sexta-feira, 24 de outubro de 2014

UFMBPIBGOIÂNIA 2014- VISITA COM CULTO ABRIGO TERRA FÉRTIL


- “Tia, ore a Deus para que ele encontre uma família que me adote, porque meu maior sonho é ter uma família. E, se der, peça também a Deus para me dar um computador, porque esta é a segunda coisa que eu mais quero”. 

Este foi o pedido feito por um menininho de sete anos de idade, filho de pais viciados em drogas, ao retornar ao abrigo, depois de passar um mês de férias com uma família que não podia adotá-lo definitivamente.

 O menino, que aguarda por adoção em um abrigo de Goiânia, é parte de uma assustadora estatística. Diariamente no Brasil nos últimos dois anos, são 38 crianças de até 15 anos de idade, vítimas de abandono ou negligência, de acordo com o Mapa da Violência 2014.



Dados divulgados em matéria publicada em: http://oglobo.globo.com/brasil/droga-a-maior-causa-de-abandono-de-criancas-11693322, dão conta que são 46 mil crianças brasileiras vivendo em abrigos, orfanatos e similares, à espera de uma família que os adote. A mesma publicação revela que, de acordo com pesquisa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), mais de 80% dos encaminhamentos de crianças e adolescentes a abrigos estão vinculados à dependência química dos pais. Problema levantado em matéria intitulada: “Desfilhadas pelo Crack”, publicada pela revista Visão Missionária IVT10:  http://cristocentrado.blogspot.com.br/2010/10/desfilhadas-pelo-crack-vm-ivt10.html

Segundo especialistas, a principal droga por trás dos números é o crack. O Brasil já está sendo conhecido também como o “País do Pó” desde que estarrecedores números apontam que o consumo de cocaína cresceu mais de 150% em 10 anos e já é 4 vezes maior que a média mundial, sobretudo nos últimos anos, quando foi desativado o destacamento do Exército que faz fronteira entre O Estado do Mato Grosso e Bolívia, um dos maiores produtores mundiais da droga.

Assim, muitas vezes, os filhos do crack, da cocaína e do álcool vão parar nos abrigos onde esperam por uma adoção. Nos abrigos brasileiros estão também filhos da desagregação familiar; da falta de planejamento familiar; do descaso; do desamor e da fatalidade, como o Abrigo Feminino Terra Fértil, no município de Goiânia, que acolhe meninas.

Esta instituição recebeu a MCAPIBGOIÂNIA, na tarde do dia 26 de agosto de 2014, para uma visita com culto. O grupo de Mulheres Cristãs em Ação da Primeira Igreja Batista em Goiânia, procurou levar um pouco de conforto e esperança encontrados na Palavra de Deus, mas retornou trazendo uma séria reflexão sobre o desamparo da infância no Brasil. A de que a responsabilidade deve ser dividida entre vários sujeitos, sujeitos bastante passivos, diga-se de passagem.  A família atual, a sociedade e o Estado brasileiros.


Imagem:  Sunamita Magalhães (arquivo pessoal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!