O Prêmio Nobel foi instituído por Alfred Nobel, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, através de seu testamento. Os prêmios são entregues anualmente, no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte do seu criador, às pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade.
Segundo anunciou nesta segunda feira, o comitê Nobel em Estocolmo, o prêmio Nobel de Medicina de 2011 foi atribuído a um trio de pesquisadores (Imagem: Jonathan Nackstrand/AFP Photo) que desenvolveram trabalhos sobre o sistema imunológico, o americano Bruce Beutler, o luxemburguês Jules Hoffmann e o canadense Ralph Steinman. De acordo com o mesmo comitê em comunicado: "Os premiados do Nobel deste ano revolucionaram nossa compreensão do sistema imunológico ao descobrir as principais chaves de sua ativação". “Beutler e Hoffmann compartilham metade do prêmio por seus trabalhos sobre o sistema imunológico inato. Steinman é recompensado por seus trabalhos sobre o sistema imunológico de adaptação", explica o comitê. Os dois primeiros dividirão metade do prêmio (10 milhões de coroas, US$ 1,48 milhão) e o canadense receberá a outra metade. O prêmio será recebido pelos três cientistas em uma cerimônia no dia 10 de dezembro em Estocolmo, capital da Suécia.
*
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por ter vindo!