segunda-feira, 5 de julho de 2010

ELEIÇÕES COM INTERNET












Tudo está on-line, a telefonia, o cinema, os jogos, a televisão, os negócios, o mercado financeiro e a partir de hoje, as campanhas eleitorais brasileiras também. A regulamentação da campanha na internet, para, a partir de cinco de julho de 2010 é a grande novidade das eleições do próximo dia 3 de outubro no Brasil. Foram definidas normas de convivência na Rede para serem observadas pelos candidatos, pelos partidos, pelos eleitores e também pelos provedores. Porém, algumas destas normas poderão sofrer modificações após a realização do pleito, já que é um procedimento experimental.

A internet, que mudou a forma de comunicar no planeta e o jeito de viver de seus quase sete bilhões de habitantes, agora afetará também a forma de votar dos mais de 130 milhões de eleitores brasileiros. Estes, que eram usuários da rede usufruindo das facilidades de comunicação, trabalho e entretenimento, agora usarão a ferramenta na tentativa de chegarem ao voto consciente.


Os candidatos dos mais de 30 partidos políticos brasileiros disputarão os cargos de presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distrital - no caso de Brasília. Mas, os eleitores poderão deparar com informações imprecisas, duvidosas e mesmo inverídicas.


Havia um ditado da era da comunicação pela celulose, que dizia: “Papel aceita tudo”. Hoje é verdade que a internet aceita tudo e mais um pouco. É o ambiente mais livre que existe para se criar e divulgar conteúdos. Para tanto se faz necessário reportar a um velho ditado pré- internet e pré-voto, através do qual os antigos alertavam: “Nem tudo o que reluz é ouro”.

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