quinta-feira, 30 de outubro de 2014

UFMBPIBGOIÂNIA 2014 - 18o. RETIRO ANUAL DE ORAÇÃO



Descansarei, pois sei que és Deus! Esta frase, colocada como conclusão de uma das músicas cantadas durante o Retiro de Oração edição 2014 da UFMBPIBGOIÂNIA, descrevia o sentimento que cada participante levava ao deixar o Salão Social do edifício residencial Sílvio de Melo, na região central de Goiânia, no último dia 28 de outubro.

A 18a. edição do evento, que teve como Tema: "ANDANDO EM ESPÍRITO" e por Divisa João 15.4: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo de si mesmo não pode produzir fruto, se não estiver na videira. Permanecei em mim e Eu permanecerei em vós”, foi  realizada com um bom grupo de senhoras presentes durante o decorrer do dia, incluindo convidadas da anfitriã, irmã Dagmar Lustosa.

A abertura se deu às 9 horas da manhã e a programação se estendeu até  às 16 horas, incluindo uma pausa para o almoço. O encontro começou pelo café da manhã, uma cortesia da anfitriã e ao final também foi servido um farto e saboroso lanche. Mas a principal ênfase foram as orações, propriamente ditas, as individuais e as coletivas. 

  Foram ainda bastante concorridos os intervalos destinados a compartilhamento espontâneo de experiências com Deus, através de  orações. Várias irmãs se manifestaram  narrando, em pormenores, suas buscas por respostas do Senhor sobre inquietações e angústias pessoais. 


Enumeraram entre as formas de resposta de Deus, a "resposta imediata", a "resposta demorada" e a "resposta negativa". Houve unanimidade entre as presentes sobre o fato de que o Senhor se sensibiliza ante as inquietações daqueles que o buscam, respondendo-lhes sempre, porém, de acordo com sua vontade, definida em Romanos 12.2, como sendo boa, agradável e perfeita.




 


Relataram ainda uma curiosa resposta de oração,  a "resposta- esclarecimento", na qual, segundo elas, o Senhor esclarece eventuais dúvidas, aponta direções para o futuro e consola. 

Foi mencionada ainda uma última modalidade de resposta do Senhor às orações dos seus fiéis, ao que denominaram "resposta frustrada". Como ilustração foi lembrado o reiterado pedido do apóstolo Paulo para que fosse removido um problema ao qual ele próprio denominou "espinho na carne", sendo que a negativa do Senhor veio acompanhada da afirmação: "a minha graça te basta".


Foi observado ainda por uma das irmãs que, nos dias atuais, quando grande parte de grupos religiosos  enfatizam apenas a saúde, a riqueza e o sucesso, o cristianismo, que permanece incluindo o sofrimento, a frustração e a cruz, tornou-se menos atrativo para muitos. "Mas, ao contrário do que querem fazer crer muitas destas doutrinas equivocadas, não há cristianismo sem cruz. O que equivale, muitas vezes, a precisar incluir no desenrolar da vida cristã, alguns desejos frustrados, minhas irmãs", disse uma das presentes.


Convidada participando com depoimento e pedido de oração
Com estas e outras reflexões sobre a oração, justificava-se para a maioria das participantes, a interrupção das atividades em plena Terça-feira para se juntar ao grupo, na Edição 2014 do Retiro Anual de Oração da União Feminina Missionária Batista, da Primeira Igreja Batista em Goiânia.


"Descansarei, pois sei que és Deus!"

"Descansarei, pois sei que és Deus!"

"Descansarei, pois sei que és Deus!" 


Imagens:   Suely Barcelos/ UFMBPIBGOIÂNIA  e  Simã Curty (colaboradora). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!