sexta-feira, 6 de junho de 2014

MULHERES CRISTÃS EM AÇÃO GOIÁS - ACAMPAMENTO 2014


 

O Acampamento Estadual da Organização Mulheres Cristãs em Ação das igrejas batistas do Estado de Goiás, ocorreu em duas diferentes datas, devido ao grande número de inscritas, cerca de 500 mulheres, para as acomodações restritas do ACAMBAGO (Acampamento Batista Goiano), onde é realizado o evento, anualmente. 

Com o tema FAMÍLIA, O IDEAL DE DEUS PARA O SER HUMANO, a edição 2014 realizou o primeiro acampamento entre os dias 11 a 13 de abril e o segundo, no último final de semana do mês, entre os dias  25 e 27 .  

Atuaram como preletoras a jornalista Elza Sant'Anna do Vale Andrade (Coordenadora Nacional da MCA-UFMBB); a Educadora Religiosa Wlandete do Rosário Silva Hensley (Ex Diretora Executiva da UFMBG e a Delegada de Polícia Adriana Accorsi (Titular da Secretaria Municipal de Defesa Social de Goiânia).
 

Com uma agenda extensa durante os dois Acampamentos desta edição, a Coordenadora Nacional da Organização MCA, Elza Sant'Anna do Valle Andrade, ministrou palestras com apoteoses em cultos noturnos, dirigiu dinâmicas e divulgou o extenso e qualificado trabalho da União Feminina Missionária do Brasil. 

A jornalista, que é também editora/redatora da revista feminina Visão Missionária, desenvolveu o tema do ano escolhido pela CBB: “FAMÍLIA, O IDEAL DE DEUS PARA O SER HUMANO", explicou, muito didaticamente, a Estrutura da Organização feminina batista no Brasil, nos níveis nacional até o local; falou sobre o trabalho das Organizações-filhas Amigos de Missões, Mensageiras do Rei, Jovens Cristãs em Ação e Mulheres Cristãs em Ação e divulgou os principais desafios e metas  da Organização feminina batista no Brasil.

 
Elza Sant'Anna, trouxe informações sobre os projetos desenvolvidos pela União Feminina Missionária Batista do Brasil como a Educação Cristã Missionária que é promovida em duas escolas missionárias batistas, sob a responsabilidade da Organização Feminina da denominação,  o CIEM e o SEC; o PROMI (Projeto de Mulheres Intercessoras) que, segundo ela, ora a favor da mulher enquanto pessoa, da família desta mulher, da denominação em todos os níveis e pelos governantes em geral.

A líder nacional trouxe ainda muitos outras informações úteis com respeito à denominação batista e esclareceu dúvidas, especialmente as relacionadas a adequação às exigências da legislação brasileira. Como exemplo, informou que toda a prestação de contas na Organização feminina local, passa pela tesouraria da igreja a ela vinculada. Segundo a líder, uma exigência da legislação vigente do país. Esclareceu ainda que, de acordo com o Estatuto da UFMBB, a Coordenadora Geral é responsável por tudo perante a igreja local.

Elza Sant'Anna divulgando a Educação Cristã Missionária no Brasil 
Durante apresentação da Estrutura da  MCA da União Feminina Batista do Brasil



Wlandete Hensely falando sobre seu ministério nos EUA
Wlandete Hensley falou ao auditório grande,  mas dirigiu-se especialmente às meninas e jovens, que puderam participar de estudos específicos para sua faixa etária, já que a edição 2014 procurou  beneficiar mais diretamente as Mensageiras do Rei e as Jovens Cristãs em Ação.

Falando às jovens
Durante sua exposição, a preletora fez um relato autobiográfico que intitulou "Coisas que Deus Faz",  no qual enumerou todas as etapas de sua vida cristã. Iniciou pelo trabalho no Campo Goiano como Diretora Executiva durante 22 anos que encerrou com seu casamento com o viúvo Pr. Robert Lee Hensley, missionário norte-americano que atuou no mesmo campo por mais de 30 anos, como Diretor Executivo da Convenção Batista Goiana.

Finalizou, projetando imagens a partir de Power Point e explicando verbalmente seu ministério nos Estados Unidos da América, desde seu casamento, quando passou a atuar ao lado do esposo, também na assistência à sua família de três filhas, genros e netos, frutos do casamento do mesmo com a primeira esposa.

Wlandete encerrou sua participação no acampamento que tinha como tema a Família como ideal de Deus, demonstrando ser muito feliz e estar realizada como mulher, como cristã e como pessoa.  "Deus mudou a minha história, deu uma grande guinada. Deus me deu o pacote pronto, uma família completa", concluiu.


Divulgação- Edição 2014





Imagem: Reprodução/Facebook
Uma novidade nesta edição 2014 do Acampamento da MCAGO, foi a inserção do tema Violência contra as Mulheres. O assunto foi tratado pela Delegada de Polícia Adriana Acorsi, convidada para o acampamento. 

A edição 2014 do Acampamento da Organização Mulheres Cristãs em Ação, além de ter trazido para o centro das discussões o espinhoso e doloroso assunto, comoveu ainda mais com a presença e depoimentos de três vítimas, com sequelas, desta modalidade de violência.

Vítima  de violência doméstica presente na edição 2014 do Acampamento MCAGO
O conceito de violência é abrangente, mas para a Organização Mundial de Saúde (OMS) violência pode ser definida como “o uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Avante Brasil (http://institutoavantebrasil.com.br/topicos/mapa-da-violencia-contra-a-mulher/), uma pesquisa global realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apontou que mais de 35% das mulheres do mundo já experimentaram tanto violência física e/ou sexual partindo dos parceiros íntimos ou violência sexual de não-parceiros. 

