domingo, 20 de outubro de 2013

UFMBPIBGOIÂNIA 2013 - 17o. RETIRO DE ORAÇÃO




No dia 15 de outubro último,  a União Feminina Missionária Batista da Primeira Igreja Batista em Goiânia, realizou a 17a. versão de seu Retiro Anual de Oração. O Encontro aconteceu nas dependências do templo da PIB, iniciando-se às 13 horas e terminando por volta das 17 horas. A programação contou com três períodos bem distintos, a partir de temas sobre os quais se deveria orar, como: saúde dos crentes,  lideranças denominacionais e família e pátria brasileiras.


 
Ênfase na  saúde da Igreja  

Após listar os nomes de muitos irmãos da igreja local, que passam por lutas no campo da saúde, a Coordenadora Geral da UFMBPIBGOIÂNIA, irmã Odete Daris, dirigiu o cântico: "O Jardim de Oração" (Stella Câmara Duboisk- J.H. Filmore), já tradicional nos Retiros de Oração  do grupo feminino. Em seguida, a líder concedeu oportunidade para recitação individual de versículos bíblicos e procedeu à leitura do Salmo 40.11, em trecho onde diz: "Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade". Depois, discorrendo sobre  fé e oração, lembrou: "somos frágeis diante de um mundo pesado, opressor". Em seguida, relatou uma experiência pessoal na qual narrou um murro que levou gratuitamente,  nas costas. Disse que o mesmo foi desferido por uma pessoa desconhecida na rua, quando se dirigia com o esposo para orarem com uma crente que se desviara para o espiritismo. "Às vezes somos atingidos pelo inimigo de forma real e literal. Satanás está furioso contra nós", afirmou.
Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.
Salmos 40:11
Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.
Salmos 40:11
Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.
Salmos 40:11
Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.
Salmos 40:11

 
Na sequência, a irmã Aurinda Soares verbalizou seu sentimento de gratidão a Deus pelo reestabelecimento de sua sáude. Na oportunidade, também manifestou-se agradecida à igreja porque, segundo ela, foi consolada e confortada por muitos irmãos durante o período em que convalescia. Disse que recebeu orações, visitas, mensagens e flores. Concluiu, afirmando: “Com esta atenção fraterna, a gente se sente fortalecido”.


Ênfase na liderança da Igreja Cristã
A lista trazia como motivos de oração o serviço eclesiástico, a liderança da igreja local, o Departamento de Música da igreja,  o Departamento Infantil,  todos os pastores, a MCA, a diretoria da UFMB local em 2014 e a denominação Batista em Goiás, no Brasil e no mundo que enfrenta grandes desafios frente a mudanças nos valores sociais com profundas repercussões na família.

Seguiu-se o depoimento de uma das irmãs mais veteranas da MCA da PIB em Goiânia, a   irmã Divina Borges. Sua fala demonstrou a providência de Deus com relação à vida material do crente. Relatou que em tempos de muita privação material, trabalho pesado e falta de tempo em sua vida pessoal, enquanto  criava duas filhas, como único provedor,  orava a Deus com os olhos abertos, indo e retornando ao trabalho como lavadeira. Afirmou que, ao final de um tempo, o Senhor a ouviu e aliviou seu fardo com um trabalho mais leve no qual trabalhou por muitos anos, vindo a aposentar-se, podendo viver com dignidade a fase atual de sua vida.

Retomada a leitura no Salmo 40.1, pela Coordenadora-Geral, que leu o verso 1, onde afirma:  "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor", dirigindo mais um  cântico e procedendo à divisão do conjunto de sócias em grupos de quatro pessoas, para novo período de oração.


Ênfase na Família e Pátria






Ao final deste período, após ser servida uma fruta fresquinha em dia de muito calor, a irmã Odete Daris falou um pouco sobre a União Feminina Missionária Batista. Lembrou que a Organização tem uma proposta muito séria e deve portar-se como agência missionária que sempre norteou sua história de 105 anos no Brasil, completados  neste ano de 2013.





Na sequência, a irmã Dagmar Lustosa, da MCA local,  trouxe uma palavra de informação, advertência e incentivo às presentes, no sentido de que se disponibilizem para aceitarem cargos e tarefas na Organização, ao serem consultadas pela Comissão de Indicação para o ano de 2014. "Temos um grande potencial aqui, graças a Deus. Quem não sabe cantar pode declamar ou fazer qualquer outra coisa, contando que todas se disponham", reforçou.
Em novo período destinado a testemunhos, a irmã Alcini Sousa relatou a história de um pai de família que, há cerca de dois anos tentou suicídio. Levado ao hospital, sobreviveu, mesmo tendo apenas 2% de chances de sobrevivência. Agora, que convive com duas sondas, sua luta é no sentido de obter a possibilidade de reconstrução de seu esôfago, destruído na tentativa de suicídio, quando ingeriu refrigerante com soda cáustica. 

Assim, a irmã, que é esposa de pastor, pediu oração por este senhor, pela esposa do mesmo e pelas duas crianças do casal, antes de concluir: "Orem também pelos pastores e suas famílias, que vivem às voltas com muitas tragédias como esta, com os corações apertados. Temos muita tristeza e frustração por aquilo que não podemos resolver para diminuir o sofrimento das pessoas", desabafou.

Por último, a irmã Sunamita Magalhães, mencionou um problema de saúde que teve recentemente alegando que o mesmo a impediu de realizar as tarefas assumidas em quantidade e qualidade com que pretendia e desejava. Disse que, vítima de um  acidente, ficou primeiramente imobilizada e depois fragilizada diante de dores constantes. Terminou sua fala com um gesto de humildade, alegando que, mesmo desejando realizar o melhor no Reino de Deus sua prática está sujeita a faltas e que por estas eventuais falhas,  apresentava seu pedido de desculpas. 

No fechamento, a irmã Odete Dáris classificou o 17º. Retiro de Oração como uma reunião muito proveitosa, observando: “Participamos com o coração aberto e com humildade". O que era confirmado pelo ambiente  fraterno e amigo que se estendeu ao momento do lanche de encerramento nas expressões individuais das sócias que participaram de mais esta edição do Retiro Anual de Oração da UFMBPIBGOIÂNIA, neste ano de 2013. Para a honra do Senhor Jesus Cristo e pela felicidade da igreja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!