sábado, 2 de abril de 2011

DIA DA MENTIRA

Pinóquio, personagem central de ficção do romance As aventuras de Pinóquio, tornou-se símbolo da mentira. A própria estória de Pinóquio, escrita originalmente por Carlo Lorenzini, sob o pseudônimo de Carlo Collodi, em 1883, sofreu uma deformação na versão de Walt Disney, em 1940. A história original é muito mais rica, foi traduzida para os mais diferentes idiomas e permite inúmeras leituras por públicos diversos. 

O boneco de madeira, esculpido a partir do tronco de um pinheiro por um entalhador chamado Geppetto, desejava ser gente. E em sua luta para realizar tal intento utilizava-se da mentira e era punido com o crescimento desproporcional do nariz. As razões que levaram a lenda à repercussão que teve, ultrapassando os limites geográficos da Itália e do tempo, certamente residem no fato de que a mentira é um fenômeno universal, praticada pelos que estão em fase de crescimento e também pelos que supostamente deveriam estar crescidos.

Dia da Mentira- Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries. Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril". No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Da Fantasia à Tática Criminosa- O hábito de mentir pode se revelar mais do que uma dificuldade de aceitação própria. De um ato aparentemente simples e inofensivo, pode evoluir para práticas criminosas. Segundo a psicóloga Sueli Damergian, especialista em relações humanas e docente do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), em entrevista ao UOL Notícias, em 01 de abril de 2011, o mentiroso mais comum é aquele que recria a própria condição social e a transforma em uma versão na qual, em geral, ele surge mais valorizado. Porém, torna-se mais perniciosa quando utilizada por criminosos, como estelionatários ou psicopatas, para atrair vítimas. A estudiosa afirma ainda que a internet tem sido uma grande ferramenta para os atuais mentirosos, pela facilidade que oferece para a criação de falsas personalidades e a dificuldade de se checar a veracidade das informações. De acordo com especialistas, os motivos que levam uma pessoa a produzir uma mentira, podem estar relacionados desde a não aceitação da própria realidade, um problema sério de personalidade, de formação psíquica, de falta de ética e compromisso com o outro e com a realidade até à vontade de enganar o outro por pura maldade. A mentira é praticada assim, por alguém que carrega traços destrutivos.

A Bíblia e a Mentira- A opinião de que não há mentira leve ou saudável é compartilhada por uma linha considerável de estudiosos. Eles observam que uma pessoa que tenha uma personalidade construtiva não adota tal expediente. E afirmam que, mesmo as ‘pequenas mentiras’ podem produzir grandes prejuízos. Por seu turno, a Bíblia, o livro mais vendido no mundo, é taxativa sobre o assunto. Em João 8:4, está registrado o que Jesus Cristo disse sobre o tema: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”.

*
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!