terça-feira, 8 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhagen (Dinamarca), quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da mulher. No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de Março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Nos Estados Unidos, o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909, por iniciativa do Partido Socialista da América.

Atribui-se à memória de 129 operárias da indústria têxtil de Nova Iorque, mortas incineradas ao deflagrarem um protesto, a escolha do dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. O ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas.

Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Que as rosas recebidas como homenagem neste dia, não camuflem a verdade da dolorida trajetória feminina no mundo. É necessário absorver as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, porém jamais esquecer que muitas delas ainda estão submetidas à discriminação e à violência no planeta, onde, para elas particularmente, “nem tudo são flores”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!