segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ADÉLIA CHRISTINO DE MELO E O MINISTÉRIO COM SURDOS EM GOIÁS

Adelia Christino de Melo é natural do Rio de Janeiro. Na juventude, quando membro da Primeira Igreja Batista de Lins de Vasconcelos (RJ), ouviu pela primeira vez, sobre o Ministério de Evangelização de Deficientes Auditivos, durante visita à Primeira Igreja Batista de Niterói (RJ).

No ano de 1983, participou já em sua própria igreja, do Curso de Linguagem de Sinais, à época chamado de Curso de Mímica e Dactologia (alfabeto), com duração de duas semanas.  E, no primeiro domingo após a conclusão do curso, os alunos, juntamente com os dois professores, saíram nas imediações do templo visitando os surdos que já tinham sido localizados. Iniciou-se assim o Ministério de Evangelização de Surdos da PIB de Lins de Vasconcelos.

Ainda no ano de 1983, Adélia teve um irmão transferido para Goiânia. Este, sentindo-se só, insistia para que ela passasse a morar com ele na capital de Goiás. Porém, ouvia sempre a mesma resposta: “Estou desenvolvendo um trabalho evangelístico maravilhoso aqui e não tenho intenção de sair do Rio de Janeiro.” Ele, porém, teve a iniciativa de conversar com o pastor Wanderley José Álvares, então pastor da Primeira Igreja Batista em Goiânia sobre a possibilidade de trazer este trabalho para a sua igreja. Diante da notícia de que o pastor ficara animado e comprometera-se a apoiar, Adélia aceitou o desafio. Desafio maior por que estava a apenas quatro meses envolvida com esta obra.  Após comunicar-se com a liderança de sua igreja sobre o assunto e receber dela muito encorajamento, encheu uma mala com muita fé e partiu para o Centro Oeste brasileiro, onde o Senhor lhe dera uma incumbência especial.

Em Goiânia, procurou localizar surdos nos arredores da PIB. Encontrou um grupo grande deles, que se reunia semanalmente, na Praça do Bandeirante. Promoveu visitação a residências, conhecendo alguns surdos e suas famílias e convidando-os para os cultos no templo. Muitas pessoas da igreja, sensibilizando-se com o trabalho se apresentaram para aprender a linguagem de sinais. Organizou-se, nesta época, o primeiro curso para obreiros para o ministério recém-criado. Entre os 50 matriculados, 40 chegaram a concluir e 09 integraram-se ao trabalho. Após o término do curso foram estabelecidos contatos com outros surdos através de visitas e encontros na Associação dos Deficientes Auditivos do Estado de Goiás.

No ano de 1987, Adélia contraiu matrimônio com o Pr. Hermes de Melo Brito, com quem tem dois filhos: Rafael Henrique e Mariana e passou a atender as demandas de outros ministérios. Porém, a missionária convocada por Deus de forma inusitada em sua juventude, deixa um legado aos batistas no Centro Oeste e à sociedade goiana em geral, fundando o Ministério de Evangelização de Deficientes Auditivos na PIB em Goiânia, pioneiro no Estado de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!