segunda-feira, 21 de outubro de 2013

EVA BEZERRA 86 ANOS - CULTO POR ANIVERSÁRIO E HOMENAGEM

Em figurino com estampa floral, as unhas bem feitas e usando os brincos combinados com o colar, como sempre gostou, a irmã Eva Bezerra dos Santos permaneceu atenta a cada palavra proferida durante culto realizado no dia 10 de setembro de 2013, pela comemoração de seu 86o. aniversário.

Na ocasião, além de um grupo bastante representativo da União Feminina Missionária da Primeira Igreja Batista em Goiânia, estavam representadas algumas das Organizações batistas do Estado de Goiás, como a União Feminina Missionária Batista em Goiás, a Associação das Esposas de Pastores Batistas em Goiás e a Convenção Batista Goiana, para  uma homenagem à aniversariante. 

 A ideia foi demonstrar apreço à irmã Eva Bezerra pelos relevantes serviços prestados à denominação no Centro do Brasil, através dos múltiplos papéis que desempenhou, como membro de igreja, esposa de pastor, mãe cristã e sócia da MCA, mas sobretudo desejavam homenageá-la como líder pioneira da União Feminina Missionária Batista no Estado.

A irmã Odete Daris, Coordenadora-geral da UFMB da Primeira Igreja Batista em Goiânia e atual Presidente da U FMBG, disse que as homenagens às pioneiras se justificam porque elas são o alicerce da Organização, ressaltando que  que é justo lembrar o trabalho  de mulheres como a irmã Eva Bezerra, pela dedicação e fidelidade com que serviram  à Organização feminina batista no Estado de Goiás, por tanto tempo e em tempos tão difíceis. 

A irmã Waldecy Oliveira da Costa que falou em nome da UFMBG disse que é legítimo e oportuno homenagear as veteranas em vida. Trouxe à memória dos presentes algumas lembranças comuns e agradeceu à homenageada, reconhecendo a relevância de sua atuação junto aos batistas goianos ao longo  mais de seis décadas. 

Em seguida, leu o texto bíblico em Provérbios 4.18, que diz: "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito",  estabelecendo um paralelo entre o significado do texto lido com a vida da homenageada.  Afirmou que  testemunhou pessoalmente na vida da irmã Eva a verdade de que a luz do crente náo se apaga. Disse que a viu atravessar algumas tempestades, mas paralelamente via sua lamparina sempre acesa e brilhando ainda mais. Alegou que era como a luz da aurora, que progressivamente vai  brilhando mais e mais caminhando rumo a atingir o dia  perfeito. Alegou que irmá Eva tornou-se uma mulher forte justificando com o um pensamento do escritor britânico George Herbert, que diz: "É durante as tempestades que os carvalhos aprofundam as raízes".

Prosseguiu, lembrando que a pioneira tem deixado um rastro luminoso em Goiás como mulher guerreira, que sempre teve um olhar de misericórdia sobre circunstâncias e pessoas. Alegou que a mesma sempre amou UFMBG, trabalhando e orando pela Organização e sendo uma inspiração como mãe, mulher cristã e esposa de pastor. Afirmou que ela foi uma inspiração, inclusive para si mesma. "Minha própria família fez muitas trocas com esta "família de olhos azuis". Por tudo isso, a gratidão da UFMBG, nesta oportunidade", arrematou.




"A história da família da irmã Eva e seu esposo, o Pr. Crespo se mistura com a da Convenção Batista Goiana", afirmou o Pr. Sérgio Vaz, atual 2º. Vice-Presidente da Convenção Batista Goiana.  

Prosseguiu ressaltando as virtudes da vida e ministério da família com ênfase em seu compromisso com Deus no Estado de Goiás, segundo ele,  construindo a história dos batistas neste Estado. Mencionou ainda o nome de um dos filhos do casal, hoje o Pr. Ebenézer, dizendo-se amigo pessoal do mesmo desde os tempos da mocidade, na Igreja Batista de Vila Coimbra.

Em seguida leu o Salmo 128. 1-4, que diz: "Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor". Observou o fato de o salmista não mencionar bens materiais ao reportar-se à felicidade. E, informando que o esposo da irmã Eva, era pastor e educador e ela, professora e mãe dedicada de 16 filhos, voltou-se para os presentes e indagou: "E, a respeito de bens?  Tiveram o suficiente" , disse, concluindo.
Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.

Salmos 128:1-4
Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.

Salmos 128







Neste ponto, a anfitriã pediu a palavra e justificou que não era possível segurar a ansiedade por se expressar por causa da intensidade de sua emoção naquele momento. Tinha a voz menos potente do que o habitual, mas demonstrava a mesma animação de espírito e lucidez que sempre a nortearam. 

