segunda-feira, 14 de julho de 2014

UFMBPIBGOIÂNIA 2014 - GINCANA BÍBLICA



"No tempo em que, entre as casas das cidades brasileiras não havia cerca, tinha um pé de jatobá no quintal da vizinha onde as crianças da vizinhança iam colher frutos maduros. Certo dia, uma menina bem pequena tendo ido catar algumas vagens embaixo daquela árvore, encontrou ali, um ninho de galinhas cheio de ovos. Ajeitou a saia de seu vestidinho, colocou os ovos no mesmo e voltou alegre para casa. 
– Mamãe, encontrei muitos ovos, disse.
-Temos galinhas? A mãe perguntou.
- Não, disse a pequena. 
- Então vá ao mesmo lugar e coloque os ovos de volta. Ordenou a mãe.
A lição foi bem aprendida e toda vez que eu encontro algo, supostamente esquecido ou perdido, lembro do episódio dos ovos que mamãe me fez devolver". 


“Podem me prender, por causa da última lei votada no país, mas acredito que a educação dos filhos envolve disciplina e disciplina envolve palmadas, chineladas e restrições, desde que aplicadas com amor e moderação.  O responsável pela formação de uma pessoa deve estar presente, acompanhar e orientar o processo até que o educando esteja maduro para decidir por si mesmo". 

“Penso que, entre as maiores razões de estarmos presenciando a desagregação da família, estão o egoísmo e uma suposta defesa de amor próprio e direito a um recomeço. Muitas pessoas, advindas de casamentos mal sucedidos, incluindo as com crianças pequenas, tem trazido para a convivência com sua família pessoas estranhas. Tal atitude tem proporcionado uma atmosfera de conflitos internos de várias naturezas, não raro terminando em tragédias, onde as principais vítimas são, notadamente as crianças".

Estas foram algumas das ponderações levantadas por sócias da MCAPIBGOIÂNIA no início da programação do último  dia  03 de Junho de 2014, em face da então recente aprovação pelo Congresso Nacional do Projeto de Lei conhecido como Lei Palmada. O assunto foi abordado pela  MCAPIBGOIÂNIA, quando promovia uma Gincana Bíblica com o tema Família, dirigida pela Coordenadora da Comissão de Programas, irmã Alcini  Sousa Santos.

A irmã Odete Daris iniciou  a reunião por uma devocional com cânticos, considerações e orações. Em seguida, a irmã Alcini leu no Salmo 33 a sequência entre os versos 12 e 14, que diz: “Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança. O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra”. A dirigente observou: “Infelizmente, Satanás tem entrado na igreja, não só pelos membros como também pela liderança". De acordo com a mesma, uma geração doutrinariamente bem conduzida, certamente começaria investindo na base, a seu ver, a família.  A seguir, passou a enumerar o que considera as características essenciais de uma família saudável, como respeito, cooperação, união, amor e perdão.  

Respeito 
Dividindo o grupo maior em dois menores, a Coordenadora estipulou como 1ª tarefa, dar a cada grupo um nome de família. Depois, pediu que os grupos encontrassem na Bíblia, pelo menos cinco exemplos de famílias onde o respeito tenha sido vivenciado.  Com os textos encontrados e lidos, fomentou-se um espontâneo acalorado período de discussão com ponderações e trocas de experiências relacionadas ao atributo respeito. Discutiu-se neste momento, a conhecida como  “Lei da Palmada”, votada naquela semana pelo Congresso Nacional, momento em que foram explicitados alguns pontos de vista, como os descritos no início destas considerações.

Cooperação e união
Para demonstrar a importância deste quesito na realidade familiar, a dirigente distribuiu peças de  uma imagem segmentada que deveria ser montada por cada grupo. Venceria o grupo que formasse a imagem em menor intervalo de tempo.






Amor
A tarefa consistia em completar a  expressão “Amar é...”, por meio de uma representação artística como cântico, encenação ou poesia. Um dos grupos cantou o Hino 380 do Cantor Cristão, em cujas primeiras linhas o autor afirmou: "Qual adorno desta vida, é o amor." Repetindo: "É o amor". 
Então, a dirigente considerou que o amor relacionado à família, não deve ser apenas demonstrado, mas que o mesmo deve ser claramente expresso, verbalmente. Exemplifica com a ilustração do lavrador que todos os dias em frente à sua plantação dizia: “oh, meus pés de alface, vocês estão tão bonitos, tão verdes e tão grandes! Acrescentou que, à medida em que o tempo ia passando e as plantas iam crescendo, o lavrador aumentava o volume de sua voz. Continuou contando que quando a lavoura estava muito grande ele já tinha posto caixas de som bem potentes em pontos estratégicos do terreno por acreditar que o seu incentivo ajudara no desenvolvimento, no crescimento e até na fertilidade de suas plantas. Por esta razão, continuava a elogiar: “oh, meus pés de alface, vocês estão tão bonitos, tão verdes e tão grandes!”

Perdão
A apresentadora teceu considerações sobre os malefícios da negação de perdão, lembrando que os pesquisadores encontram várias doenças orgânicas oriundas de situações mal resolvidas na área emocional. 
Alegou que, mesmo a depressão, em alguns casos, pode estar relacionada a raízes de amargura e a perdão não concedido. Alegou ainda que não se concebe uma família feliz sem a prática do perdão, tanto concedendo quanto pedindo, frisou. E terminou afirmando que uma família saudável deve ter como parâmetro as recomendações da Bíblia Sagrada. "Uma completa coletânea de saber, capaz de orientar as famílias que desejam  promover a formação das pessoas, integralmente", disse.
 
A irmã  Alice Mariano chegou ao final da reunião da MCA local, porque estivera com um grupo da igreja distribuindo folhetos a torcedores em um jogo amistoso da Seleção Brasileira no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. A mesma relatou que ao abordar alguém para receber um folheto, a pessoa geralmente demonstrava desinteresse, mas à medida que informava que no verso do mesmo encontrava-se a tabela dos jogos da Copa 2014, a pessoa  mudava de ideia e ficava com um deles.

Curioso notar que o observado pela sócia da MCA com relação aos folhetos, acabara de ser reforçado durante aquele estudo no qual ficou demonstrado que a um conjunto de teorias estéreis,  regras e normas desvinculadas da realidade, o interlocutor torna-se impassível. O evangelho é recebido, quando encontra eco na realidade pessoal do interpelado.

Curiosamente, os dois casos convergiam para o mesmo ponto. Comprovando que, com relação aos ensinos da Palavra de Deus, não existem meras coincidências. Neste particular, torna-se especialmente encantador, quando se atenta para o registro de Mateus 10.30, que afirma: "E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados".

E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.

Mateus 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!