segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

EMBAIXADORES DO REI EM GOIÁS FORMANDO NOVOS CONSELHEIROS


“Existem apenas duas atitudes com relação aos meninos, ou os levamos a Cristo ou os impedimos”



Marcado por muita vibração em tarde quente do último dia 04 de Janeiro, foi realizado o primeiro encontro do ano dos Embaixadores do Rei do Estado de Goiás. Ao evento, que teve duração aproximada de quatro horas, no templo da Igreja Batista do Setor Crimeia Leste na capital do Estado, compareceram cerca de 200 pessoas,  sendo a maioria composta de meninos, que vestiam camisetas nas cores de seus Fortes, representando diferentes regiões.

Ao evento, onde compareceram meninos bem pequenos conduzidos pelos responsáveis; simpatizantes; apoiadores e parceiros, inclusive mulheres, foi caracterizado pela ordem, disciplina e alegria. A solenidade foi encerrada com um jantar servido no pátio interno da igreja anfitriã, preparado por uma equipe de parceiros voluntários que se desdobraram oferecendo uma refeição deliciosa e completa. Além do prato principal, arroz com estrogonofe e salada, estavam montadas elegantes mesas de frutas e doces, onde os jovens, de modo ordeiro e educado, se serviam das frutas e guloseimas. 



Foi feita a entrega das credenciais a representantes dos 34 novos Conselheiros de Embaixadores do Rei, que foram capacitados  por meio de um curso promovido pela União Missionária de Homens Batistas de Goiás no final do ano de 2013, com vistas a ajudar as igrejas do Estado a prestarem uma melhor assistência  à faixa etária.
Durante entrega de Credenciais aos novos Conselheiros de Embaixadores do Rei


CONSELHEIRO APRESENTANDO  SOLO


 

Líder falando aos jovens durante o  Encontro 

Durante a cerimônia, além de avisos e homenagens, foi feita a divulgação do Acampamento Estadual de Verão dos Embaixadores do Rei-GO edição 2014, que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de Fevereiro, assim como a promoção de outras atividades, como um treinamento para combate a incêndio que será ministrado por um parceiro que atua junto ao Corpo de Bombeiros do Estado.






Foram homenageados ainda, no decorrer do Encontro, os embaixadores do Rei veteranos do Estado de Goiás. O irmão Ériton Rocha Oliveira, atuando como interlocutor dos mesmos, esboçou um breve histórico desta Organização. Informou que a Organização Embaixadores do Rei foi criada nos Estados Unidos da América no ano de 1908, trazida para o Brasil em 1968, tendo sido primeiramente implementada no Rio de Janeiro. Informou ainda que, no Estado de Goiás, foi implantada pelo Pr. Musgrave, referindo-se ao Pr. James Everett Musgrave, que trabalhou na região na década de 1950.

Participou ainda da cerimônia, o Conselheiro Emérito dos Embaixadores do Rei-GO, irmão Antônio Ferreira de Souza, da Igreja Batista em Vila Pedroso. O mesmo reforçou, por meio de sua oração à frente do grupo, o pensamento que defende em relação ao apoio  aos Embaixadores do Rei, dizendo: “Senhor, nós lutamos para tirar estas crianças da rua, resgatá-las do mundo e trazê-las-as para a tua maravilhosa luz”.

A cerimônia teve como orador o Pr. José Cordeiro Waldecy, cuja fala baseou-se no texto de Paulo aos Romanos 8. 8-28. Ele se dirigiu aos jovens revelando ter sido ateu por muitos anos. Desfilou um variado currículo desta fase, relatando que foi sambista da Portela, jogador de futebol, torcedor fanático e marinheiro na Marinha do Brasil. Segundo ele, veio a converter-se mediante uma derrota de seu time. Mais tarde tornou-se pastor e, embora, ele próprio nunca tenha sido um Embaixador do Rei, como pastor batista fundou algumas embaixadas em Goiás, em Brasília (DF) e em Pernambuco, por compreender, segundo ele, a importância da Organização para a Igreja.

Aconselhou os jovens a fugirem, do que chamou armadilhas de nosso tempo, citando entre elas o Consumismo. Salientou que, especialmente as camadas menos experientes da população tendem a ser atraídas para muitos dos argumentos enganosos da publicidade, sobretudo, quando os mesmos apelam ou tocam suas emoções. Citou, por exemplo, o fato de as marcas se insinuarem como senhas seguras para inserção social. Concluiu dizendo que a Bíblia aponta para o temor do Senhor como o principal elemento e imprescindível à felicidade. Concluiu advertindo que, ao contrário da direção em que aponta o apelo consumista de nosso tempo, devemos valorizar as pequenas coisas, como a paz, a saúde, a liberdade e a alegria.

 

 

Depois de muitos agradecimentos dirigidos à igreja anfitriã pelas acomodações e carinho para com a Organização, aos colaboradores que trabalharam para a realização do evento, pelo empenho das igrejas em enviar os jovens e pelos apoiadores voluntários que cooperaram nas diversas áreas, o líder estadual dos Embaixadores do Rei em Goiás, irmão Jorge Roque, Secretário - Geral da UMHB-GO, disse: “Existem apenas duas atitudes com relação aos meninos, ou os levamos a Cristo ou os impedimos. Nesta questão, a neutralidade não existe”, reforçou.

A frase, certamente fará eco em muitas partes do Estado no âmbito da realidade batista, sobretudo no coração de seu povo e de seus líderes. Testemunhas que são da crescente onda de violência que assola todo o território goiano, com horizontes sombrios para as próximas décadas. Uma vez que grande parte da juventude do Estado se embrenha pelos descaminhos das drogas e nas rotas da delinquência, matando e morrendo antes dos trinta anos.

Paradoxalmente, os mesmos adultos que param estarrecidos perante uma juventude que se perde, chorando seus filhos e os filhos de seus filhos, sucumbem ante o mesmo fascínio: riqueza, beleza, poder, paixões e vícios. Restando como alternativa, apontar culpados. Pela via tão conhecida quanto estéril, a de retocar o discurso pelo aprimoramento da retórica.

JOVENS ATENTOS DURANTE ENCONTRO














DEPOIMENTOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!