quarta-feira, 1 de junho de 2016

CONSTRUINDO A AUTOESTIMA

Imagem 1: httprevistacasalinda.com.brreformapros-e-contras-de-construir-uma-casasecao=economia
Afirmando que Jesus resumiu os dez mandamentos em dois, a professora Geralda Cruvinel Guimarães, abordou o tema: Construção da Autoestima, durante palestra proferida ao grupo de irmãs da PIB em Goiânia, no dia 31 de maio de 2016.

Baseou sua fala no texto bíblico de  Mateus 22. 24 a 40, onde está escrito: “Respondeu-lhes Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.  E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.   Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas".



Segundo a professora, o parâmetro para amar ao próximo é o amor próprio, que vem de uma autoestima bem construída.  Esta, por sua vez, é compreendida como senso de valor, dignidade, que levam à sensatez, à humildade e à abertura para novos conhecimentos. E isto, segundo ela, levará o  indivíduo a sentir prazer consigo mesmo.  Definiu a autoestima como sendo a arte que o indivíduo desenvolve de reconciliar-se consigo mesmo, despojando-se de amarguras e ressentimentos que, comprovadamente, levam a muitas doenças. De acordo com a palestrante, a capacidade de conceder perdão é um processo que vem à medida em que a alma vai sendo iluminada pela luz de Deus. E esta luz,entre outras coisas, estimula o desenvolvimento de um espírito crítico, sobretudo, autocrítico, que levam a um grande discernimento de quem a pessoa em questão é, e onde é necessário corrigir.

Frisou que a construção da autoestima nada tem a ver com ostentação, bastante incentivada em nossos dias. Segundo ela, um tempo de fachada, cujas bases estão ameaçadas pelo atual estágio do desenvolvimento tecnológico, que está promovendo a transparência social e trazendo luz, revelando vazios e enfermidades sob as sombras das aparências", disse.







Tempo de grandes mudanças
"Nos últimos 20 anos, a nossa geração vem passando por  grandes, profundas e irreversíveis mudanças como o avanço rápido da tecnologia em muitas áreas do conhecimento humano, especialmente na comunicação. O advento da internet,  tem sido bom para a maioria de nós e podemos e devemos  nos incluir digitalmente".

Ansiedade e inquietação
"Grande parte das mudanças no mundo, depende de indivíduos adultos e fogem à nossa alçada. Razão pela qual a Bíblia é clara sobre a eficiência do ensino ministrado às pessoas, enquanto são crianças. Além disso, o próprio Deus ordena em Salmo 46.10a: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus". A maior parte do que precisa ser feito, com relação à maior parte dos assuntos, só Deus pode fazer. Precisamos ter consciência de que podemos mudar somente a nós mesmos. Pelos outros adultos, podemos e devemos orar".

Estabelecer limites
“Somos seres relacionais, precisamos conviver ao lado de nossos semelhantes e sobre isso a Bíblia afirma, em I Cor, 13 que: “Sem amor não há poder”. Mas, não devemos eleger pessoas ou temas como a razão de nosso viver. Não somos lata de lixo para os trastes dos outros, nem os materiais, nem emocionais ou de qualquer outra ordem. Não podemos abrir mão de nossa personalidade, precisamos aprender a dizer não. Só seremos amados, se primeiro nos amarmos a nós mesmos. 











Imagem 1 : httprevistacasalinda.com.brreformapros-e-contras-de-construir-uma-casasecao=economia

 Imagens: MCAPIBGOIÂNIA/Suely Barcelos (Fotografia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!