domingo, 4 de janeiro de 2015

" DE TODAS AS NAÇÕES, E TRIBOS, E POVOS E LÍNGUAS "

 
Segundo fontes oficiais, o Brasil tem cerca de 560 terras indígenas distribuídas entre, aproximadamente 460 mil índios. São 206 povos (ou etnias), concentrados, em sua maioria, 70%, numa parcela da Amazônia Legal que engloba seis Estados: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará. Além destes, a Funai (Fundação Nacional do Índio) também registra a existência de 40 povos isolados na Amazônia Ocidental. 

Os seis maiores povos indígenas do Brasil, em densidade populacional, são: Guarani (30 mil); Ticuna (23 mil); Kaingang (20 mil); Macuxi (15 mil); Guajajara (10 mil) e Yanomami (9.975).

"Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos" (Apocalipse 7:9).


Indígenas evangélicas da tribo Ticuna, cantando:  "DEUS É TÃO BOM"

Os Ticuna (Tikuna, Tukuna ou Magüta) são um povo ameríndio que habita, atualmente, a fronteira entre o Peru e o Brasil e o Trapézio amazônico, na Colômbia. Formam uma sociedade de mais de 50 000 indivíduos, divididos entre Brasil (36 mil), Colômbia (oito mil) e Peru (sete mil),  sendo o mais numeroso povo indígena da Amazônia brasileira.


Imagens: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!