segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MORRE UM DOS VENCEDORES DO NOBEL DA MEDICINA 2011

Na última sexta- feira, a três dias de ter seu nome anunciado como um dos três ganhadores do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina 2011 pelo Comitê Nobel, faleceu o cientista canadense Ralph Steinman (Imagem: Reuters), 68, vítima de um câncer de pâncreas. Segundo anunciou a Universidade Rockefeller, nos EUA, por meio de um comunicado: "Ele foi diagnosticado com câncer de pâncreas há quatro anos, e a vida dele se prolongou graças à aplicação de uma imunoterapia à base de células dendríticas que ele mesmo criou".

Ralph Marvin Steinman nasceu em Montréal, Quebec, Canadá, 14 de janeiro de 1943 e faleceu em 30 de setembro de 2011. Foi um imunologista e biólogo celular. Trabalhava na Universidade Rockefeller, e em 1973 apresentou o termo células dendríticas quando do trabalho de pós-doutoramento no laboratório de Zanvil A. Cohn, na mesma instituição. Em 2011 foi galardoado com metade do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, pela "descoberta da célula dendrítica e o seu papel na inumidade adaptativa". Steinman recebeu muitos outros prêmios pelo seu trabalho sobre células dendríticas, como o Prêmio Albert Lasker de Pesquisa Médica Básica (2007), o Gairdner Foundation International Award (2003), e o Cancer Research Institute William B. Coley Award (1998). É membro do Institute of Medicine (Estados Unidos, eleito em 2002) e da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (eleito em 2001). Steinman tinha uma graduação da Universidade McGill e recebeu o grau em medicina em 1968 da Harvard Medical School. Completou o internato e estágio no Massachusetts General Hospital.

Premiação-Ralph Marvin Steinman foi premiado por sua descoberta de duas décadas atrás sobre células dendríticas, que ajudam a regular a imunidade adaptativa, um estágio posterior da reação imunológica, em que os micro-organismos são eliminados do corpo. Ele dividiria o prêmio de US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 2,8 milhões) com o norte-americano Bruce Beutler e o biólogo francês Jules Hoffman, que estudaram os primeiros estágios da reação imunológica a um ataque.
Os trabalhos dos três premiados foram cruciais no desenvolvimento de novas vacinas contra doenças infecciosas, e de novas abordagens na luta contra o câncer - o que inclui as chamadas "vacinas terapêuticas", que estimulam o sistema imunológico a destruir tumores.

O Nobel é entregue desde 1901 a personalidades de destaque nas áreas de ciências, literatura e paz, conforme estipulado no testamento do empresário Alfred Nobel, criador da premiação e inventor da dinamite. O prêmio de Medicina ou Fisiologia costuma ser o primeiro Nobel anunciado a cada ano. Como o nome de Steinman foi anunciado hoje pela Fundação Nobel e seu falecimento se dera no último dia 30 de setembro e o reconhecimento é atribuído a pessoas vivas, ainda não se sabe como ficará a lista.
*
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!