segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PRÊMIO NOBEL DE ECONOMIA 2011

A Real Academia de Ciências da Suécia anunciou nesta segunda- feira, em Estocolmo, a concessão do Prêmio Nobel de Economia de 2010, oficialmente denominado Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas, estabelecido em 1968. Tal premiação não integrava o grupo original de prêmios definido no testamento de Alfred Nobel, o magnata da dinamite, em 1895. O Comité do Sveriges Riksbank encarregado de atribuir o galardão, informou que os vencedores desenvolveram métodos para responder a questões como de que maneira o crescimento econômico e a inflação são afetados pelo aumento temporário na taxa de juros ou por um corte nessa taxa.
_________________________________________________________________________________________

Os vencedores- os dois ganhadores norte-americanos Thomas Sargent e Christopher Sims (imagem: www. g1.globo.com- foto AFP), acadêmicos docentes em universidades dos EUA, foram reconhecidos por pesquisas desenvolvidas de forma independente nos anos 1970 e 1980, sobre causas e efeitos na macroeconomia. Thomas J. Sargent, nascido em 1943, em Pasadena, Califórnia, é professor na Universidade de Nova York e Christopher A. Sims nasceu em 1942 em Washington e é professor na Universidade de Princeton. A entrega do prêmio será na Noruega, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel. Os ganhadores desta segunda-feira dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (1,5 milhão de dólares), pagas pelo BC sueco. A quantia é a mesma das outras categorias do Nobel.
*
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!