domingo, 15 de junho de 2014

MINISTÉRIO COM SURDOS PIB EM GOIÂNIA PERDE UM DOS PIONEIROS

Batizado em  25 de agosto de 1985
 
Segundo notícias divulgadas em rede social, faleceu Walter Rodrigues de Jesus, um dos pioneiros do Ministério com Surdos da PIB em Goiânia.

Traços de sua biografia e participação na PIB em Goiânia, foram publicados em Coluna denominada "CONHECENDO NOSSO IRMÃO", no Boletim Impresso Semanal da igreja em I TR 2008.




Conhecendo Nosso Irmão

Walter Rodrigues de Jesus é membro da PIB em Goiânia desde o dia 25 de agosto de 1985, quando foi batizado. Completou 60 anos no último dia 06 de abril. É solteiro, alfabetizado na escola regular, onde concluiu o Ensino Fundamental e comunica-se por LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais). Tem 30 anos de vida cristã, sendo que os primeiros deles foram vividos na Igreja Assembléia de Deus. Chegou à PIB em Goiânia nos primórdios da organização do Ministério com Surdos, hoje Dynamis. Esteve entre os pioneiros e ainda hoje é um dos membros mais assíduos, com uma presença marcante e um sorriso sempre simpático.


Sua história de vida remete à de um outro homem que, acometido de uma surdez progressiva descreveu seu drama por meio de uma carta, o Testamento de Heiligenstadt, em cujo preâmbulo pode-se ler:“Ó homens que me tendes em conta de rancoroso, insociável e misantrôpo, como vos enganais. Não conheceis as secretas razões que me forçam a parecer deste modo”. Mais adiante: "Falai mais alto, gritai, pois eu estou surdo". E ainda: “Para mim, já não há encanto na reunião dos homens, nem nas palestras elevadas, nem nos desabafos íntimos. Só a mais estrita necessidade me arrasta à sociedade”. Conclui: “E assim vivi este meio ano em que passei no campo. Mas que humilhação quando ao meu lado alguém percebia o som longínquo de uma flauta e eu nada ouvia! Ou escutava o canto de um pastor e eu nada escutava!  Data: Heilligenstadt, 6 de outubro de 1802. E  assina: Ludwig Van Beethoven.

Segundo a Folha on line, edição de 10/04/2008, o Brasil tem cerca de 5,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, que certamente compartilham da solidão do célebre compositor alemão. Mas para Walter e para os outros mais de 70 irmãos surdos no âmbito da PIB em Goiânia, tal sensação é amenizada pela comunicação através da Língua Brasileira dos Sinais e pelos sinais do amor fraternal, em cuja prática a Igreja é edificada. Em cultos mistos, o irmão Walter enleva a alma dos ouvintes quando toca a sua Flauta Doce. É autodidata no instrumento que tem sempre de pronto, guardado em um saquinho de pano na mochila. Simples e acessível, como a salvação por Jesus Cristo.


Hinos cujas melodias ama entoar com sua flauta : Firmeza (CC  366); Firme na Rocha (CC  367) e Confiança (CC 368).


Livro da Bíblia que mais lê: Salmos 96 (justifica que gosta dos Salmos por causa do louvor a Deus que eles expressam).


Mensagem à Igreja :“ Só Jesus Cristo pode salvar. Gostaria que a igreja continuasse dando muita atenção ao  Ministério com Surdos,  o Dynamis”

  fonte: Imagem do Boletim Impresso PIB Goiânia número do I TR2008 e texto com transcrição Literal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!