Em sua comunicação franca e clara disse que é pernambucana de nascimento, mas até se esquece que é de outro Estado, acrescentando que trabalhou, somente na Primeira Igreja Batista em Goiânia, por cinquenta e um anos e meio.

E, entre outras coisas, disse: "Se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria à causa do Senhor em Goiás". Terminou alegando que trabalhar para o Senhor em Goiás foi seu grande prazer na vida e, concluiu, declarando-se:  "Eu amo a todos vocês, meus irmãos no Senhor!" 











Em seguida, a irmã Maria Amâncio Gonçalves, representando a Primeira Igreja Batista em Goiânia, lembrou a atuação da irmã Eva Bezerra em palestras,  abordando temas como a Participação  da Mulher na Igreja, a Responsabilidade na Criação de Filhos e a Fidelidade no Testemunho Cristão. Lembrou também sua assiduidade e dedicação junto à Organização Mulher Cristã em Ação.  

Ézia Rodrigues falando pelas Esposas de Pastores em Goiás
A Associação das Esposas de Pastores Batistas em Goiás ofereceu uma lembrança à homenageada. O grupo tinha como porta-voz sua atual presidente, a irmã Ezia Rodrigues. Ela  também dirigiu algumas palavras de apreço à irmã Eva Bezerra, dizendo: "Como esposas de pastores estamos sempre aprendendo porque a própria Bíblia nos desafia a um crescimento  constante". Depois, disse que Deus tem um desafio na vida de todas as mulheres cristãs, porém desafios peculiares na da esposa de pastor. "Uma tarefa nem sempre fácil", lembrou. 

Prosseguiu com a leitura do Salmo 92, 12-14, onde está escrito: "O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos". E, voltando-se aos presentes, reforçou: "O propósito de Deus é que cumpramos nossa missão e demos frutos".  Dirigiu novamente o olhar à homenageada e afirmou: "a senhora está bem cuidada e é estimada em seu meio. Nosso desejo é que continue dando frutos, como mensageira de Deus, que sempre foi".



Vida e Trabalho

Em seu trabalho por várias regiões do Estado de Goiás,  o casal fundou, revitalizou e cooperou com igrejas batistas. Em idade avançada o Pr. Carlos Crespo faleceu, mas sua memória ainda é respeitada entre o povo batista goiano, pelo serviços prestados à denominação e, pela qualidade do testemunho cristão que deixou.

A irmã Eva Bezerra dos Santos é natural de Pernambuco, mas adotou Goiás por Estado, no coração. Bem cedo casou-se com o Pr. Carlos Crespo, então viúvo e já com uma criança, tendo com ele vivido um feliz e fecundo casamento com muitos filhos. 

A irmã Eva Bezerra foi atuante por muitos anos entre os batistas goianos, mas tem seu nome relacionado sobretudo à UFMBGO (União Feminina Missionária Batista em Goiás), onde atuou como presidente, em pelo menos duas gestões: 1969 e 1979. Destacou-se em muitas frentes,  acumulando múltiplas funções, entre elas mulher, esposa de pastor, e mãe. Sendo professora, trabalhou durante 25 anos na área de Educação, como diretora de escola. 

Na biografia desta pioneira do trabalho batista feminino em Goiás, ficarão registrados os atos como um rastro de fé e força. Uma mulher cristã autêntica, professora por um quarto de século, mãe de 16 filhos e esposa de pastor por 58 anos, sem esmorecer. E, que ainda aos  86 anos de idade, conserva a altivez do espírito e a lucidez da mente.

Ficará também registrado que, na vida desta mulher cristã, embora tenha vivido uma vida modesta do ponto de vista material, nada parece ter lhe faltado e na velhice é amparada e acompanhada, carinhosamente, pelos filhos, noras, genros e netos. O que dá cor e joga luz sobre a afirmação de um sábio observador, contida no Salmo 37.25, que diz: “Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão”.


 CULTO E HOMENAGEM





____________________________________________________________________________________________________

HOMENAGEM










_______________________________________________________________

AMIZADE E ADMIRAÇÃO




_____________________________________________________________________________________________________
RECONHECIMENTO POR SERVIÇOS E TESTEMUNHO




(Imagens: UFMBPIBGOIÂNIAIMAGENS)

2 comentários:

  1. Parabéns! Querida Irmã Eva, sua vida é inspiração para todos nós.
    Parabéns aos irmãos que promoveram tão merecida homenagem.

    Pr. Euripedes e Simone

    ResponderExcluir
  2. Amo muito a imã Eva. Ela realmente é merecedora dessa homenagem. Que cada uma de nós possamos seguir esse exemplo de vida totalmente voltado para a Obra de Deus. Deus a abençoe! Edna Santos da Silva

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!