segunda-feira, 6 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

No Dia 05 de Junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente desde o ano de 1972. Foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) com a finalidade de estimular ações pela conservação do planeta. Alguns dos principais esforços em relação ao Dia do Meio Ambiente são: Mostrar o lado humano das questões ambientais; Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero. Os países da América Latina e Caribe também estão engajados na luta contra as mudanças climáticas e no esforço pela transição para uma sociedade de baixo carbono. Em 2011, a sede mundial das comemorações é o México com o tema: “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”.

No mundo- Florestas é o tema escolhido pela ONU, que declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas. O principal apelo será o de se manejar adequadamente as florestas e outros recursos naturais visando erradicar a pobreza. Entre as celebridades engajadas na luta pela preservação do Meio Ambiente, está a modelo brasileira, Gisele Bündchen. Ela aceitou um desafio do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) de plantar uma árvore para cada atividade que fosse cadastrada em seu nome no site do programa da ONU. Ela compete com o ator americano Don Cheadle, além de outros famosos da Índia e da China, para ver quem tem mais iniciativas cadastradas por pessoas de todo o mundo.

No Brasil- Neste ano foram muitas as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente pelo Brasil. E à noite, a Ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, fez um pronunciamento à nação em rede de televisão, no qual demonstrou que atitudes simples do dia a dia de cada pessoa podem influir no meio ambiente. Fez um apelo para que a população se engaje no programa da coleta seletiva do lixo, separando o lixo úmido do lixo seco. Segundo ela, tal atitude auxilia no trabalho dos catadores, muitos dos quais reunidos em cooperativas, que contribuem com a geração de renda no país. A Ministra informou ainda que, cerca de 183 mil toneladas de lixo são produzidas por dia no Brasil, e que boa parte deste material não é reaproveitado. Alegou que o país deixa de ganhar R$ 8 bilhões por ano por não reciclar tudo que é possível e concluiu dizendo que a questão do lixo, é considerada pelo governo brasileiro, como um dos mais graves problemas do planeta.
*
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!