela semana. 

Na sucessão, a palavra foi cedida ao irmão Luiz Valter Freitas, evangelista da igreja local, que divulgou e convidou as sócias da MCA para a terceira edição do projeto evangelístico desenvolvido pela PIB em Goiânia, denominado Dia da Vida, que tem sido realizado no feriado de Finados, dia 02 de novembro, no Cemitério Jardim das Palmeiras, na capital do Estado.

A irmã Alcini, que falou na sequência, explicou que a proposta das dinâmicas pedagógicas que seriam aplicadas naquela tarde, era incentivar as irmãs a desvincularem do que chamou de fardos desnecessários. Explicou que os mesmos devem ser trocados pelo fardo de Jesus, descrito por ele próprio como leve, de acordo com Mateus 11.30, onde está escrito:  "Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Depois, contou a história de um pastor que possuía um fusca. Disse que este pastor seguia por uma estrada a bordo de seu fusca, quando alcançou uma irmã seguindo na mesma direção, com uma trouxa de roupas à cabeça, já que trabalhava como lavadeira. O pastor ofereceu-lhe carona e ela aceitou prontamente. Porém, no decurso da viagem, ao observar que a mulher continuava com a trouxa sobre a cabeça, perguntou-lhe porque a senhora não põe este peso no chão, irmã? Ela pensou por um instante e respondeu: Pastor, eu acho que é pela força do hábito, acostumei a carregar peso, concluiu a mulher.  

Aplicou em seguida, as duas dinâmicas, nas quais o plenário foi convidado a refletir sobre a importância do espírito de equipe e a fortalecer a autoestima. Ambas convergiam no sentido de incentivar a busca por uma vida mais leve pelo abandono dos excedentes inúteis, em geral tomados por hábito, a exemplo da protagonista da ilustração utilizada na introdução do estudo.

A resposta se fez sentir ao término das "brincadeiras", nas quais se utilizou pirulitos e papel sulfite. A alegria no ambiente, fruto da descontração e dos espíritos desarmados, remetia a Jesus Cristo fazendo alusão à forma de se receber o reino dos céus. De acordo com Mateus18.3, ele disse: "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus". Jesus apontava como aptos ao reino dos céus os que se portarem como crianças. E a idéia é ratificada pelo apóstolo Paulo aos crentes imaturos de Corinto, em I Coríntios 14:20, com um  esclarecimento: "Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento".  

Ao final daquela reunião era possível concluir que, espíritos desarmados certamente constituem o principal ingrediente do espírito de equipe. E este, por sua vez, é muitíssimo importante na sociedade, porém, absolutamente imprescindível na igreja do Senhor Jesus Cristo.  














                                                                                        Imagens: UFMBPIBGOIÂNIAIMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!