 

No Brasil, embora muitos avanços tenham sido alcançados, especialmente depois de 2006 com a Lei Maria da Penha, estatísticas atuais demonstram que são registrados 4,4 assassinatos a cada 100 mil mulheres, número que coloca o Brasil no 7º lugar no ranking de países nesse tipo de crime. E um levantamento feito pelo Instituto Avante Brasil apontou que 40.000 mil mulheres foram vítimas de homicídios no Brasil, entre os anos 2001 e 2010. Foram cerca de 40.000 mulheres no País, vítimas da Violência contra a Mulher.


Existem inúmeros tipos de violência, não só dirigidos à mulher, mas ao homem, à criança, ao adolescente, ao jovem e ao idoso por exemplo, mas historicamente as maiores vítimas estão entre os segmentos mais vulneráveis, fazendo mais vítimas entre as mulheres e as crianças. Assim, a violência contra a mulher é fenômeno universal que atinge, indistintamente, todas as classes sociais, etnias, religiões e culturas, indiferente aos níveis de desenvolvimento econômico e social.  

Mas como diz uma frase, repetida pelas ondas do rádio em Goiânia neste ano de 2014, como parte de campanha promovida por uma agência de proteção à mulher: “A violência contra a mulher faz barulho, mas é o seu silêncio que mais preocupa”.

Flores do ACAMBAGO


MÚSICA
 
Música vigorosa e inspirada, dirigida por duas duplas de irmãs, Lea Nunes e Leila Nunes e Marisa Mota  e Marilda Mota. 

 




Flores do ACAMBAGO


 DESFILE TEMÁTICO
 Noite Japonesa ou Chinesa

Reprodução/Facebook
Reprodução/ Facebook
Reprodução/Facebook
Imagem: material de divulgação Acampamento MCAGO 2014


LIDERANÇA
Da esquerda para a direita - Helena Gontijo e Rute Naves- Respectivamente vice Coordenadora  e Coordenadora Estadual MCAGO
Odete Daris - Coordenadora - Geral  Estadual da UFMBG
Maria Sebastiana  ou Tiana - Diretora Executiva UFMBG
Odete Daris (UFMBG),  Elza Sant'Anna  (UFMBB) e Waldelísia Duarte (JCAGO)
Waldecy Oliveira  (Coordenadora do Programa SOS Oração da UFMBG)
Flores do ACAMBAGO

PARTICIPAÇÕES


"Falo em nome da parte mais frágil em nossas igrejas, infelizmente. Apelo às irmãs para que encorajem e apoiem seus maridos, filhos e netos para o trabalho da igreja"
 (Jorge Roque- Secretário UMHBGO)

União Missionária de Homens Batistas Goiás falando durante o Acampamento 2014
Diretora Administrativa da Convenção Batista Goiana falando às acampantes


Outros temas relacionados à família cristã abordados nesta edição, foram o incentivo à prática do Culto Doméstico e a importância do Ensino cristão na Infância. 
Divulgação da ONG Asas de Socorro- 1o. Acampamento
Divulgação da ONG Asas de Socorro- 2o. Acampamento
Divulgação de Águas de Meribá
Flores do ACAMBAGO


REVENDO E ABRAÇANDO AMIGAS E PARENTES














Flores do ACAMBAGO

PARTICIPANDO A SÓS E EM GRUPOS
Reprodução Facebook
Reprodução/facebook




 
 
 
 
Flores do Acambago
   
AVALIANDO  


Flores do Acambago

BASTIDORES
Nenhum evento pode ser bem sucedido sem contar com um serviço eficiente na retaguarda. A edição 2014 do Acampamento Anual da MCAGO contou com uma equipe experiente, leal e muito dedicada.
Maria Sebastiana ou Tiana (Diretora  Executiva UFMBG)- à direita
Cooperando na cozinha
Cooperando na distribuição de Literatura da editora da UFMBB


Cooperando na cozinha
 cooperando na Cozinha
Cooperadoras da cozinha
 cooperando na Cantina
Flores do ACAMBAGO

ENTREVISTA
Trechos de Entrevista com Elza Sant'Anna do Valle Andrade, concedida após o Acampamento da MCA em Goiás, Edição 2014 




Em uma parede, afixado ao lado da lista dos nomes das mulheres batistas do Estado de Goiás, estava um bonito cartaz floral com curiosos dizeres. Ao lado da gentil saudação, um sutil e sugestivo convite para o próximo evento da UFMBG.

De propósito ou coincidentemente, a mensagem remetia às comemorações do JUBILEU DE BRILHANTE, pelos 75 anos da União Feminina Missionária Batista do Estado de Goiás. O evento ocorrerá no próximo dia 19 de julho, nas dependências do templo da Primeira Igreja Batista em Goiânia, onde todas são convidadas e, ao mesmo tempo, anfitriãs. 

Contando com cada mulher batista do Estado nas comemorações dos 75 anos da União Feminina Missionária Batista em Goiás, tudo será, de fato, brilhante!



Imagens: Tayrini Graciana/ Liomar de Borba  e Reprodução/ Facebook

Um comentário:

  1. Parabéns pelo belo trabalho Carmelita! Deus a recompense por tanto zelo com esta obra! Abração, Tatiana, CBG.

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!